PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
DEPARTAMENTO DE ECONOMIA
Equipe técnica:
Prof. Adilson Antônio Volpi
Prof. Junior Ruiz Garcia
Prof. Wellington Pereira
Profª. Dayani Cris de Aquino
Prof. Marcos Minoru Hasegawa
Prof. José Felipe Araujo de Almeida
Prof. Adalto Acir Althaus Junior
Prof. Fabiano Abranches Silva Dalto
Profa. Angela Welters
Prof. José Guilherme Silva Vieira
Curitiba, junho de 2020
Universidade Federal do Paraná
Setor de Ciências Sociais Aplicadas
Departamento de Economia
Planejamento Estratégico 2020-2021
Apresentação
O curso de Ciências Econômicas completou seus 75 anos em 2020 e isso é motivo de muito orgulho para a Universidade Federal do Paraná e de todos os seus colaboradores. Trata-se de um dos cursos mais antigos da UFPR e que tem formado muitos economistas e cidadãos capazes de contribuir para o desenvolvimento econômico e social da sociedade. A cada ano ingressam duas centenas de novos alunos, o que torna o Curso de Ciências Econômicas um dos cursos com mais alunos ativos na UFPR, e um dos maiores cursos de economia do Brasil.
A condução do curso de Ciências Econômicas está sob responsabilidade do Departamento de Economia (Depecon), sediado no Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Campus Jardim Botânico – Curitiba/PR. Atualmente, o Depecon conta com 45 professores e 8 técnicos administrativos.
O Depecon é responsável pela Graduação em Ciências Econômicas (diurno e noturno). Estão ligados também ao Depecon os professores que participam dos três cursos de pós-graduação strictu sensu: Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Econômico (PPGDE) desde 1989; Mestrado e Doutorado em Políticas Públicas (4P) desde 2011; e o Mestrado Profissional em Desenvolvimento Econômico.
Este Planejamento Estratégico (PE) tem por objetivo apresentar as bases e diretrizes de atuação do corpo docente e dos técnicos administrativos do Depecon consonantes com a motivação da UFPR, apresentada no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), de aproximar a gestão universitária da governança institucional.
Para isso este PE apresenta a missão, visão e valores compartilhados pelos docentes e técnicos do Departamento de Economia, seguidos pelos objetivos que devem guiar as atividades realizadas no Depecon e, por fim, o plano de ações e metas específicas propostas neste PE. Neste último item estão elencadas e esmiuçadas as propostas específicas, as quais estão organizadas por áreas/temas afins.
Este PE tem caráter orientador na organização da tomada de decisões e na definição de ações a serem desenvolvidas no Depecon até o final 2021. Portanto, esse plano deve sofrer revisões periódicas e aprimoramentos de modo a favorecer a organização e realização das atividades no âmbito do Depecon.
Bases do Planejamento Estratégico do Depecon: missão, visão e valores
Missão
O PDI da UFPR coloca como missão da Universidade “Fomentar, construir e disseminar o conhecimento, contribuindo de forma significativa para a construção de uma sociedade crítica, equânime e solidária.” (PDI, 2017-2021). Neste sentido, a missão do Depecon é oferecer aos nossos (as) estudantes as melhores oportunidades para sua formação técnica, científica e profissional, ao mesmo tempo em que buscamos enfatizar uma formação crítica na identificação e resolução dos diversos problemas, considerando suas dimensões econômica, social, cultural, ambiental e política, ponderadas com visão ética e humanística.
Valores
O Depecon segue um conjunto de valores que tem perpassado décadas no processo de formação de novos economistas e cidadãos. Assim, buscamos ser reconhecidos como um departamento que é engajado, comprometido e eficaz no cumprimento de sua missão. Por isso, as preocupações com a boa formação teórica, aplicada e, ao mesmo tempo crítica, sedimentam os valores do Depecon e de seus professores e demais colaboradores.
Visão
A UFPR visa “Ser uma Universidade de expressão internacional em Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão institucional, abrigo da iniciativa inovadora e cultural, alcançando até 2021 posição de
destaque dentre as melhores Instituições de Ensino Superior na América Latina.” (PDI, 2017-2021). A visão do Depecon define os horizontes a que aspiramos como unidade acadêmica dentro da UFPR. Assim, nossa visão é modelada por nossos valores que são aplicados de modo a sempre melhorar as atividades de ensino, pesquisa e extensão e fortalecer o curso de Ciências Econômicas da UFPR como um dos melhores do Brasil e da América Latina.
Planejar é sempre uma necessidade e isso faz parte, inclusive, do processo de formação de nossos futuros economistas. Isso envolve complexidades e incertezas, mas não por isso deve-se abdicar dessa atividade que é tão importante para que pratiquemos nossa Missão, amparando-se nos Valores e na Visão e que, assim, tornarão possível alcançar nossos objetivos. Ter um planejamento sistêmico e estruturado é condição básica para que se possam definir estratégias, filtrando-se prioridades e focando-se nos caminhos que possam tornar real o nosso planejamento estratégico. É essa a postura que o Depecon vem adotando e que fortalecerá mais ainda suas atividades na UFPR e sua presença na sociedade.
Objetivos presentes nas atividades conduzidas no DEPECON:
Conforme o artigo 39, do capítulo III, do Regimento Geral da UFPR, compete aos departamentos desta Universidade:
elaborar normas de trabalho, distribuindo entre seus membros os encargos de ensino, pesquisa e extensão;
elaborar proposta orçamentária;
elaborar os planos de ensino, atendidas as diretrizes fixadas pelos colegiados de curso, e propor a inclusão, modificação ou exclusão de disciplinas;
elaborar lista de nomes para comissões julgadoras de concurso, apreciar os respectivos pareceres e propor admissão de professores;
aprovar os programas das disciplinas e designar professores;
promover o desenvolvimento da pesquisa e sua articulação com o ensino;
propor a admissão, relotação ou afastamento dos professores e demais servidores, bem como o regime de trabalho a ser observado;
eleger representantes nos colegiados de curso e na câmara do departamento;
cumprir as determinações dos órgãos da administração e cooperar com os serviços de ensino e pesquisa;
aprovar a escala anual de férias de docentes e servidores;
instituir programação supletiva para recuperação de alunos, bem como tratamento excepcional nos casos previstos em lei;
instaurar procedimento e propor aplicação de pena disciplinar;
fiscalizar a execução dos programas e a realização dos trabalhos escolares, incluídos os estágios, promovendo a recuperação de créditos, quando necessário;
decidir pedido de revisão de prova, na forma do regimento setorial; e
exercer outras atribuições previstas em lei, regulamento ou regimento.
Adicionalmente ao que foi exposto acima, este PE considera como objetivos relevantes ao bom cumprimento das atividades cotidianas do Depecon:
Melhorar a inserção do aluno na vida acadêmica (ensino, pesquisa e extensão);
Oferecer oportunidades adicionais para além da sala de aula e que estimulem o processo de aprendizado de nossos estudantes. Iniciando, assim, as discussões pertinentes para a realização de tutoria aos estudantes.
Promover recorrentemente a qualificação do corpo docente e dos servidores técnicos;
Melhorar continuamente a infraestrutura de apoio à aprendizagem, pesquisa e extensão;
Contribuir para uma maior interação com a sociedade interna e externa à UFPR de modo a criar vínculos que estimulem nossos estudantes a terem maior conscientização e articulação com os problemas econômicos, sociais e ambientais, por exemplo;
Promover a criação de rotinas administrativas no âmbito das atividades de secretaria que contribuam para o permanente aprimoramento da gestão do Depecon e que ampliem a transparência e o acesso às informações;
Promover a integração e a boa convivência entre docentes, discentes e técnicos de modo que isso favoreça o alcance dos nossos objetivos e aprimoramentos de nossas atividades cotidianas;
Promover o debate e a criação de rotinas de acompanhamento de resultados obtidos, a cada ano, com a formação de novos profissionais, tal como de sua inserção no mercado de trabalho (situação dos egressos);
Estimular o planejamento integrado e permanente entre a chefia do Depecon com as coordenações do curso de graduação e dos cursos de pós-graduação;
Estabelecer calendário de eventos e atividades anuais do Depecon.
Plano de ações e metas específicas
Um dos grandes desafios que tem afetado o processo educacional nos últimos tempos se refere às diversas possibilidades de interação e aplicação das novas tecnologias ao processo de ensino, pesquisa e extensão. Os métodos de ensino e aprendizado têm sido recorrentemente repensados. Eles demandam cada vez mais atualizações que envolvem uma maior dependência e envolvimento com novas tecnologias que permitam ampliar e melhorar os horizontes que modelam nossas atividades acadêmicas. Assim, as ações e metas apresentadas, a seguir, foram pensadas a partir dessa perspectiva, ao mesmo tempo em que elas estão diretamente associadas à missão, aos valores e à visão do Depecon. Estabelecer metas em nosso horizonte nos impõe uma série de desafios que precisarão ser superados. Contudo, no futuro tornar-se-á possível olhar para trás e enxergar objetivamente os progressos alcançados, como também as velhas e novas questões pendentes.
É importante ressaltar que as ações/metas/ideias aqui indicadas não esgotam as possibilidades e demandas do Depecon no que tange a sempre buscar melhores resultados no desempenho de nossas atividades cotidianas. Assim, este PE está permanentemente aberto a discussão, de forma ampla e democrática entre docentes e técnicos administrativos. Portanto, outras ações importantes deverão ser incluídas aqui no decorrer do processo de discussão e amadurecimento acerca dos caminhos a serem adotados por todos nós.
As ações propostas foram organizadas por áreas afins:
Área 1 – Ensino, Pesquisa e Extensão
Ação 1.1. Iniciar rotinas de discussão e compartilhamento de experiências/métodos no ensino de disciplinas e áreas correlatas conduzido pelo Núcleo Docente Estruturante dividido por câmaras temáticas;
Ação 1.2. Discutir sobre incentivos para aumentar a realização de iniciação científica no Depecon;
Ação 1.3. Planejar discussões periódicas sobre a realização, foco e objetivos de cursos e projetos de extensão;
Ação 1.4. Estabelecer calendário de eventos (parceria do Depecon com CACE e os programas de pós-graduação) para a realização de discussões periódicas sobre a economia, sociedade, política etc.;
Ação 1.5. Apoiar a qualificação de docentes e de técnicos-administrativos visando melhorar nossa atuação internacional.
Ação 1.6. Criação de comissão permanente de acompanhamento da organização, divulgação, execução e análise de resultados do Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes).
Área 2 – Infraestrutura
Ação 2.1. Iniciar discussões sobre as demandas do Depecon no que se refere às melhorias na infraestrutura;
Ação 2.2. Uso sustentável dos recursos disponíveis no Depecon pelos docentes e técnicos administrativos;
Ação 2.3. Estabelecer rotinas para levantamento e atualização de referências bibliográficas do acervo da biblioteca setorial e que são necessários ao ensino, pesquisa e extensão do curso de Ciências Econômicas;
Ação 2.4. Estabelecer parcerias com o Setor e com os outros departamentos usuários para atualização e melhoria periódica dos laboratórios de informática;
Ação 2.5. Levantar e estruturar propostas/sugestões para a melhoria da infraestrutura do prédio de Sociais Aplicadas e do Campus Botânico.
Área 3 – Gestão
Ação 3.1. Criação de Comissão permanente de estudos e implantação de melhorias contínuas do planejamento pedagógico e distribuição dos encargos para o corpo docente e técnicos administrativos.;
Ação 3.2. Recuperação e manutenção da memória do Depecon;
Ação 3.3. Estabelecer calendário e rotinas para atualização e apresentação dos Planos Individuais de Trabalho (PIT) dos docentes;
Ação 3.4. Apresentar relatório anual de atividades do Depecon.
Área 4 – Imagem e Publicidade
Ação 4.1. Atualização periódica da página web do Depecon.
Para cada uma das ações/metas indicadas anteriormente há um quadro (a seguir) em que se discutem e se especificam, com mais detalhes, as ideias aplicadas e que permitem iniciar um debate mais estruturado sobre tais temas. Após isso, é apresentada uma proposta de mapa/cronograma como sugestão de organização das atividades.
Área 1 – Ensino, Pesquisa e Extensão
Área/Foco: |
Ensino, Pesquisa e Extensão |
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Ação/Proposição: |
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Ação 1.1 – Iniciar rotinas de discussão e compartilhamento de experiências/métodos no ensino de disciplinas e áreas correlatas (câmaras temáticas). |
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Objetivo: |
Compartilhar métodos, experiências, programas de disciplinas e alinhar os cursos das mesmas disciplinas e outras relacionadas |
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Descrição: |
É muito comum que a mesma disciplina seja ministrada por professores diferentes e nesse caso é interessante que haja um alinhamento na formação repassada aos nossos estudantes, mesmo que em turnos diferentes. As câmaras temáticas já foram experimentadas no Depecon no passado e poderiam ser resgatadas de modo a desenvolver esse tipo de compartilhamento de informações e experiências. Com isso, a câmara temática não ficaria somente restrita aos professores de uma disciplina, mas sim a áreas relacionadas ou mesmo de disciplinas que são pré-requisitos de outras. |
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Recorrência: |
Duas reuniões ao ano para planejamento dos semestres subsequentes. |
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Custos: |
n.a. |
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Responsáveis: |
Todos os docentes agrupados em câmaras temáticas específicas. |
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Operacionalização: |
Uma proposta poderá ser definida pela chefia do Depecon em parceria com a chefia da coordenação de curso de graduação no que tange ao agrupamento/relação das disciplinas que comporão as possíveis câmaras temáticas. Após isso, poder-se-á colocá-la para discussão perante aos professores para revisão e aprimoramento. |
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Demanda ação de terceiros? |
n.a. |
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IMPACTOS ESPERADOS DA AÇÃO PROPOSTA |
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Maior difusão dos métodos e experiências nas mesmas disciplinas e maior diálogo entre os colegas a respeito do desenvolvimento de seus planos de ensino. |
Área/Foco: |
Ensino, Pesquisa e Extensão |
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Ação/Proposição: |
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Ação 1.2 – Discutir sobre incentivos para aumentar a realização de iniciação científica (IC) no Depecon. |
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Objetivo: |
Incentivar a participação dos alunos em atividades de pesquisa de IC |
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Descrição: |
A atividade de pesquisa realizada por alunos de graduação tem um significado muito importante para a sua formação. Assim, é uma atividade importante a ser desenvolvida no âmbito do Depecon é ampliar o estímulo e a divulgação das atividades de pesquisa junto aos alunos de graduação, ao mesmo tempo em que os professores passam a se engajar mais na busca por bolsas de IC e inserção de alunos em suas atividades de pesquisa. |
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Recorrência: |
Anual |
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Custos: |
n.a. |
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Responsáveis: |
Todos os professores, a partir da coordenação da chefia do Depecon e da coordenação da graduação. |
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Operacionalização |
Professores na confecção de projetos e no engajamento dos alunos. |
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Demanda ação de terceiros? |
Suporte técnico para divulgação e soluções burocráticas. |
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IMPACTOS ESPERADOS DA AÇÃO PROPOSTA |
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Ampliar o interesse dos alunos por realizarem atividades de pesquisa durante a graduação. Ampliar o número de alunos de graduação com bolsas de IC. |
Área/Foco: |
Ensino, Pesquisa e Extensão |
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Ação/Proposição: |
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Ação 1.3 – Planejar discussões periódicas sobre a realização, foco e objetivos de cursos e projetos de extensão a fim de atender à curricularização da extensão. |
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Objetivo: |
Garantir o atendimento da meta 12.7 do Plano Nacional de Educação que dispõe sobre a curricularização da extensão. |
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Descrição: |
Discutir sobre quais são os interesses e objetivos do Depecon em relação à extensão e estimular os (as) doecentes a desenvolverem programas e projetos de extensão registrados pela Proec a fim de garantir a inclusão da totalidade do corpo discente nesta atividade. |
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Recorrência: |
Anual |
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Custos: |
A depender das características dos projetos |
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Responsáveis: |
Chefia de departamento conduz a organização da agenda de discussões em parceria com a Coordenação do Curso de Graduação. |
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Operacionalização |
n.a. |
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Demanda ação de terceiros? |
n.a. |
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IMPACTOS ESPERADOS DA AÇÃO PROPOSTA |
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Ampliar a realização de atividades de extensão no âmbito do curso de Ciências Econômicas. Preparar o Depecon para a nova exigência do Plano Nacional de Educação. Preparar o Depecon para as novas demandas e ajustes para a realização de atividades de extensão. |
Área/Foco: |
Ensino, Pesquisa e Extensão |
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Ação/Proposição: |
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Ação 1.4 – Estabelecer calendário de eventos (parceria do Depecon com CACE e os programas de pós-graduação) para a realização de discussões periódicas sobre a economia, sociedade, política etc.. |
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Objetivo: |
Estimular o uso dos espaços e dos recursos humanos do Depecon para a realização de discussões acadêmicas sobre a realidade da sociedade brasileira e mundial entre docentes e discentes e a comunidade externa à UFPR. |
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Descrição: |
Estabelecer um calendário permanente de eventos acadêmicos que possibilitem maior interação dos discentes com as atividades desenvolvidas pelos docentes “fora da sala de aula”. |
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Recorrência: |
Periódica, mas agendada previamente. |
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Custos: |
A depender do evento, se depende de recursos de terceiros etc. |
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Responsáveis: |
Todos os professores ou uma comissão de professores que possa coordenar essa agenda. |
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Operacionalização |
Professores com o suporte técnico da universidade, e parceiras. |
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Demanda ação de terceiros? |
A depender do evento. |
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IMPACTOS ESPERADOS DA AÇÃO PROPOSTA |
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Possuir calendário de eventos para organização prévia dos semestres letivos e ampliar a realização de eventos/encontros dos alunos com palestrantes e outras experiências para além da sala de aula. |
Área/Foco: |
Ensino, Pesquisa e Extensão |
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Ação/Proposição: |
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Ação 1.5 – Apoiar a qualificação de docentes e de técnicos-administrativos com o objetivo de melhorar a inserção internacional. |
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Objetivo: |
Manter uma prática recorrente de incentivo à qualificação e aprimoramento. |
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Descrição: |
Divulgação juntos aos docentes e técnicos-administrativos dos cursos de qualificação oferecidos pela Coordenação de Políticas de Formação de Professores (Copefor) e pela Unidade de Capacitação e Aperfeiçoamento de Pessoas da UFPR. Nesse sentido, é importante também estabelecer rotina para uma política permanente para afastamentos visando qualificação dos docentes. |
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Recorrência: |
A depender da ocorrência de eventos/cursos e de casos específicos que demandem afastamentos. |
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Custos: |
n.a. |
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Responsáveis: |
Chefia do Depecon repassará sempre as informações referentes aos cursos e outras informações provenientes dos órgãos pertinentes da UFPR. |
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Operacionalização |
O interessado com o suporte técnico da UFPR. |
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Demanda ação de terceiros? |
Sim, a depender do caso demandará suporte técnico e ou aprovação interna. |
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IMPACTOS ESPERADOS DA AÇÃO PROPOSTA |
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Expansão de oportunidades de qualificação aos professores e técnicos. |
Área/Foco: |
Ensino, Pesquisa e Extensão |
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Ação/Proposição: |
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Ação 1.6 – Criação de comissão permanente de acompanhamento da organização, divulgação, execução e análise de resultados do Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes).. |
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Objetivo: |
Manter acompanhamento permanente do desempenho dos (as) estudantes no Enade e seu reflexo sobre o conceito do curso junto ao MEC.. |
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Descrição: |
Criação de Comissão composta por três docentes para acompanhamento da organização, divulgação, execução, análise de resultados do Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) e proposição de ações que melhorem os resultados. |
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Recorrência: |
Os membros da comissão deverão realizar ações ao longo do triênio junto ao conjunto de estudantes que realizarão a prova, finalizando a atuação com a entrega da análise dos resultados do Enade e das proposições de melhoria para o próximo triênio. |
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Custos: |
n.a. |
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Responsáveis: |
Comissão de três docentes renovada a cada três anos.. |
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Operacionalização |
A comissão com o suporte técnico do departamento. |
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Demanda ação de terceiros? |
Sim, a depender do caso demandará suporte técnico e ou aprovação interna. |
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IMPACTOS ESPERADOS DA AÇÃO PROPOSTA |
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Melhoria do conceito do curso junto ao MEC. |
Área 2 – Infraestrutura
Área/Foco: |
Infraestrutura |
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Ação/Proposição: |
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Ação 2.1 – Iniciar discussões sobre as demandas do Depecon no que se refere às melhorias na infraestrutura. |
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Objetivo: |
Iniciar debates sobre a definição de prioridades do Depecon no que se refere à busca e uso de recursos no que tange à infraestrutura necessária ao bom andamento das atividades cotidianas. Como exemplo de prioridades citam-se: salas de aulas, sala de reuniões, projetores, computadores para uso em sala de aula etc. |
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Descrição: |
A ideia é realizar reuniões para esses debates para definir, planejar e organizar as demandas. O importante é começar a estabelecer um histórico das decisões e também manter uma agenda recorrente para acompanhamento de editais para busca de recursos complementares. |
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Recorrência: |
Semestral |
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Custos: |
n.a. no que se refere às reuniões. Haverá definição de custos para realização de ações selecionadas e priorizadas pelos professores do Depecon. |
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Responsáveis: |
Chefia do Depecon com suporte de todos os professores e técnicos. |
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Operacionalização |
Pode-se definir comissão para realizar levantamento prévio e definir propostas preliminares para encaminhamento das discussões. |
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Demanda ação de terceiros? |
Suporte técnico UFPR. |
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IMPACTOS ESPERADOS DA AÇÃO PROPOSTA |
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Melhorar periodicamente a infraestrutura do Depecon e ampliar a busca por mais recursos. |
Área/Foco: |
Infraestrutura |
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Ação/Proposição: |
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Ação 2.2 – Uso sustentável dos recursos disponíveis no Depecon pelos docentes e técnicos administrativos. |
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Objetivo: |
Conscientizar os usuários dos diversos tipos de materiais e recursos no Depecon e na UFPR. |
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Descrição: |
Conscientizar sobre o uso de materiais da secretaria, tais como papeis e impressões desnecessárias, estabelecendo a pratica de conferência dos arquivos enviados para impressão; evitar impressões de arquivos de muitas páginas dada a restrição na disponibilidade de recursos; não manter aparelhos e iluminação ligados quando docentes e discentes não estiverem presentes nos diversos ambientes ou utilizando tais recursos; contribuir para a manutenção da limpeza nos diversos ambientes, tais como salas de aula, copa e banheiros. |
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Recorrência: |
Permanente. |
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Custos: |
n.a. |
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Responsáveis: |
Todos os professores e servidores. |
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Operacionalização |
Todos os professores e servidores. |
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Demanda ação de terceiros? |
n.a. |
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IMPACTOS ESPERADOS DA AÇÃO PROPOSTA |
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Melhorar o uso dos recursos, ampliar a economia e a conscientização no uso racional dos recursos públicos. |
Área/Foco: |
Infraestrutura |
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Ação/Proposição: |
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Ação 2.3 – Estabelecer rotina para levantamento e atualização de referências bibliográficas do acervo da biblioteca setorial e que são necessários ao ensino, pesquisa e extensão do curso de Ciências Econômicas. |
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Objetivo: |
Contribuir para a permanente atualização do acervo bibliográfico do Setor de Ciências Sociais Aplicadas. |
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Descrição: |
Manter prática de levantamento de demandas dos professores para atualização do acervo da biblioteca, tal sistematização dessas demandas facilitando a organização da informação para a obtenção das referências bibliográficas quando da disponibilidade de editais e recursos financeiros. Definir prioridades em conjunto com os professores do Depecon. |
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Recorrência: |
Permanente. |
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Custos: |
A depender do caso e disponibilidade de recursos. |
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Responsáveis: |
Chefia do Depecon em parceria com as coordenações de graduação e dos cursos de pós-graduação. |
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Operacionalização |
Servidores técnicos com a orientação da chefia do Depecon, coordenações de graduação e dos cursos de pós-graduação. |
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Demanda ação de terceiros? |
Sim, suporte técnico na UFPR. |
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IMPACTOS ESPERADOS DA AÇÃO PROPOSTA |
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Manter acervos atualizados e obter recursos sempre que houver editais e outras oportunidades para ampliar/renovar o acervo da biblioteca. |
Área/Foco: |
Infraestrutura |
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Ação/Proposição: |
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Ação 2.4 – Estabelecer parcerias com os outros departamentos usuários para atualização periódica dos laboratórios de informática. |
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Objetivo: |
Manter atualização periódica do laboratório de informática, ao mesmo tempo que isso possa incentivar o aumento de seu uso com aulas/cursos. |
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Descrição: |
Buscar parcerias e interação com outros departamentos usuários do Laboratório de Informática de modo a mantê-lo com aparelhos e softwares atualizados, em condições de bom uso. Enquanto o Depecon não poder contar com um laboratório de informática específico, torna-se essencial estabelecer e manter essa prática. |
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Recorrência: |
Anual (ou semestral a depender de editais). |
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Custos: |
A depender das demandas. |
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Responsáveis: |
Definir comissão responsável. |
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Operacionalização |
Comissão responsável, com suporte técnico. |
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Demanda ação de terceiros? |
Sim, suporte técnico da UFPR e de terceiros quando da participação em editais externos. |
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IMPACTOS ESPERADOS DA AÇÃO PROPOSTA |
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Manter laboratório de informática atualizado e mais atrativo para uso cotidiano nas atividades com os alunos. |
Área/Foco: |
Infraestrutura |
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Ação/Proposição: |
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Ação 2.5 – Levantar e estruturar propostas/sugestões para a melhoria da infraestrutura do prédio de Sociais Aplicadas e do Campus Botânico. |
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Objetivo: |
Contribuir para a melhoria permanente da infraestrutura do Campus Botânico e do prédio do Setor de Ciências Sociais Aplicadas. |
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Descrição: |
Sistematizar periodicamente as demandas por melhorias em infraestrutura no Campus Botânico e no prédio do Setor de Ciências Sociais Aplicadas. As ações podem incluir a manutenção ou substituição de equipamentos instalados no Campus Botânico e no prédio do Setor de Ciências Sociais Aplicadas (SA) como cortinas para bloqueio do sol em salas de aula, compra de computadores, projetores e outros equipamentos ou componentes para melhoria da infraestrutura em sala de aula para o curso de graduação e pós-graduação e tudo o mais em que se possam estabelecer e encaminhar demandas para a direção do Setor de SA. Nisso se incluem, também, a discussão sobre questões de segurança dentro do setor de SA como no Campus e no seu entorno. |
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Recorrência: |
Permanente. |
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Custos: |
n.a. no que tange às práticas de sistematização das demandas. Haverá definição dos custos quando definidas as demandas que deverão ser encaminhadas para outras instâncias na UFPR. |
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Responsáveis: |
Todos os professores em reuniões sob a coordenação da chefia do Depecon. |
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Operacionalização |
Todos os professores com suporte técnico da UFPR. |
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Demanda ação de terceiros? |
Sim, pois muitas dessas demandas dependerão da ação de esferas decisórias no setor e na UFPR, ou mesmo externas à universidade. |
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IMPACTOS ESPERADOS DA AÇÃO PROPOSTA |
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Definir, organizar e sistematizar as demandas do Depecon que dependam de outras instâncias decisórias na UFPR ou fora (em parcerias com terceiros etc.). |
Área 3 – Gestão
Área/Foco: |
Gestão |
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Ação/Proposição: |
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Ação 3.1. Criação de comissão permanente de estudos e implantação de melhorias contínuas do planejamento pedagógico e distribuição dos encargos para o corpo docente e técnicos-administrativos.; . |
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Objetivo: |
Criar comissão formada pelo chefe de departamento, coordenador (a) da graduação e coordenadores da pós-graduação que manterão um banco de dados amplo para organização de informações acerca dos encargos de ensino, pesquisa, extensão e administração dos docentes e técnicos administrativos visando atribuir de forma equânime os encargos didáticos e administrativos do Depecon. |
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Descrição: |
A Comissão deverá coletar informações e estabelecer rotina de levantamento e sistematização sobre informações dos professores referentes a participações em eventos, publicações, projetos de pesquisa e de extensão, parcerias, participação nas atividades admiistrativas etc. |
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Recorrência: |
Periódica |
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Custos: |
n.a. |
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Responsáveis: |
Técnicos do Depecon, com orientação e suporte da comissão específica responsável pelos estudos e implantação de melhorias contínuas do planejamento pedagógico e distribuição dos encargos para o corpo docente e técnicos-administrativos.; |
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Operacionalização |
Técnicos do Depecon e Comissão |
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Demanda ação de terceiros? |
n.a. |
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IMPACTOS ESPERADOS DA AÇÃO PROPOSTA |
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Melhorar e facilitar o acesso às informações, facilitar tomada de decisão para atribuição de encargos, sistematizar e registrar as informações do cotidiano do Depecon para acesso mais rápido e eficiente por todos os interessados. |
Área/Foco: |
Gestão |
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Ação/Proposição: |
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Ação 3.2 – Recuperação e manutenção da memória do Depecon. |
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Objetivo: |
Promover sistematização de arquivamento e organização da memória do Depecon. Esta ação está em consonância a ação 3.1. |
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Descrição: |
Esta ação compreende a digitalização de atas de reuniões e bancas passadas, materiais para prover conteúdo para o website, estabelecer uma política de coleta e organização de informações cotidianas de destaque (por exemplo, prêmios recebidos etc.). |
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Recorrência: |
Permanente. |
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Custos: |
n.a. |
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Responsáveis: |
Professores repassam informações aos técnicos do Depecon. Pode-se estabelecer comissão para organizar como se dará esse processo. |
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Operacionalização |
Técnicos do Depecon |
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Demanda ação de terceiros? |
n.a. |
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IMPACTOS ESPERADOS DA AÇÃO PROPOSTA |
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Memória do Depecon estruturada e disponível para fácil acesso aos interessados e processo de gestão no Depecon facilitado por meio do acesso a informações. |
Área/Foco: |
Gestão |
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Ação/Proposição: |
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Ação 3.3 – Estabelecer calendário e rotinas para atualização e apresentação dos Planos Individuais de Trabalho (PIT) dos docentes. |
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Objetivo: |
Estabelecer calendário e rotinas para atualização e apresentação dos Planos Individuais de Trabalho (PIT). |
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Descrição: |
O PIT passou a ser uma demanda institucionalizada pela UFPR a partir de 2015 e faz-se necessário que a confecção desses planos passe a ser parte da rotina de planejamento e organização do Depecon. |
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Recorrência: |
Permanente. |
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Custos: |
n.a. |
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Responsáveis: |
Chefia do Depecon estabelecerá a rotina operacional em acordo com os professores. |
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Operacionalização |
Todos os professores. |
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Demanda ação de terceiros? |
n.a. |
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IMPACTOS ESPERADOS DA AÇÃO PROPOSTA |
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Organização prévia dos PIT de todos os professores do Depecon. |
Área/Foco: |
Gestão |
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Ação/Proposição: |
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Ação 3.4 – Apresentar relatório anual de atividades do Depecon. |
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Objetivo: |
Prestar contas e informações sistematizadas sobre as atividades e o desempenho do Depecon no ano corrente anterior. |
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Descrição: |
Essa prestação de contas inclui tanto as informações sobre gastos realizados e recursos disponíveis, tal como informações sobre a produção acadêmica, quantidade de bancas, alunos formados, evolução das taxas de entrada e desligamento de alunos etc. Os bancos de dados mencionados anteriormente quando abastecidos e em funcionamento serão de grande valia nesse sentido. A partir da sistematização de todas essas informações será possível, no futuro, desenvolver indicadores e outras formas de acompanhamento e redefinição de ações/procedimentos. |
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Recorrência: |
Permanente. |
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Custos: |
n.a. |
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Responsáveis: |
Chefia do Depecon em parceria com a coordenação de graduação e dos programas de pós-graduação. |
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Operacionalização |
Chefia do Depecon com suporte técnico. |
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Demanda ação de terceiros? |
n.a. |
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IMPACTOS ESPERADOS DA AÇÃO PROPOSTA |
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Criar rotina para disponibilizar informações de forma transparente e de fácil acesso a todos os interessados no Depecon. |
Área 4 – Imagem e Publicidade
Área/Foco: |
Imagem e Publicidade |
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Ação/Proposição: |
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Ação 4.1 – Atualização periódica da página Web do Depecon. |
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Objetivo: |
Estabelecer uma rotina de atualização e operacionalização do website do Depecon. |
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Descrição: |
A atualização do website pode ser vista como uma ação necessária para melhorar a imagem e proximidade do Depecon com a comunidade acadêmica interna e externa. Além disso, faz-se necessário que o website seja o mais completo possível para, também, facilitar o acesso às informações por parte da comunidade não acadêmica quando da necessidade de consultar alguma informação. O website pode funcionar como uma secretaria virtual em que muitas demandas já podem ser resolvidas antecipadamente. O website também deve abranger as demandas da graduação, e ao mesmo tempo criar vínculos com os websites dos programas de pós-graduação ligados ao Depecon, sobretudo quando tenham seus websites específicos. |
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Recorrência: |
Semestral para mudanças estruturais, e semanal sempre que for necessária a postagem de informações e notícias. |
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Custos: |
A verificar. Essa atividade pode ser feita de forma autônoma pelo Depecon, como também verificar as possibilidades associadas a isso no âmbito da estrutura técnica/de suporte da UFPR. |
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Responsáveis: |
Definição de comissão para avaliar, acompanhar e executar as mudanças estruturais após concordância da plenária do Depecon. Sugere-se que a comissão seja composta por dois professores, dois técnicos administrativos ligados ao DEPECON e dois representantes discentes. |
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Operacionalização |
Técnicos administrativos e suporte da Comissão. |
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Demanda ação de terceiros? |
Depende se a ação demandará esforços de terceiros no âmbito da própria UFPR ou mesmo fora da universidade, como a contratação de serviços de Web-design. Uma possibilidade é avaliar a realização de parcerias com outros departamentos na área de TI e que tipo de suporte eles poderiam dar, inclusive com a participação de alunos. |
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IMPACTOS ESPERADOS DA AÇÃO PROPOSTA |
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Melhorar a imagem do Depecon. Aumentar a transparência e o acesso a informações. Criar rotina de atualização de notícias, projetos, pesquisas, publicações e demais atividades e resultados alcançados no âmbito do Depecon. |
MAPA/CRONOGRAMA (proposta preliminar)