A história do SCSA – Setor de Ciências Sociais Aplicadas da UFPR inicia-se em 22 de setembro de 1945, dia exato da instalação da ainda Faculdade de Administração e Finanças do Paraná no prédio histórico da UFPR, localizado na Praça Santos Andrade. O curso era subordinado financeiramente à Faculdade de Direito do Paraná e foi criado por meio do Decreto Federal 17.552 de 09 de janeiro.
A regulamentação da Lei 4.769/1965, a qual instituiu a profissão liberal de Administrador, foi o evento que marcou a necessidade de criação do Curso de Administração da UFPR como é conhecido hoje. O curso foi iniciado em 15 de fevereiro de 1967. A primeira turma, admitida em 1968, contava com 50 alunos.
As reformas do ensino superior no Brasil, nas décadas de 1960 e 1970, fizeram com que a UFPR reorganizasse seu modelo administrativo e passasse a oferecer os cursos organizados em setores e departamentos. Assim, em 1973, era criado o Setor de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Paraná, contando com os cursos de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas e Direito.
A formatura dos pioneiros em Administração da UFPR foi um marco na vida acadêmica do Estado. A solenidade contou também com a participação dos estudantes de Ciências Contábeis e Ciências Econômicas do então recém criado Setor de Ciências Sociais Aplicadas, dirigido pelo professor Alceu Ribeiro de Macedo. O evento mobilizou titulares de todos os poderes do Estado: estavam presentes o presidente do Tribunal de Justiça, representantes do presidente da Assembleia Legislativa, do Comandante da Região Militar, do Arcebispo Metropolitano e das principais entidades de classe regionais.
O primeiro aluno da turma, classificado por desempenho acadêmico, foi Herbert Antônio Age José que recebeu prêmios da entidade profissional – o CRTA – 9ª Região -, atual CRA-PR e do Banco Bamerindus do Brasil. O professor Age, mais tarde, veio a se tornar professor do curso, aposentando-se em 2017. A primeira turma teve como patrono e principal homenageado o professor Pedro Viriato Parigot de Souza, presidente da Companhia Paranaense de Energia, naquele momento já indicado para vice-governador no mandato que se iniciava e vindo a tornar-se, mais tarde, o governador do Estado do Paraná.
Imagens: Formatura curso de Administração da UFPR (1970). Fonte: Acervo pessoal do professor Herbert Antônio Age José.
A partir de 2002 e até o presente momento o SCSA e os cursos do setor passaram a funcionar no Campus Botânico da UFPR. A nova sede foi fundamental para a melhoria da qualidade do ensino, pesquisa e extensão. A estrutura do edifício conta com salas de aulas amplas, auditórios para grandes e pequenos eventos, ampla área de interação com mesas de trabalho para alunos, salas para pesquisas, sala de conferências, além de laboratórios de informática, biblioteca com acervo específico, estacionamento gratuito, restaurante universitário e cantina.
Imagens: Fachada externa do SCSA UFPR Campus Botânico (2022). Fonte: redes sociais do SCSA UFPR.
Atualmente, o curso de graduação em Administração integra o Departamento de Administração Geral e Aplicada (DAGA) do Setor de Ciências Sociais Aplicadas (SCSA) da Universidade Federal do Paraná. O DAGA é responsável pela distribuição de encargos didáticos, execução orçamentária, elaboração e aprovação de planos de ensino, entre outras atividades didáticas e administrativas ligadas aos professores. A Coordenação do Curso de graduação, por sua vez, é responsável pela gestão de questões relacionadas à vida estudantil tais como matrículas, ajustes e demais assuntos relacionados ao percurso acadêmico dos estudantes: equivalências, atividades formativas, estágio, colação de grau, dentre outros.
Endereço
Departamento de Administração Geral e Aplicada – DAGA
Av. Pref. Lothario Meissner, 632 2º andar
Jardim Botânico
CEP: 80210-170 – Curitiba PR
Fone/FAX: +55 41 3360-4360
No Manual para Estudantes UFPR da PROGRAD estão disponíveis informações essenciais ao discente, dentre essas: estrutura geral da UFPR, papel da coordenação de curso e principais procedimentos e regras acadêmicas.