ACEs

Atividades Curriculares de Extensão (ACEs) são componentes obrigatórios da matriz curricular no Projeto Pedagógico de Curso a a partir de 2023, totalizando 10% do total da carga horária do curso, tendo por finalidade ressaltar o valor das atividades de extensão que contribuem para a efetiva indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão na Universidade.
Os discentes do curso de administração poderão desenvolver ACEs em uma ou mais das modalidades listadas abaixo, desde que a soma da carga horária corresponda aos 10% do total de horas estabelecidas no Projeto Pedagógico do Curso (ou seja, 300 horas) e necessárias à integralização curricular. 

ACE I – disciplina introdutória de fundamentação da Extensão (limitada a 30h);
ACE II – disciplinas com previsão de uma parte ou da totalidade da carga horária destinada à participação em ações de programas ou projetos de extensão. No curso de Administração, as ACE II são disciplinas optativas com 60h de carga horária extensionista e estão descritas no Anexo I deste regimento. 
ACE III – participação estudantil em programas ou projetos de extensão da UFPR. 
ACE IV – participação estudantil como integrante de equipe organizadora ou ministrante de cursos e eventos ou participante de ações de prestação de serviço, que estejam vinculados a programas ou projetos de extensão. 
ACE V – participação estudantil em programas ou projetos de extensão em outras instituições de Ensino Superior com parceria conforme as modalidades normalizadas pela Pró Reitoria de Planejamento e Finanças.

Para mais informações, acesse:
Regulamento de Atividades Curriculares Extensionistas

DAS ROTINAS ADMINISTRATIVAS DE ENVIO E VALIDAÇÃO DE ATIVIDADES CURRICULARES DE EXTENSÃO DAS MODALIDADES ACE III, ACE IV e ACE V
Obs.: as ACEs I e II constarão automaticamente no histórico escolar do aluno a partir da aprovação na(s) disciplina(s)


Cabe ao discente:

1. Ao totalizar as 300(trezentas) horas extensionistas, incluindo ACE I e ACEII vencidas ou em curso (matrícula ativa em laboratório extensionisa no semestre de solicitação), preencher oFORMULARIO_1 e enviar para a secretaria da Coordenação do Curso de Administração (cursoadm@ufpr.br), juntamente com os documentos comprobatórios da modalidade a ser validada (ACE III, ACE IV ou ACE V) + Relatório de Integralização e Histórico caso esteja com matrícula ativa em laboratório extensionista (relatórios disponíveis no SIGA – ABA documentos)
Obs.:
Os anexos e os documentos comprobatórios das ACEs devem ser enviados num único em formato pdf iniciando pelo formulário de solicitação. 

2. Após receber a resposta de DEFERIMENTO realizar a solicitação no sistema SIGA. Verificar  instruções disponíveis no tutorial “Creditação da Extensão: como realizar a solicitação ACE III, IV e V”, acessível pelo link abaixo: https://ufpraberta.ufpr.br/course/view.php?id=9


Cabe à secretaria da Coordenação do Curso de Administração:

instruir processo SEI a partir da documentação enviada pelo discente; atribuir o processo a(o) Coordenador do Coordenação do Curso de Administração que encaminhará à Comissão Orientadora e Avaliadora de Atividades de Extensão (COAEx).


Cabe à COAEx do Curso de Administração:
Conferir documentação, incluindo a verificação de duplicidade de documentação destinada à Atividade Formativas, se for o caso; modalidade solicitada; emitir parecer de Deferimento ou Indeferimento da ACE solicitada e devolver o processo SEI à secretaria da Coordenação do Curso de Administração.


Cabe à secretaria da Coordenação do Curso de Administração:

Comunicar o(a) discente sobre o parecer da comissão.

Orientar o(a) discente sobre o procedimento de solicitação de “Creditação de Extensão” no SIGA, incluindo a indicação da modalidade de ACEs a ser solicitada, caso necessário.

Após a solicitação do aluno no SIGA, lançar as ACEs validadas pela COAEx do Curso de Administração no histórico escolar do discente.

Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Universidade Federal do Paraná
Escola de Administração
Av. Prefeito Lothário Meissner, 632 - 2º andar
Telefones: (41) 3360-4366 - E-mail: cursoadm@ufpr.br
CEP: 80210-170 - Jardim Botânico - Curitiba (PR) - Brasil

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Universidade Federal do Paraná
Escola de Administração
Av. Prefeito Lothário Meissner, 632 - 2º andar
Telefones: (41) 3360-4366 - E-mail: cursoadm@ufpr.br
CEP: 80210-170 - Jardim Botânico - Curitiba (PR) - Brasil


©2025 - Universidade Federal do Paraná - Escola de Administração

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR