DECIGI UFPR

Matriz Curricular

1º Semestre
  • SA104 FUNDAMENTOS DA GESTÃO ORGANIZACIONAL 45h 
  • SE069 INTRODUÇÃO A ECONOMIA 45h 
  • SIN160 INTRODUÇÃO A GESTÃO DA INFORMAÇÃO 60h (12 Ead)
  • SIN162 INFORMAÇÃO E SOCIEDADE 30h (30 Ead)
  • SIN164 INTRODUÇÃO A LÓGICA 45h 
  • SIN165 FUNDAMENTOS DE MATEMÁTICA 45h (9 Ead)
  • SIN166 FUNDAMENTOS DA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO 30h 
  • SIN188 SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO 45h 
2º Semestre
  • CE009 INTRODUÇÃO À ESTATÍSTICA 60h 
  • SIN161 CONDENSAÇÃO DA INFORMAÇÃO 30h (LB 30h) 
  • SIN167 COMPETÊNCIA INFORMACIONAL 45h 
  • SIN168 TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO 45h 
  • SIN169 MÉTODOS MATEMÁTICOS PARA GESTÃO DA INFORMAÇÃO 60h (LB15h – 12Ead) 
  • SIN170 GESTÃO DE DOCUMENTOS 45h (LB 15h) 
  • SIN180 METODOLOGIA DA PESQUISA 60h (LB 30h)
3º Semestre
  • SIN171 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 60h (12 Ead)
  • SIN172 GESTÃO DE PROCESSOS 45h (LB15h – 9 Ead) 
  • SIN173 INTRODUÇÃO À TEORIA DA INFORMAÇÃO 30h (6 Ead)
  • SIN174 MODELAGEM DE SISTEMAS 45h (LB 15h – 9Ead) 
  • SIN175 INFORMAÇÃO E MARKETING 60h (LB 30h – 12Ead) 
  • SIN176 PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES PARA GESTÃO DA INFORMAÇÃO 60h (LB 45h) 
  • SIN177 NECESSIDADES E USOS DE INFORMAÇÃO 60h (LB 30h – 12Ead) 
4º Semestre
  • SC053 CUSTOS EM PROJETOS DE INFORMAÇÃO 60h 
  • SIN178 GESTÃO DE CONTEÚDOS I 45h (9Ead) 
  • SIN179 ERGONOMIA DA INFORMAÇÃO 45h (9Ead)
  • SIN181 GESTÃO DE NEGÓCIOS 60h (LB 15h – 12Ead)
  • SIN182 INFORMAÇÃO E ESTRATÉGIA 60h (LB 15h – 12Ead) 
  • SIN183 BANCO DE DADOS I 60h (LB 30h – 12Ead) 
  • SIN184 ANÁLISE DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO I 30h 
5º Semestre
  • SIN163 TÉCNICAS DE PESQUISA 30h (LB 15h) 
  • SIN185 GESTÃO DE CONTEÚDOS II 45h (LB 30h – 9Ead) 
  • SIN186 POLÍTICAS E ÉTICA DE INFORMAÇÃO 45h (9Ead)
  • SIN187 GESTÃO DE INFORMAÇÃO PARA NEGÓCIOS 60h (12Ead)
  • SIN189 BANCO DE DADOS II 60h (LB 45h – 12Ead) 
  • SIN190 ANÁLISE DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO II 30h 
  • OPTATIVA I 60h
6º Semestre
  • SIN191 DESIGN DA INFORMAÇÃO 60h (LB 30h – 12Ead) 
  • SIN192 ONTOLOGIAS E TAXONOMIA DO CONHECIMENTO 60h (LB 15h) 
  • SIN193 GESTÃO DO CONHECIMENTO 45h (LB 15h – 9Ead) 
  • SIN194 INFORMAÇÃO E CULTURA ORGANIZACIONAL 45h 
  • SIN195 MINERAÇÃO DE DADOS 60h (LB 30h) 
  • SIN196 ESTÁGIO SUPERVISIONADO 120h 
  • OPTATIVA II 60h
7º Semestre
  • SIN197 PRODUTOS E SERVIÇOS DE INFORMAÇÃO 60h (LB 30h – 12Ead) 
  • SIN198 MÉTRICAS DE INFORMAÇÃO 45h (LB 15h – 9Ead) 
  • SIN199 MÉTODOS QUANTITATIVOS DE ANÁLISE 45h (LB 45h) 
  • SIN200 LABORATÓRIO DE ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO 30h (LB 30h)
  • SIN201 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I 60h 
  • SIN202 ESTÁGIO SUPERVISIONADO II 120h 
  • SIN203 GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 45h (45Ead)
  • OPTATIVA III 45h
8º Semestre
  • SIN204 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II 60h 
  • SIN205 INTELIGÊNCIA ORGANIZACIONAL 45h (9Ead)
  • SIN206 GESTÃO DE PROJETOS 60h (LB 30h – 12Ead) 
  • OPTATIVA IV 30h
  • OPTATIVA V 60h
  • OPTATIVA VI 60h
  • OPTATIVA VII 60h
  • OPTATIVA VIII 45h
Disciplinas Optativas

30 horas

  • SIN210 TÓPICOS ESPECIAIS EM PROPRIEDADE INTELECTUAL 30h 
  • SIN225 TECNOLOGIAS PARA APOIO À TOMADA DE DECISÃO 30h 
  • SIN227 TÓPICOS ESPECIAIS EM PROPRIEDADE INDUSTRIAL 30h (6Ead)
  • SIN228 TÓPICOS EM GESTAO DE CARREIRAS 30h 
  • SIN237 ASPECTOS GRÁFICOS DA INFORMAÇÃO 30h 
  • SIN238 COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL 30h 
  • SIN240 EMERGING TRENDS IN INFORMATION MANAGEMENT 30h 
  • SIN242 TÓPICOS EM INFORMAÇÃO E HIPERMÍDIA 30h 
  • SIN244 TÓPICOS ESPECIAIS EM PADRÕES E SISTEMAS ABERTOS 30h 

45 horas

  • SIN208 APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL 45h (9Ead)
  • SIN211 ASPECTOS SEMIÓTICOS DA INFORMAÇÃO 45h 
  • SIN212 CONSULTORIA EM INFORMAÇÃO 45h 
  • SIN213 TÓPICOS ESPECIAIS ESPECIAIS EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO 45h (9Ead)
  • SIN219 TÓPICOS EM TECNOLOGIAS ELETRÔNICAS 45h 
  • SIN231 FLUXO ENXUTO DA INFORMAÇÃO 45h 
  • SIN232 TÓPICOS ESPECIAIS EM ADMINISTRAÇÃO 45h 
  • SIN234 TÓPICOS ESPECIAIS EM APRENDIZAGEM DE MÁQUINA RECONHECIMENTO DE PADRÕES 45h 
  • SIN236 TÓPICOS ESPECIAIS EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 45h 
  • SIN224 INTELIGÊNCIA COMPETITIVA E REDES DE INFORMAÇÃO 45h 
  • SIN220 TÓPICOS EM TECNOLOGIAS ELETRÔNICAS II 45h 
  • SIN221 INFORMAÇÃO PARA CAPTAÇÃO DE RECURSOS 45h (45Ead)
  • SIN222 INFORMAÇÃO PARA QUALIDADE 45h (45Ead)
  • SIN223 INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL APLICADA A GESTÃO DA INFORMAÇÃO 45h (9Ead)
  • SIN233 TÓPICOS EM ANÁLISE DE DADOS 45h 
  • SIN243 TÓPICOS ESPECIAIS EM CRIATIVIDADE E METODOLOGIAS PARA INOVAÇÃO 45h 
  • SIN239 CURADORIA DIGITAL 45h 
  • SIN245 TÓPICOS DE ACESSIBILIDADE DA INFORMAÇÃO 45h 

60 horas

  • LIB038 COMUNICAÇÃO EM LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS-LIBRAS 60h 
  • SIN241 GAMIFICAÇÃO 60 OP 
  • SA105 EMPREENDEDORISMO E CRIAÇÃO DE NOVOS NEGÓCIOS 60h 
  • SIN209 TÓPICOS ESPECIAIS EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 60h (12Ead)
  • SIN214 TÓPICOS EM EDITORAÇÃO 60h (12Ead)
  • SIN215 TÓPICOS EM GESTÃO DA INFORMAÇÃO 60h (12Ead)
  • SIN216 TÓPICOS EM GESTÃO DE DOCUMENTOS 60h (12Ead)
  • SIN217 TÓPICOS EM INFORMAÇÃO TECNOLÓGICA 60h 
  • SIN218 TÓPICOS EM VISUALIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO 60h (12Ead)
  • SIN226 TÓPICOS EM CIDADANIA E SUSTENTABILIDADE NA GESTÃO 60h 
  • SIN229 BASES TEÓRICAS DA ADMINISTRAÇÃO DE AMBIENTES DE INFORMAÇÃO 60h 
  • SIN230 EMPREENDEDORISMO EM GESTÃO DA INFORMAÇÃO 60h 
  • SIN235 TÓPICOS ESPECIAIS EM LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO NA GESTÃO DA INFORMAÇÃO 60h 
Saiba mais

As disciplinas também podem ser identificadas quanto ao seu eixo, conforme listadas abaixo:

  • Eixo Administração – Sistemas de Informação, Gestão de Processos, Informação e Marketing, Gestão de Negócios, Informação e Estratégia, Gestão de Informação para Negócios, Gestão do Conhecimento, Informação e Cultura Organizacional, Inteligência Organizacional, Gestão de Projetos.

  • Eixo Ciência da Informação – Condensação da Informação, Fundamentos de Ciência da Informação, Competência Informacional, Gestão de Documentos, Necessidades e Usos de Informação, Ergonomia da Informação, Análise da Informação e do Conhecimento I, Análise da Informação e do Conhecimento II, Políticas e Ética de Informação, Design da Informação, Produtos e Serviços de Informação, Laboratório de Organização do Conhecimento.

  • Eixo Tecnologia da Informação – Tecnologias da Informação e da Comunicação, Métodos Matemáticos para Gestão da Informação, Introdução à Teoria da Informação, Modelagem de Sistemas, Programação de Computadores para Gestão da Informação, Banco de Dados I, Banco de Dados II, Segurança da Informação, Mineração de Dados.

  • Eixo Misto – Introdução à Gestão da Informação, Gestão de Conteúdos I, Gestão de Conteúdos II, Ontologias e Taxonomia do Conhecimento, Métricas de Informação, Gestão de Tecnologia da Informação, Trabalho de Conclusão de Curso I, Trabalho de Conclusão de Curso II.

  • Eixo Contextual e Instrumental – Informação e Sociedade, Técnicas de Pesquisa, Metodologia da Pesquisa, Métodos Quantitativos de Análise, Fundamentos de Matemática, Introdução à Lógica.

  • Estágio – Estágio Supervisionado I e Estágio Supervisionado II.
Outros Departamentos que atendem o curso de Gestão da Informação
Como solicitar matricula em Disciplinas Eletivas?
Com a aprovação da nova Resolução nº 44/20 – CEPE podem surgir solicitações de matrículas em disciplinas eletivas efetuadas pelos discentes.
Por isso, para padronizar as solicitações de matrícula em disciplinas eletivas que atendam esta nova normativa, efetua-se um passo-a-passo :
  1. O discente efetua a solicitação de matrícula em disciplina eletiva pelo sistema acadêmico SIGA;
  2. O Departamento analisa a solicitação e confere se há vagas disponíveis na turma;
  3. Se o pedido foi aprovado, o Departamento separa as solicitações por curso e envia em um único processo SEI as solicitações para a Coordenação do Curso de Gestão da Informação;
  4. A Coordenação do Curso faz um despacho de ciência e encaminha para a COPAP.
  5. Seção de Gerenciamento Acadêmico recebe os processos, verifica e efetua as matrículas no sistema.
  6. Após efetuada a matrícula, a Coordenação informará ao discente por e-mail o contato do professor da disciplina matriculada.

Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Universidade Federal do Paraná
DECIGI UFPR
Av. Prefeito Lothário Meissner, 632 - 1º andar
Telefone / Whatsapp Departamento: (41) 3360-4420
Telefone / Whatsapp Coordenação: (41) 3360-4389
E-mail: decigi@ufpr.br
CEP: 80210-070 - Jardim Botânico - Curitiba (PR) - Brasil

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Universidade Federal do Paraná
DECIGI UFPR
Av. Prefeito Lothário Meissner, 632 - 1º andar
Telefone / Whatsapp: (41) 3360-4420
E-mail: decigi@ufpr.br
CEP: 80210-070 - Jardim Botânico - Curitiba (PR) - Brasil


©2024 - Universidade Federal do Paraná - DECIGI UFPR

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR