DECIGI UFPR

Matriz Curricular

1¬ļ Semestre
  • SA104 FUNDAMENTOS DA GEST√ÉO ORGANIZACIONAL 45h¬†
  • SE069 INTRODU√á√ÉO A ECONOMIA 45h¬†
  • SIN160 INTRODU√á√ÉO A GEST√ÉO DA INFORMA√á√ÉO 60h (12 Ead)
  • SIN162 INFORMA√á√ÉO E SOCIEDADE 30h (30 Ead)
  • SIN164 INTRODU√á√ÉO A L√ďGICA 45h¬†
  • SIN165 FUNDAMENTOS DE MATEM√ĀTICA 45h (9 Ead)
  • SIN166 FUNDAMENTOS DA CI√äNCIA DA INFORMA√á√ÉO 30h¬†
  • SIN188 SEGURAN√áA DA INFORMA√á√ÉO 45h¬†
2¬ļ Semestre
  • CE009 INTRODU√á√ÉO √Ä ESTAT√ćSTICA 60h¬†
  • SIN161 CONDENSA√á√ÉO DA INFORMA√á√ÉO 30h (LB 30h)¬†
  • SIN167 COMPET√äNCIA INFORMACIONAL 45h¬†
  • SIN168 TECNOLOGIAS DA INFORMA√á√ÉO E DA COMUNICA√á√ÉO 45h¬†
  • SIN169 M√ČTODOS MATEM√ĀTICOS PARA GEST√ÉO DA INFORMA√á√ÉO 60h (LB15h – 12Ead)¬†
  • SIN170 GEST√ÉO DE DOCUMENTOS 45h (LB 15h)¬†
  • SIN180 METODOLOGIA DA PESQUISA 60h (LB 30h)
3¬ļ Semestre
  • SIN171 SISTEMAS DE INFORMA√á√ÉO 60h (12 Ead)
  • SIN172 GEST√ÉO DE PROCESSOS 45h (LB15h – 9 Ead)¬†
  • SIN173 INTRODU√á√ÉO √Ä TEORIA DA INFORMA√á√ÉO 30h (6 Ead)
  • SIN174 MODELAGEM DE SISTEMAS 45h (LB 15h – 9Ead)¬†
  • SIN175 INFORMA√á√ÉO E MARKETING 60h (LB 30h – 12Ead)¬†
  • SIN176 PROGRAMA√á√ÉO DE COMPUTADORES PARA GEST√ÉO DA INFORMA√á√ÉO 60h (LB 45h)¬†
  • SIN177 NECESSIDADES E USOS DE INFORMA√á√ÉO 60h (LB 30h – 12Ead)¬†
4¬ļ Semestre
  • SC053 CUSTOS EM PROJETOS DE INFORMA√á√ÉO 60h¬†
  • SIN178 GEST√ÉO DE CONTE√öDOS I 45h (9Ead)¬†
  • SIN179 ERGONOMIA DA INFORMA√á√ÉO 45h (9Ead)
  • SIN181 GEST√ÉO DE NEG√ďCIOS 60h (LB 15h – 12Ead)
  • SIN182 INFORMA√á√ÉO E ESTRAT√ČGIA 60h (LB 15h – 12Ead)¬†
  • SIN183 BANCO DE DADOS I 60h (LB 30h – 12Ead)¬†
  • SIN184 AN√ĀLISE DA INFORMA√á√ÉO E DO CONHECIMENTO I 30h¬†
5¬ļ Semestre
  • SIN163 T√ČCNICAS DE PESQUISA 30h (LB 15h)¬†
  • SIN185 GEST√ÉO DE CONTE√öDOS II 45h (LB 30h – 9Ead)¬†
  • SIN186 POL√ćTICAS E √ČTICA DE INFORMA√á√ÉO 45h (9Ead)
  • SIN187 GEST√ÉO DE INFORMA√á√ÉO PARA NEG√ďCIOS 60h (12Ead)
  • SIN189 BANCO DE DADOS II 60h (LB 45h – 12Ead)¬†
  • SIN190 AN√ĀLISE DA INFORMA√á√ÉO E DO CONHECIMENTO II 30h¬†
  • OPTATIVA I 60h
6¬ļ Semestre
  • SIN191 DESIGN DA INFORMA√á√ÉO 60h (LB 30h – 12Ead)¬†
  • SIN192 ONTOLOGIAS E TAXONOMIA DO CONHECIMENTO 60h (LB 15h)¬†
  • SIN193 GEST√ÉO DO CONHECIMENTO 45h (LB 15h – 9Ead)¬†
  • SIN194 INFORMA√á√ÉO E CULTURA ORGANIZACIONAL 45h¬†
  • SIN195 MINERA√á√ÉO DE DADOS 60h (LB 30h)¬†
  • SIN196 EST√ĀGIO SUPERVISIONADO 120h¬†
  • OPTATIVA II 60h
7¬ļ Semestre
  • SIN197 PRODUTOS E SERVI√áOS DE INFORMA√á√ÉO 60h (LB 30h – 12Ead)¬†
  • SIN198 M√ČTRICAS DE INFORMA√á√ÉO 45h (LB 15h – 9Ead)¬†
  • SIN199 M√ČTODOS QUANTITATIVOS DE AN√ĀLISE 45h (LB 45h)¬†
  • SIN200 LABORAT√ďRIO DE ORGANIZA√á√ÉO DO CONHECIMENTO 30h (LB 30h)
  • SIN201 TRABALHO DE CONCLUS√ÉO DE CURSO I 60h¬†
  • SIN202 EST√ĀGIO SUPERVISIONADO II 120h¬†
  • SIN203 GEST√ÉO DE TECNOLOGIA DA INFORMA√á√ÉO 45h (45Ead)
  • OPTATIVA III 45h
8¬ļ Semestre
  • SIN204 TRABALHO DE CONCLUS√ÉO DE CURSO II 60h¬†
  • SIN205 INTELIG√äNCIA ORGANIZACIONAL 45h (9Ead)
  • SIN206 GEST√ÉO DE PROJETOS 60h (LB 30h – 12Ead)¬†
  • OPTATIVA IV 30h
  • OPTATIVA V 60h
  • OPTATIVA VI 60h
  • OPTATIVA VII 60h
  • OPTATIVA VIII 45h
Disciplinas Optativas

30 horas

  • SIN210 T√ďPICOS ESPECIAIS EM PROPRIEDADE INTELECTUAL 30h¬†
  • SIN225 TECNOLOGIAS PARA APOIO √Ä TOMADA DE DECIS√ÉO 30h¬†
  • SIN227 T√ďPICOS ESPECIAIS EM PROPRIEDADE INDUSTRIAL 30h (6Ead)
  • SIN228 T√ďPICOS EM GESTAO DE CARREIRAS 30h¬†
  • SIN237 ASPECTOS GR√ĀFICOS DA INFORMA√á√ÉO 30h¬†
  • SIN238 COMUNICA√á√ÉO ORGANIZACIONAL 30h¬†
  • SIN240 EMERGING TRENDS IN INFORMATION MANAGEMENT 30h¬†
  • SIN242 T√ďPICOS EM INFORMA√á√ÉO E HIPERM√ćDIA 30h¬†
  • SIN244 T√ďPICOS ESPECIAIS EM PADR√ēES E SISTEMAS ABERTOS 30h¬†

45 horas

  • SIN208 APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL 45h (9Ead)
  • SIN211 ASPECTOS SEMI√ďTICOS DA INFORMA√á√ÉO 45h¬†
  • SIN212 CONSULTORIA EM INFORMA√á√ÉO 45h¬†
  • SIN213 T√ďPICOS ESPECIAIS ESPECIAIS EM CI√äNCIA DA INFORMA√á√ÉO 45h (9Ead)
  • SIN219 T√ďPICOS EM TECNOLOGIAS ELETR√ĒNICAS 45h¬†
  • SIN231 FLUXO ENXUTO DA INFORMA√á√ÉO 45h¬†
  • SIN232 T√ďPICOS ESPECIAIS EM ADMINISTRA√á√ÉO 45h¬†
  • SIN234 T√ďPICOS ESPECIAIS EM APRENDIZAGEM DE M√ĀQUINA RECONHECIMENTO DE PADR√ēES 45h¬†
  • SIN236 T√ďPICOS ESPECIAIS EM TECNOLOGIA DA INFORMA√á√ÉO 45h¬†
  • SIN224 INTELIG√äNCIA COMPETITIVA E REDES DE INFORMA√á√ÉO 45h¬†
  • SIN220 T√ďPICOS EM TECNOLOGIAS ELETR√ĒNICAS II 45h¬†
  • SIN221 INFORMA√á√ÉO PARA CAPTA√á√ÉO DE RECURSOS 45h (45Ead)
  • SIN222 INFORMA√á√ÉO PARA QUALIDADE 45h (45Ead)
  • SIN223 INTELIG√äNCIA ARTIFICIAL APLICADA A GEST√ÉO DA INFORMA√á√ÉO 45h (9Ead)
  • SIN233 T√ďPICOS EM AN√ĀLISE DE DADOS 45h¬†
  • SIN243 T√ďPICOS ESPECIAIS EM CRIATIVIDADE E METODOLOGIAS PARA INOVA√á√ÉO 45h¬†
  • SIN239 CURADORIA DIGITAL 45h¬†
  • SIN245 T√ďPICOS DE ACESSIBILIDADE DA INFORMA√á√ÉO 45h¬†

60 horas

  • LIB038 COMUNICA√á√ÉO EM L√ćNGUA BRASILEIRA DE SINAIS-LIBRAS 60h¬†
  • SIN241 GAMIFICA√á√ÉO 60 OP¬†
  • SA105 EMPREENDEDORISMO E CRIA√á√ÉO DE NOVOS NEG√ďCIOS 60h¬†
  • SIN209 T√ďPICOS ESPECIAIS EM SISTEMAS DE INFORMA√á√ÉO 60h (12Ead)
  • SIN214 T√ďPICOS EM EDITORA√á√ÉO 60h (12Ead)
  • SIN215 T√ďPICOS EM GEST√ÉO DA INFORMA√á√ÉO 60h (12Ead)
  • SIN216 T√ďPICOS EM GEST√ÉO DE DOCUMENTOS 60h (12Ead)
  • SIN217 T√ďPICOS EM INFORMA√á√ÉO TECNOL√ďGICA 60h¬†
  • SIN218 T√ďPICOS EM VISUALIZA√á√ÉO DA INFORMA√á√ÉO 60h (12Ead)
  • SIN226 T√ďPICOS EM CIDADANIA E SUSTENTABILIDADE NA GEST√ÉO 60h¬†
  • SIN229 BASES TE√ďRICAS DA ADMINISTRA√á√ÉO DE AMBIENTES DE INFORMA√á√ÉO 60h¬†
  • SIN230 EMPREENDEDORISMO EM GEST√ÉO DA INFORMA√á√ÉO 60h¬†
  • SIN235 T√ďPICOS ESPECIAIS EM LINGUAGEM DE PROGRAMA√á√ÉO NA GEST√ÉO DA INFORMA√á√ÉO 60h¬†
Saiba mais

As disciplinas também podem ser identificadas quanto ao seu eixo, conforme listadas abaixo:

  • Eixo Administra√ß√£o ‚ÄstSistemas de Informa√ß√£o, Gest√£o de Processos, Informa√ß√£o e¬†Marketing,¬†Gest√£o de Neg√≥cios, Informa√ß√£o e Estrat√©gia, Gest√£o de Informa√ß√£o para Neg√≥cios, Gest√£o do Conhecimento, Informa√ß√£o e Cultura Organizacional, Intelig√™ncia Organizacional, Gest√£o de Projetos.

  • Eixo Ci√™ncia da Informa√ß√£o ‚ÄstCondensa√ß√£o da Informa√ß√£o, Fundamentos de Ci√™ncia da Informa√ß√£o, Compet√™ncia Informacional, Gest√£o de Documentos, Necessidades e Usos de Informa√ß√£o, Ergonomia da Informa√ß√£o, An√°lise da Informa√ß√£o e do Conhecimento I, An√°lise da Informa√ß√£o e do Conhecimento II, Pol√≠ticas e √Čtica de Informa√ß√£o, Design da Informa√ß√£o, Produtos e Servi√ßos de Informa√ß√£o, Laborat√≥rio de Organiza√ß√£o do Conhecimento.

  • Eixo Tecnologia da Informa√ß√£o ‚ÄstTecnologias da Informa√ß√£o e da Comunica√ß√£o, M√©todos Matem√°ticos para Gest√£o da Informa√ß√£o, Introdu√ß√£o √† Teoria da Informa√ß√£o, Modelagem de Sistemas, Programa√ß√£o de Computadores para Gest√£o da Informa√ß√£o, Banco de Dados I, Banco de Dados II, Seguran√ßa da Informa√ß√£o, Minera√ß√£o de Dados.

  • Eixo Misto ‚ÄstIntrodu√ß√£o √† Gest√£o da Informa√ß√£o, Gest√£o de Conte√ļdos I, Gest√£o de Conte√ļdos II, Ontologias e Taxonomia do Conhecimento, M√©tricas de Informa√ß√£o, Gest√£o de Tecnologia da Informa√ß√£o, Trabalho de Conclus√£o de Curso I, Trabalho de Conclus√£o de Curso II.

  • Eixo Contextual e Instrumental ‚ÄstInforma√ß√£o e Sociedade, T√©cnicas de Pesquisa, Metodologia da Pesquisa, M√©todos Quantitativos de An√°lise, Fundamentos de Matem√°tica, Introdu√ß√£o √† L√≥gica.

  • Est√°gio ‚ÄstEst√°gio Supervisionado I e Est√°gio Supervisionado II.
Outros Departamentos que atendem o curso de Gestão da Informação
Como solicitar matricula em Disciplinas Eletivas?
Com a aprova√ß√£o da nova Resolu√ß√£o n¬ļ 44/20 – CEPE¬†podem surgir¬†solicita√ß√Ķes de¬†matr√≠culas em disciplinas eletivas¬†efetuadas pelos discentes.
Por isso, para padronizar as solicita√ß√Ķes de matr√≠cula em disciplinas eletivas que atendam esta nova normativa, efetua-se um passo-a-passo :
  1. O discente efetua a solicitação de matrícula em disciplina eletiva pelo sistema acadêmico SIGA;
  2. O Departamento analisa a solicitação e confere se há vagas disponíveis na turma;
  3. Se o pedido foi aprovado, o Departamento separa as solicita√ß√Ķes por curso e envia em um √ļnico processo SEI as solicita√ß√Ķes para a Coordena√ß√£o do Curso de Gest√£o da Informa√ß√£o;
  4. A Coordenação do Curso faz um despacho de ciência e encaminha para a COPAP.
  5. Seção de Gerenciamento Acadêmico recebe os processos, verifica e efetua as matrículas no sistema.
  6. Após efetuada a matrícula, a Coordenação informará ao discente por e-mail o contato do professor da disciplina matriculada.

Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Universidade Federal do Paraná
DECIGI UFPR
Av. Prefeito Lothário Meissner, 632 - 1º andar
Telefone / Whatsapp Departamento: (41) 3360-4420
Telefone / Whatsapp Coordenação: (41) 3360-4389
E-mail: decigi@ufpr.br
CEP: 80210-070 - Jardim Botânico - Curitiba (PR) - Brasil

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Universidade Federal do Paraná
DECIGI UFPR
Av. Prefeito Lothário Meissner, 632 - 1º andar
Telefone / Whatsapp: (41) 3360-4420
E-mail: decigi@ufpr.br
CEP: 80210-070 - Jardim Botânico - Curitiba (PR) - Brasil


©2024 - Universidade Federal do Paraná - DECIGI UFPR

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR