Departamento de Economia – DEPECON

Planejamento Estratégico Depecon

PLANEJAMENTO ESTRAT√ČGICO

DEPARTAMENTO DE ECONOMIA

Equipe técnica:

Prof. Adilson Ant√īnio Volpi

Prof. Junior Ruiz Garcia

Prof. Wellington Pereira

Profª. Dayani Cris de Aquino

Prof. Marcos Minoru Hasegawa

Prof. José Felipe Araujo de Almeida

Prof. Adalto Acir Althaus Junior

Prof. Fabiano Abranches Silva Dalto

Profa. Angela Welters

Prof. José Guilherme Silva Vieira

Curitiba, junho de 2020

Universidade Federal do Paran√°

Setor de Ciências Sociais Aplicadas

Departamento de Economia

Planejamento Estratégico 2020-2021

Apresentação

O curso de Ci√™ncias Econ√īmicas completou seus 75 anos em 2020 e isso √© motivo de muito orgulho para a Universidade Federal do Paran√° e de todos os seus colaboradores. Trata-se de um dos cursos mais antigos da UFPR e que tem formado muitos economistas e cidad√£os capazes de contribuir para o desenvolvimento econ√īmico e social da sociedade. A cada ano ingressam duas centenas de novos alunos, o que torna o Curso de Ci√™ncias Econ√īmicas um dos cursos com mais alunos ativos na UFPR, e um dos maiores cursos de economia do Brasil.

A condu√ß√£o do curso de Ci√™ncias Econ√īmicas est√° sob responsabilidade do Departamento de Economia (Depecon), sediado no Setor de Ci√™ncias Sociais Aplicadas, Campus Jardim Bot√Ęnico ‚Äď Curitiba/PR. Atualmente, o Depecon conta com 45 professores e 8 t√©cnicos administrativos.

O Depecon √© respons√°vel pela Gradua√ß√£o em Ci√™ncias Econ√īmicas (diurno e noturno). Est√£o ligados tamb√©m ao Depecon os professores que participam dos tr√™s cursos de p√≥s-gradua√ß√£o¬†strictu sensu: Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Econ√īmico (PPGDE) desde 1989; Mestrado e Doutorado em Pol√≠ticas P√ļblicas (4P) desde 2011; e o Mestrado Profissional em Desenvolvimento Econ√īmico.

Este Planejamento Estratégico (PE) tem por objetivo apresentar as bases e diretrizes de atuação do corpo docente e dos técnicos administrativos do Depecon consonantes com a motivação da UFPR, apresentada no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), de aproximar a gestão universitária da governança institucional.

Para isso este PE apresenta a miss√£o, vis√£o e valores compartilhados pelos docentes e t√©cnicos do Departamento de Economia, seguidos pelos objetivos que devem guiar as atividades realizadas no Depecon e, por fim, o plano de a√ß√Ķes e metas espec√≠ficas propostas neste PE. Neste √ļltimo item est√£o elencadas e esmiu√ßadas as propostas espec√≠ficas, as quais est√£o organizadas por √°reas/temas afins.

Este PE tem car√°ter orientador na organiza√ß√£o da tomada de decis√Ķes e na defini√ß√£o de a√ß√Ķes a serem desenvolvidas no Depecon at√© o final 2021. Portanto, esse plano deve sofrer revis√Ķes peri√≥dicas e aprimoramentos de modo a favorecer a organiza√ß√£o e realiza√ß√£o das atividades no √Ęmbito do Depecon.

Bases do Planejamento Estratégico do Depecon: missão, visão e valores

  1. Miss√£o

O PDI da UFPR coloca como miss√£o da Universidade ‚ÄúFomentar, construir e disseminar o conhecimento, contribuindo de forma significativa para a constru√ß√£o de uma sociedade cr√≠tica, equ√Ęnime e solid√°ria.‚ÄĚ (PDI, 2017-2021). Neste sentido, a miss√£o do Depecon √© oferecer aos nossos (as) estudantes as melhores oportunidades para sua forma√ß√£o t√©cnica, cient√≠fica e profissional, ao mesmo tempo em que buscamos enfatizar uma forma√ß√£o cr√≠tica na identifica√ß√£o e resolu√ß√£o dos diversos problemas, considerando suas dimens√Ķes econ√īmica, social, cultural, ambiental e pol√≠tica, ponderadas com vis√£o √©tica e human√≠stica.

  1. Valores

O Depecon segue um conjunto de valores que tem perpassado d√©cadas no processo de forma√ß√£o de novos economistas e cidad√£os. Assim, buscamos ser reconhecidos como um departamento que √© engajado, comprometido e eficaz no cumprimento de sua miss√£o. Por isso, as preocupa√ß√Ķes com a boa forma√ß√£o te√≥rica, aplicada e, ao mesmo tempo cr√≠tica, sedimentam os valores do Depecon e de seus professores e demais colaboradores.

  1. Vis√£o

A UFPR visa “Ser uma Universidade de expressão internacional em Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão institucional, abrigo da iniciativa inovadora e cultural, alcançando até 2021 posição de

destaque dentre as melhores Institui√ß√Ķes de Ensino Superior na Am√©rica Latina.‚ÄĚ (PDI, 2017-2021). A vis√£o do Depecon define os horizontes a que aspiramos como unidade acad√™mica dentro da UFPR. Assim, nossa vis√£o √© modelada por nossos valores que s√£o aplicados de modo a sempre melhorar as atividades de ensino, pesquisa e extens√£o e fortalecer o curso de Ci√™ncias Econ√īmicas da UFPR como um dos melhores do Brasil e da Am√©rica Latina.

Planejar √© sempre uma necessidade e isso faz parte, inclusive, do processo de forma√ß√£o de nossos futuros economistas. Isso envolve complexidades e incertezas, mas n√£o por isso deve-se abdicar dessa atividade que √© t√£o importante para que pratiquemos nossa Miss√£o, amparando-se nos Valores e na Vis√£o e que, assim, tornar√£o poss√≠vel alcan√ßar nossos objetivos. Ter um planejamento sist√™mico e estruturado √© condi√ß√£o b√°sica para que se possam definir estrat√©gias, filtrando-se prioridades e focando-se nos caminhos que possam tornar real o nosso planejamento estrat√©gico. √Č essa a postura que o Depecon vem adotando e que fortalecer√° mais ainda suas atividades na UFPR e sua presen√ßa na sociedade.

Objetivos presentes nas atividades conduzidas no DEPECON:

Conforme o artigo 39, do capítulo III, do Regimento Geral da UFPR, compete aos departamentos desta Universidade:

  1. elaborar normas de trabalho, distribuindo entre seus membros os encargos de ensino, pesquisa e extens√£o;

  2. elaborar proposta orçamentária;

  3. elaborar os planos de ensino, atendidas as diretrizes fixadas pelos colegiados de curso, e propor a inclusão, modificação ou exclusão de disciplinas;

  4. elaborar lista de nomes para comiss√Ķes julgadoras de concurso, apreciar os respectivos pareceres e propor admiss√£o de professores;

  5. aprovar os programas das disciplinas e designar professores;

  6. promover o desenvolvimento da pesquisa e sua articulação com o ensino;

  7. propor a admissão, relotação ou afastamento dos professores e demais servidores, bem como o regime de trabalho a ser observado;

  8. eleger representantes nos colegiados de curso e na c√Ęmara do departamento;

  9. cumprir as determina√ß√Ķes dos √≥rg√£os da administra√ß√£o e cooperar com os servi√ßos de ensino e pesquisa;

  10. aprovar a escala anual de férias de docentes e servidores;

  11. instituir programação supletiva para recuperação de alunos, bem como tratamento excepcional nos casos previstos em lei;

  12. instaurar procedimento e propor aplicação de pena disciplinar;

  13. fiscalizar a execução dos programas e a realização dos trabalhos escolares, incluídos os estágios, promovendo a recuperação de créditos, quando necessário;

  14. decidir pedido de revis√£o de prova, na forma do regimento setorial; e

  15. exercer outras atribui√ß√Ķes previstas em lei, regulamento ou regimento.

Adicionalmente ao que foi exposto acima, este PE considera como objetivos relevantes ao bom cumprimento das atividades cotidianas do Depecon:

  • Melhorar a inser√ß√£o do aluno na vida acad√™mica (ensino, pesquisa e extens√£o);

  • Oferecer oportunidades adicionais para al√©m da sala de aula e que estimulem o processo de aprendizado de nossos estudantes. Iniciando, assim, as discuss√Ķes pertinentes para a realiza√ß√£o de tutoria aos estudantes.

  • Promover recorrentemente a qualifica√ß√£o do corpo docente e dos servidores t√©cnicos;

  • Melhorar continuamente a infraestrutura de apoio √† aprendizagem, pesquisa e extens√£o;

  • Contribuir para uma maior intera√ß√£o com a sociedade interna e externa √† UFPR de modo a criar v√≠nculos que estimulem nossos estudantes a terem maior conscientiza√ß√£o e articula√ß√£o com os problemas econ√īmicos, sociais e ambientais, por exemplo;

  • Promover a cria√ß√£o de rotinas administrativas no √Ęmbito das atividades de secretaria que contribuam para o permanente aprimoramento da gest√£o do Depecon e que ampliem a transpar√™ncia e o acesso √†s informa√ß√Ķes;

  • Promover a integra√ß√£o e a boa conviv√™ncia entre docentes, discentes e t√©cnicos de modo que isso favore√ßa o alcance dos nossos objetivos e aprimoramentos de nossas atividades cotidianas;

  • Promover o debate e a cria√ß√£o de rotinas de acompanhamento de resultados obtidos, a cada ano, com a forma√ß√£o de novos profissionais, tal como de sua inser√ß√£o no mercado de trabalho (situa√ß√£o dos egressos);

  • Estimular o planejamento integrado e permanente entre a chefia do Depecon com as coordena√ß√Ķes do curso de gradua√ß√£o e dos cursos de p√≥s-gradua√ß√£o;

  • Estabelecer calend√°rio de eventos e atividades anuais do Depecon.

Plano de a√ß√Ķes e metas espec√≠ficas

Um dos grandes desafios que tem afetado o processo educacional nos √ļltimos tempos se refere √†s diversas possibilidades de intera√ß√£o e aplica√ß√£o das novas tecnologias ao processo de ensino, pesquisa e extens√£o. Os m√©todos de ensino e aprendizado t√™m sido recorrentemente repensados. Eles demandam cada vez mais atualiza√ß√Ķes que envolvem uma maior depend√™ncia e envolvimento com novas tecnologias que permitam ampliar e melhorar os horizontes que modelam nossas atividades acad√™micas. Assim, as a√ß√Ķes e metas apresentadas, a seguir, foram pensadas a partir dessa perspectiva, ao mesmo tempo em que elas est√£o diretamente associadas √† miss√£o, aos valores e √† vis√£o do Depecon. Estabelecer metas em nosso horizonte nos imp√Ķe uma s√©rie de desafios que precisar√£o ser superados. Contudo, no futuro tornar-se-√° poss√≠vel olhar para tr√°s e enxergar objetivamente os progressos alcan√ßados, como tamb√©m as velhas e novas quest√Ķes pendentes.

√Č importante ressaltar que as a√ß√Ķes/metas/ideias aqui indicadas n√£o esgotam as possibilidades e demandas do Depecon no que tange a sempre buscar melhores resultados no desempenho de nossas atividades cotidianas. Assim, este PE est√° permanentemente aberto a discuss√£o, de forma ampla e democr√°tica entre docentes e t√©cnicos administrativos. Portanto, outras a√ß√Ķes importantes dever√£o ser inclu√≠das aqui no decorrer do processo de discuss√£o e amadurecimento acerca dos caminhos a serem adotados por todos n√≥s.

As a√ß√Ķes propostas foram organizadas por √°reas afins:

√Ārea 1 ‚Äď Ensino, Pesquisa e Extens√£o

A√ß√£o 1.1. Iniciar rotinas de discuss√£o e compartilhamento de experi√™ncias/m√©todos no ensino de disciplinas e √°reas correlatas conduzido pelo N√ļcleo Docente Estruturante dividido por c√Ęmaras tem√°ticas;

Ação 1.2. Discutir sobre incentivos para aumentar a realização de iniciação científica no Depecon;

A√ß√£o 1.3. Planejar discuss√Ķes peri√≥dicas sobre a realiza√ß√£o, foco e objetivos de cursos e projetos de extens√£o;

A√ß√£o 1.4. Estabelecer calend√°rio de eventos (parceria do Depecon com CACE e os programas de p√≥s-gradua√ß√£o) para a realiza√ß√£o de discuss√Ķes peri√≥dicas sobre a economia, sociedade, pol√≠tica etc.;

Ação 1.5. Apoiar a qualificação de docentes e de técnicos-administrativos visando melhorar nossa atuação internacional.

Ação 1.6. Criação de comissão permanente de acompanhamento da organização, divulgação, execução e análise de resultados do Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes).

√Ārea 2 ‚Äď Infraestrutura

A√ß√£o 2.1. Iniciar discuss√Ķes sobre as demandas do Depecon no que se refere √†s melhorias na infraestrutura;

Ação 2.2. Uso sustentável dos recursos disponíveis no Depecon pelos docentes e técnicos administrativos;

A√ß√£o 2.3. Estabelecer rotinas para levantamento e atualiza√ß√£o de refer√™ncias bibliogr√°ficas do acervo da biblioteca setorial e que s√£o necess√°rios ao ensino, pesquisa e extens√£o do curso de Ci√™ncias Econ√īmicas;

Ação 2.4. Estabelecer parcerias com o Setor e com os outros departamentos usuários para atualização e melhoria periódica dos laboratórios de informática;

A√ß√£o 2.5. Levantar e estruturar propostas/sugest√Ķes para a melhoria da infraestrutura do pr√©dio de Sociais Aplicadas e do Campus Bot√Ęnico.

√Ārea 3 ‚Äď Gest√£o

Ação 3.1. Criação de Comissão permanente de estudos e implantação de melhorias contínuas do planejamento pedagógico e distribuição dos encargos para o corpo docente e técnicos administrativos.;

Ação 3.2. Recuperação e manutenção da memória do Depecon;

Ação 3.3. Estabelecer calendário e rotinas para atualização e apresentação dos Planos Individuais de Trabalho (PIT) dos docentes;

Ação 3.4. Apresentar relatório anual de atividades do Depecon.

√Ārea 4 ‚Äď Imagem e Publicidade

Ação 4.1. Atualização periódica da página web do Depecon.

Para cada uma das a√ß√Ķes/metas indicadas anteriormente h√° um quadro (a seguir) em que se discutem e se especificam, com mais detalhes, as ideias aplicadas e que permitem iniciar um debate mais estruturado sobre tais temas. Ap√≥s isso, √© apresentada uma proposta de mapa/cronograma como sugest√£o de organiza√ß√£o das atividades.

√Ārea 1 ‚Äď Ensino, Pesquisa e Extens√£o

√Ārea/Foco:

Ensino, Pesquisa e Extens√£o

Ação/Proposição:

A√ß√£o 1.1 ‚Äď Iniciar rotinas de discuss√£o e compartilhamento de experi√™ncias/m√©todos no ensino de disciplinas e √°reas correlatas (c√Ęmaras tem√°ticas).

Objetivo:

Compartilhar métodos, experiências, programas de disciplinas e alinhar os cursos das mesmas disciplinas e outras relacionadas

Descrição:

√Č muito comum que a mesma disciplina seja ministrada por professores diferentes e nesse caso √© interessante que haja um alinhamento na forma√ß√£o repassada aos nossos estudantes, mesmo que em turnos diferentes. As c√Ęmaras tem√°ticas j√° foram experimentadas no Depecon no passado e poderiam ser resgatadas de modo a desenvolver esse tipo de compartilhamento de informa√ß√Ķes e experi√™ncias. Com isso, a c√Ęmara tem√°tica n√£o ficaria somente restrita aos professores de uma disciplina, mas sim a √°reas relacionadas ou mesmo de disciplinas que s√£o pr√©-requisitos de outras.

Recorrência:

Duas reuni√Ķes ao ano para planejamento dos semestres subsequentes.

Custos:

n.a.

Respons√°veis:

Todos os docentes agrupados em c√Ęmaras tem√°ticas espec√≠ficas.

Operacionalização:

Uma proposta poder√° ser definida pela chefia do Depecon em parceria com a chefia da coordena√ß√£o de curso de gradua√ß√£o no que tange ao agrupamento/rela√ß√£o das disciplinas que compor√£o as poss√≠veis c√Ęmaras tem√°ticas. Ap√≥s isso, poder-se-√° coloc√°-la para discuss√£o perante aos professores para revis√£o e aprimoramento.

Demanda ação de terceiros?

n.a.

IMPACTOS ESPERADOS DA AÇÃO PROPOSTA

Maior difusão dos métodos e experiências nas mesmas disciplinas e maior diálogo entre os colegas a respeito do desenvolvimento de seus planos de ensino.

√Ārea/Foco:

Ensino, Pesquisa e Extens√£o

Ação/Proposição:

A√ß√£o 1.2 ‚Äď Discutir sobre incentivos para aumentar a realiza√ß√£o de inicia√ß√£o cient√≠fica (IC) no Depecon.

Objetivo:

Incentivar a participação dos alunos em atividades de pesquisa de IC

Descrição:

A atividade de pesquisa realizada por alunos de gradua√ß√£o tem um significado muito importante para a sua forma√ß√£o. Assim, √© uma atividade importante a ser desenvolvida no √Ęmbito do Depecon √© ampliar o est√≠mulo e a divulga√ß√£o das atividades de pesquisa junto aos alunos de gradua√ß√£o, ao mesmo tempo em que os professores passam a se engajar mais na busca por bolsas de IC e inser√ß√£o de alunos em suas atividades de pesquisa.

Recorrência:

Anual

Custos:

n.a.

Respons√°veis:

Todos os professores, a partir da coordenação da chefia do Depecon e da coordenação da graduação.

Operacionalização

Professores na confecção de projetos e no engajamento dos alunos.

Demanda ação de terceiros?

Suporte t√©cnico para divulga√ß√£o e solu√ß√Ķes burocr√°ticas.

IMPACTOS ESPERADOS DA AÇÃO PROPOSTA

Ampliar o interesse dos alunos por realizarem atividades de pesquisa durante a graduação.

Ampliar o n√ļmero de alunos de gradua√ß√£o com bolsas de IC.

√Ārea/Foco:

Ensino, Pesquisa e Extens√£o

Ação/Proposição:

A√ß√£o 1.3 ‚Äď Planejar discuss√Ķes peri√≥dicas sobre a realiza√ß√£o, foco e objetivos de cursos e projetos de extens√£o a fim de atender √† curriculariza√ß√£o da extens√£o.

Objetivo:

Garantir o atendimento da meta 12.7 do Plano Nacional de Educa√ß√£o que disp√Ķe sobre a curriculariza√ß√£o da extens√£o.

Descrição:

Discutir sobre quais são os interesses e objetivos do Depecon em relação à extensão e estimular os (as) doecentes a desenvolverem programas e projetos de extensão registrados pela Proec a fim de garantir a inclusão da totalidade do corpo discente nesta atividade.

Recorrência:

Anual

Custos:

A depender das características dos projetos

Respons√°veis:

Chefia de departamento conduz a organiza√ß√£o da agenda de discuss√Ķes em parceria com a Coordena√ß√£o do Curso de Gradua√ß√£o.

Operacionalização

n.a.

Demanda ação de terceiros?

n.a.

IMPACTOS ESPERADOS DA AÇÃO PROPOSTA

Ampliar a realiza√ß√£o de atividades de extens√£o no √Ęmbito do curso de Ci√™ncias Econ√īmicas.

Preparar o Depecon para a nova exigência do Plano Nacional de Educação.

Preparar o Depecon para as novas demandas e ajustes para a realização de atividades de extensão.

√Ārea/Foco:

Ensino, Pesquisa e Extens√£o

Ação/Proposição:

A√ß√£o 1.4 ‚Äď Estabelecer calend√°rio de eventos (parceria do Depecon com CACE e os programas de p√≥s-gradua√ß√£o) para a realiza√ß√£o de discuss√Ķes peri√≥dicas sobre a economia, sociedade, pol√≠tica etc..

Objetivo:

Estimular o uso dos espa√ßos e dos recursos humanos do Depecon para a realiza√ß√£o de discuss√Ķes acad√™micas sobre a realidade da sociedade brasileira e mundial entre docentes e discentes e a comunidade externa √† UFPR.

Descrição:

Estabelecer um calend√°rio permanente de eventos acad√™micos que possibilitem maior intera√ß√£o dos discentes com as atividades desenvolvidas pelos docentes ‚Äúfora da sala de aula‚ÄĚ.

Recorrência:

Periódica, mas agendada previamente.

Custos:

A depender do evento, se depende de recursos de terceiros etc.

Respons√°veis:

Todos os professores ou uma comiss√£o de professores que possa coordenar essa agenda.

Operacionalização

Professores com o suporte técnico da universidade, e parceiras.

Demanda ação de terceiros?

A depender do evento.

IMPACTOS ESPERADOS DA AÇÃO PROPOSTA

Possuir calendário de eventos para organização prévia dos semestres letivos e ampliar a realização de eventos/encontros dos alunos com palestrantes e outras experiências para além da sala de aula.

√Ārea/Foco:

Ensino, Pesquisa e Extens√£o

Ação/Proposição:

A√ß√£o 1.5 ‚Äď Apoiar a qualifica√ß√£o de docentes e de t√©cnicos-administrativos com o objetivo de melhorar a inser√ß√£o internacional.

Objetivo:

Manter uma prática recorrente de incentivo à qualificação e aprimoramento.

Descrição:

Divulgação juntos aos docentes e técnicos-administrativos dos cursos de qualificação oferecidos pela Coordenação de Políticas de Formação de Professores (Copefor) e pela Unidade de Capacitação e Aperfeiçoamento de Pessoas da UFPR. Nesse sentido, é importante também estabelecer rotina para uma política permanente para afastamentos visando qualificação dos docentes.

Recorrência:

A depender da ocorrência de eventos/cursos e de casos específicos que demandem afastamentos.

Custos:

n.a.

Respons√°veis:

Chefia do Depecon repassar√° sempre as informa√ß√Ķes referentes aos cursos e outras informa√ß√Ķes provenientes dos √≥rg√£os pertinentes da UFPR.

Operacionalização

O interessado com o suporte técnico da UFPR.

Demanda ação de terceiros?

Sim, a depender do caso demandará suporte técnico e ou aprovação interna.

IMPACTOS ESPERADOS DA AÇÃO PROPOSTA

Expansão de oportunidades de qualificação aos professores e técnicos.

√Ārea/Foco:

Ensino, Pesquisa e Extens√£o

Ação/Proposição:

A√ß√£o 1.6 ‚Äď Cria√ß√£o de comiss√£o permanente de acompanhamento da organiza√ß√£o, divulga√ß√£o, execu√ß√£o e an√°lise de resultados do Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes)..

Objetivo:

Manter acompanhamento permanente do desempenho dos (as) estudantes no Enade e seu reflexo sobre o conceito do curso junto ao MEC..

Descrição:

Cria√ß√£o de Comiss√£o composta por tr√™s docentes para acompanhamento da organiza√ß√£o, divulga√ß√£o, execu√ß√£o, an√°lise de resultados do Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) e proposi√ß√£o de a√ß√Ķes que melhorem os resultados.

Recorrência:

Os membros da comiss√£o dever√£o realizar a√ß√Ķes ao longo do tri√™nio junto ao conjunto de estudantes que realizar√£o a prova, finalizando a atua√ß√£o com a entrega da an√°lise dos resultados do Enade e das proposi√ß√Ķes de melhoria para o pr√≥ximo tri√™nio.

Custos:

n.a.

Respons√°veis:

Comissão de três docentes renovada a cada três anos..

Operacionalização

A comissão com o suporte técnico do departamento.

Demanda ação de terceiros?

Sim, a depender do caso demandará suporte técnico e ou aprovação interna.

IMPACTOS ESPERADOS DA AÇÃO PROPOSTA

Melhoria do conceito do curso junto ao MEC.

√Ārea 2 ‚Äď Infraestrutura

√Ārea/Foco:

Infraestrutura

Ação/Proposição:

A√ß√£o 2.1 ‚Äď Iniciar discuss√Ķes sobre as demandas do Depecon no que se refere √†s melhorias na infraestrutura.

Objetivo:

Iniciar debates sobre a defini√ß√£o de prioridades do Depecon no que se refere √† busca e uso de recursos no que tange √† infraestrutura necess√°ria ao bom andamento das atividades cotidianas. Como exemplo de prioridades citam-se: salas de aulas, sala de reuni√Ķes, projetores, computadores para uso em sala de aula etc.

Descrição:

A ideia √© realizar reuni√Ķes para esses debates para definir, planejar e organizar as demandas. O importante √© come√ßar a estabelecer um hist√≥rico das decis√Ķes e tamb√©m manter uma agenda recorrente para acompanhamento de editais para busca de recursos complementares.

Recorrência:

Semestral

Custos:

n.a. no que se refere √†s reuni√Ķes. Haver√° defini√ß√£o de custos para realiza√ß√£o de a√ß√Ķes selecionadas e priorizadas pelos professores do Depecon.

Respons√°veis:

Chefia do Depecon com suporte de todos os professores e técnicos.

Operacionalização

Pode-se definir comiss√£o para realizar levantamento pr√©vio e definir propostas preliminares para encaminhamento das discuss√Ķes.

Demanda ação de terceiros?

Suporte técnico UFPR.

IMPACTOS ESPERADOS DA AÇÃO PROPOSTA

Melhorar periodicamente a infraestrutura do Depecon e ampliar a busca por mais recursos.

√Ārea/Foco:

Infraestrutura

Ação/Proposição:

A√ß√£o 2.2 ‚Äď Uso sustent√°vel dos recursos dispon√≠veis no Depecon pelos docentes e t√©cnicos administrativos.

Objetivo:

Conscientizar os usu√°rios dos diversos tipos de materiais e recursos no Depecon e na UFPR.

Descrição:

Conscientizar sobre o uso de materiais da secretaria, tais como papeis e impress√Ķes desnecess√°rias, estabelecendo a pratica de confer√™ncia dos arquivos enviados para impress√£o; evitar impress√Ķes de arquivos de muitas p√°ginas dada a restri√ß√£o na disponibilidade de recursos; n√£o manter aparelhos e ilumina√ß√£o ligados quando docentes e discentes n√£o estiverem presentes nos diversos ambientes ou utilizando tais recursos; contribuir para a manuten√ß√£o da limpeza nos diversos ambientes, tais como salas de aula, copa e banheiros.

Recorrência:

Permanente.

Custos:

n.a.

Respons√°veis:

Todos os professores e servidores.

Operacionalização

Todos os professores e servidores.

Demanda ação de terceiros?

n.a.

IMPACTOS ESPERADOS DA AÇÃO PROPOSTA

Melhorar o uso dos recursos, ampliar a economia e a conscientiza√ß√£o no uso racional dos recursos p√ļblicos.

√Ārea/Foco:

Infraestrutura

Ação/Proposição:

A√ß√£o 2.3 ‚Äď Estabelecer rotina para levantamento e atualiza√ß√£o de refer√™ncias bibliogr√°ficas do acervo da biblioteca setorial e que s√£o necess√°rios ao ensino, pesquisa e extens√£o do curso de Ci√™ncias Econ√īmicas.

Objetivo:

Contribuir para a permanente atualização do acervo bibliográfico do Setor de Ciências Sociais Aplicadas.

Descrição:

Manter prática de levantamento de demandas dos professores para atualização do acervo da biblioteca, tal sistematização dessas demandas facilitando a organização da informação para a obtenção das referências bibliográficas quando da disponibilidade de editais e recursos financeiros. Definir prioridades em conjunto com os professores do Depecon.

Recorrência:

Permanente.

Custos:

A depender do caso e disponibilidade de recursos.

Respons√°veis:

Chefia do Depecon em parceria com as coordena√ß√Ķes de gradua√ß√£o e dos cursos de p√≥s-gradua√ß√£o.

Operacionalização

Servidores t√©cnicos com a orienta√ß√£o da chefia do Depecon, coordena√ß√Ķes de gradua√ß√£o e dos cursos de p√≥s-gradua√ß√£o.

Demanda ação de terceiros?

Sim, suporte técnico na UFPR.

IMPACTOS ESPERADOS DA AÇÃO PROPOSTA

Manter acervos atualizados e obter recursos sempre que houver editais e outras oportunidades para ampliar/renovar o acervo da biblioteca.

√Ārea/Foco:

Infraestrutura

Ação/Proposição:

A√ß√£o 2.4 ‚Äď Estabelecer parcerias com os outros departamentos usu√°rios para atualiza√ß√£o peri√≥dica dos laborat√≥rios de inform√°tica.

Objetivo:

Manter atualização periódica do laboratório de informática, ao mesmo tempo que isso possa incentivar o aumento de seu uso com aulas/cursos.

Descrição:

Buscar parcerias e intera√ß√£o com outros departamentos usu√°rios do Laborat√≥rio de Inform√°tica de modo a mant√™-lo com aparelhos e softwares atualizados, em condi√ß√Ķes de bom uso. Enquanto o Depecon n√£o poder contar com um laborat√≥rio de inform√°tica espec√≠fico, torna-se essencial estabelecer e manter essa pr√°tica.

Recorrência:

Anual (ou semestral a depender de editais).

Custos:

A depender das demandas.

Respons√°veis:

Definir comiss√£o respons√°vel.

Operacionalização

Comissão responsável, com suporte técnico.

Demanda ação de terceiros?

Sim, suporte técnico da UFPR e de terceiros quando da participação em editais externos.

IMPACTOS ESPERADOS DA AÇÃO PROPOSTA

Manter laboratório de informática atualizado e mais atrativo para uso cotidiano nas atividades com os alunos.

√Ārea/Foco:

Infraestrutura

Ação/Proposição:

A√ß√£o 2.5 ‚Äď Levantar e estruturar propostas/sugest√Ķes para a melhoria da infraestrutura do pr√©dio de Sociais Aplicadas e do Campus Bot√Ęnico.

Objetivo:

Contribuir para a melhoria permanente da infraestrutura do Campus Bot√Ęnico e do pr√©dio do Setor de Ci√™ncias Sociais Aplicadas.

Descrição:

Sistematizar periodicamente as demandas por melhorias em infraestrutura no Campus Bot√Ęnico e no pr√©dio do Setor de Ci√™ncias Sociais Aplicadas. As a√ß√Ķes podem incluir a manuten√ß√£o ou substitui√ß√£o de equipamentos instalados no Campus Bot√Ęnico e no pr√©dio do Setor de Ci√™ncias Sociais Aplicadas (SA) como cortinas para bloqueio do sol em salas de aula, compra de computadores, projetores e outros equipamentos ou componentes para melhoria da infraestrutura em sala de aula para o curso de gradua√ß√£o e p√≥s-gradua√ß√£o e tudo o mais em que se possam estabelecer e encaminhar demandas para a dire√ß√£o do Setor de SA. Nisso se incluem, tamb√©m, a discuss√£o sobre quest√Ķes de seguran√ßa dentro do setor de SA como no Campus e no seu entorno.

Recorrência:

Permanente.

Custos:

n.a. no que tange √†s pr√°ticas de sistematiza√ß√£o das demandas. Haver√° defini√ß√£o dos custos quando definidas as demandas que dever√£o ser encaminhadas para outras inst√Ęncias na UFPR.

Respons√°veis:

Todos os professores em reuni√Ķes sob a coordena√ß√£o da chefia do Depecon.

Operacionalização

Todos os professores com suporte técnico da UFPR.

Demanda ação de terceiros?

Sim, pois muitas dessas demandas dependerão da ação de esferas decisórias no setor e na UFPR, ou mesmo externas à universidade.

IMPACTOS ESPERADOS DA AÇÃO PROPOSTA

Definir, organizar e sistematizar as demandas do Depecon que dependam de outras inst√Ęncias decis√≥rias na UFPR ou fora (em parcerias com terceiros etc.).

√Ārea 3 ‚Äď Gest√£o

√Ārea/Foco:

Gest√£o

Ação/Proposição:

Ação 3.1. Criação de comissão permanente de estudos e implantação de melhorias contínuas do planejamento pedagógico e distribuição dos encargos para o corpo docente e técnicos-administrativos.;

.

Objetivo:

Criar comiss√£o formada pelo chefe de departamento, coordenador (a) da gradua√ß√£o e coordenadores da p√≥s-gradua√ß√£o que manter√£o um banco de dados amplo para organiza√ß√£o de informa√ß√Ķes acerca dos encargos de ensino, pesquisa, extens√£o e administra√ß√£o dos docentes e t√©cnicos administrativos visando atribuir de forma equ√Ęnime os encargos did√°ticos e administrativos do Depecon.

Descrição:

A Comiss√£o dever√° coletar informa√ß√Ķes e estabelecer rotina de levantamento e sistematiza√ß√£o sobre informa√ß√Ķes dos professores referentes a participa√ß√Ķes em eventos, publica√ß√Ķes, projetos de pesquisa e de extens√£o, parcerias, participa√ß√£o nas atividades admiistrativas etc.

Recorrência:

Periódica

Custos:

n.a.

Respons√°veis:

Técnicos do Depecon, com orientação e suporte da comissão específica responsável pelos estudos e implantação de melhorias contínuas do planejamento pedagógico e distribuição dos encargos para o corpo docente e técnicos-administrativos.;

Operacionalização

Técnicos do Depecon e Comissão

Demanda ação de terceiros?

n.a.

IMPACTOS ESPERADOS DA AÇÃO PROPOSTA

Melhorar e facilitar o acesso √†s informa√ß√Ķes, facilitar tomada de decis√£o para atribui√ß√£o de encargos, sistematizar e registrar as informa√ß√Ķes do cotidiano do Depecon para acesso mais r√°pido e eficiente por todos os interessados.

√Ārea/Foco:

Gest√£o

Ação/Proposição:

A√ß√£o 3.2 ‚Äď Recupera√ß√£o e manuten√ß√£o da mem√≥ria do Depecon.

Objetivo:

Promover sistematiza√ß√£o de arquivamento e organiza√ß√£o da mem√≥ria do Depecon. Esta a√ß√£o est√° em conson√Ęncia a a√ß√£o 3.1.

Descrição:

Esta a√ß√£o compreende a digitaliza√ß√£o de atas de reuni√Ķes e bancas passadas, materiais para prover conte√ļdo para o¬†website, estabelecer uma pol√≠tica de coleta e organiza√ß√£o de informa√ß√Ķes cotidianas de destaque (por exemplo, pr√™mios recebidos etc.).

Recorrência:

Permanente.

Custos:

n.a.

Respons√°veis:

Professores repassam informa√ß√Ķes aos t√©cnicos do Depecon. Pode-se estabelecer comiss√£o para organizar como se dar√° esse processo.

Operacionalização

Técnicos do Depecon

Demanda ação de terceiros?

n.a.

IMPACTOS ESPERADOS DA AÇÃO PROPOSTA

Mem√≥ria do Depecon estruturada e dispon√≠vel para f√°cil acesso aos interessados e processo de gest√£o no Depecon facilitado por meio do acesso a informa√ß√Ķes.

√Ārea/Foco:

Gest√£o

Ação/Proposição:

A√ß√£o 3.3 ‚Äď Estabelecer calend√°rio e rotinas para atualiza√ß√£o e apresenta√ß√£o dos Planos Individuais de Trabalho (PIT) dos docentes.

Objetivo:

Estabelecer calendário e rotinas para atualização e apresentação dos Planos Individuais de Trabalho (PIT).

Descrição:

O PIT passou a ser uma demanda institucionalizada pela UFPR a partir de 2015 e faz-se necessário que a confecção desses planos passe a ser parte da rotina de planejamento e organização do Depecon.

Recorrência:

Permanente.

Custos:

n.a.

Respons√°veis:

Chefia do Depecon estabelecer√° a rotina operacional em acordo com os professores.

Operacionalização

Todos os professores.

Demanda ação de terceiros?

n.a.

IMPACTOS ESPERADOS DA AÇÃO PROPOSTA

Organização prévia dos PIT de todos os professores do Depecon.

√Ārea/Foco:

Gest√£o

Ação/Proposição:

A√ß√£o 3.4 ‚Äď Apresentar relat√≥rio anual de atividades do Depecon.

Objetivo:

Prestar contas e informa√ß√Ķes sistematizadas sobre as atividades e o desempenho do Depecon no ano corrente anterior.

Descrição:

Essa presta√ß√£o de contas inclui tanto as informa√ß√Ķes sobre gastos realizados e recursos dispon√≠veis, tal como informa√ß√Ķes sobre a produ√ß√£o acad√™mica, quantidade de bancas, alunos formados, evolu√ß√£o das taxas de entrada e desligamento de alunos etc. Os bancos de dados mencionados anteriormente quando abastecidos e em funcionamento ser√£o de grande valia nesse sentido. A partir da sistematiza√ß√£o de todas essas informa√ß√Ķes ser√° poss√≠vel, no futuro, desenvolver indicadores e outras formas de acompanhamento e redefini√ß√£o de a√ß√Ķes/procedimentos.

Recorrência:

Permanente.

Custos:

n.a.

Respons√°veis:

Chefia do Depecon em parceria com a coordenação de graduação e dos programas de pós-graduação.

Operacionalização

Chefia do Depecon com suporte técnico.

Demanda ação de terceiros?

n.a.

IMPACTOS ESPERADOS DA AÇÃO PROPOSTA

Criar rotina para disponibilizar informa√ß√Ķes de forma transparente e de f√°cil acesso a todos os interessados no Depecon.

√Ārea 4 ‚Äď Imagem e Publicidade

√Ārea/Foco:

Imagem e Publicidade

Ação/Proposição:

A√ß√£o 4.1 ‚Äď Atualiza√ß√£o peri√≥dica da p√°gina¬†Web¬†do Depecon.

Objetivo:

Estabelecer uma rotina de atualização e operacionalização do website do Depecon.

Descrição:

A atualiza√ß√£o do¬†website¬†pode ser vista como uma a√ß√£o necess√°ria para melhorar a imagem e proximidade do Depecon com a comunidade acad√™mica interna e externa. Al√©m disso, faz-se necess√°rio que o¬†website¬†seja o mais completo poss√≠vel para, tamb√©m, facilitar o acesso √†s informa√ß√Ķes por parte da comunidade n√£o acad√™mica quando da necessidade de consultar alguma informa√ß√£o. O¬†website¬†pode funcionar como uma secretaria virtual em que muitas demandas j√° podem ser resolvidas antecipadamente.

O website também deve abranger as demandas da graduação, e ao mesmo tempo criar vínculos com os websites dos programas de pós-graduação ligados ao Depecon, sobretudo quando tenham seus websites específicos.

Recorrência:

Semestral para mudan√ßas estruturais, e semanal sempre que for necess√°ria a postagem de informa√ß√Ķes e not√≠cias.

Custos:

A verificar. Essa atividade pode ser feita de forma aut√īnoma pelo Depecon, como tamb√©m verificar as possibilidades associadas a isso no √Ęmbito da estrutura t√©cnica/de suporte da UFPR.

Respons√°veis:

Defini√ß√£o de comiss√£o para avaliar, acompanhar e executar as mudan√ßas estruturais ap√≥s concord√Ęncia da plen√°ria do Depecon. Sugere-se que a comiss√£o seja composta por dois professores, dois t√©cnicos administrativos ligados ao DEPECON e dois representantes discentes.

Operacionalização

Técnicos administrativos e suporte da Comissão.

Demanda ação de terceiros?

Depende se a a√ß√£o demandar√° esfor√ßos de terceiros no √Ęmbito da pr√≥pria UFPR ou mesmo fora da universidade, como a contrata√ß√£o de servi√ßos de¬†Web-design. Uma possibilidade √© avaliar a realiza√ß√£o de parcerias com outros departamentos na √°rea de TI e que tipo de suporte eles poderiam dar, inclusive com a participa√ß√£o de alunos.

IMPACTOS ESPERADOS DA AÇÃO PROPOSTA

Melhorar a imagem do Depecon. Aumentar a transpar√™ncia e o acesso a informa√ß√Ķes. Criar rotina de atualiza√ß√£o de not√≠cias, projetos, pesquisas, publica√ß√Ķes e demais atividades e resultados alcan√ßados no √Ęmbito do Depecon.

MAPA/CRONOGRAMA (proposta preliminar)

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