Participam do ENADE alunos ingressantes e concluintes dos cursos avaliados, mas apenas os últimos fazem uma prova de formação geral e formação específica.
O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), parte integrante do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), tem como objetivo geral avaliar o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares, as habilidades e competências para a atualização permanente e aos conhecimentos sobre a realidade brasileira e mundial, bem como sobre outras áreas do conhecimento.
É uma forma de avaliar o curso a partir do desempenho do estudante concluinte, entendido aqui como o produto final de todas as condições de oferta do curso. Os cursos realizam o ENADE a cada três anos.
O ENADE é composto de uma prova (de conhecimentos específicos e gerais) e de um “Questionário do estudante”. Estes dois componentes do ENADE são obrigatórios para os estudantes concluintes e caso o estudante não compareça à prova ou não preencha o “Questionário do Estudante” estará irregular e impedido de colar grau, posto que o ENADE é um componente curricular obrigatório. Para ser regularizado, caso não cumpra suas obrigações com o ENADE, o estudante precisa esperar uma anistia do MEC-INEP, que costuma ocorrer no segundo semestre do ano seguinte à realização do ENADE.
Como em todas as instituições de ensino superior, na UFPR é função do Procurador Educacional Institucional orientar e dar suporte às coordenações de curso para a participação de nossos estudantes no Enade.