Oferta de atividade Formativa Complementar – TORNEIO DE GESTÃO DA UFPR – 2020

Oferta de atividade Formativa Complementar 

TORNEIO DE GESTÃO DA UFPR – 2020

Docente responsável

Gustavo Abib

Objetivo:

O Torneio de Gestão da UFPR busca praticar e desenvolver nos participantes através da simulação empresarial as competências exigidas pelo mercado. Através de um desafio empolgante e fascinante os participantes se tornarão gestores de uma empresa que opera em um ambiente concorrido e dinâmico. A sobrevivência e o sucesso da empresa dependerão da capacidade e da habilidade nas decisões de gestão de seus membros!

Formato:

Todo o torneio será realizado utilizando um Simulador Empresarial 100% online que simula a gestão de uma Startup.

Carga horária:

15 horas – 100% a distância.

Público Alvo:

Alunos da graduação regularmente matriculados na UFPR, com preferência dos cursos de Administração, Contabilidade, Economia e Gestão da Informação.

Vagas:

30 empresas simuladas.

Cada empresa pode ser formada por equipes de dois a cinco integrantes cada.

Certificação:

Os alunos que concluírem todas as decisões, receberão um certificado de participação de 12 horas.

Os membros das equipes que ficarem na 1ª, 2ª e 3ª colocação, receberão adicionalmente um certificado de mérito.

CRONOGRAMA PROPOSTO:

ATIVIDADE PRAZO
Inscrições 18/05 a 23/05
Envio do material e das senhas 26/05
Início da simulação – Decisão do primeiro período 29/05 até as 22:00h.
Decisão do Segundo Período 02/06 até as 22:00h.
Decisão do Terceiro Período 05/06 até as 22:00h.
Decisão do Quarto Período 09/06 até as 22:00h.
Decisão do Quinto Período 12/06 até as 22:00h.
Decisão do Sexto Período 16/06 até as 22:00h.
Decisão do Sétimo Período 19/06 até as 22:00h.
Publicação do Resultado Final 23/06

 

  Regulamento do Torneio

1. OBJETO

 O Torneio de Gestão da UFPR é uma competição aberta aos alunos de graduação da Universidade Federal do Paraná. Seu objetivo é praticar e desenvolver nos participantes através da simulação empresarial as competências exigidas pelo mercado. Através de um desafio empolgante e fascinante os participantes se tornarão gestores de uma empresa que opera em um ambiente concorrido e dinâmico. É oferecido e coordenador pelo professor Gustavo Abib, docente do Curso de Administração da Universidade Federal do Paraná.

2.  DOS PARTICIPANTES

 São elegíveis de participação no Torneio de Gestão da UFPR 2020, alunos regularmente matriculados dos cursos de graduação oferecidos pela UFPR. Não são elegíveis de inscrição, alunos de cursos lato ou stricto sensu, servidores, professores ou alunos externos à UFPR, bem como profissionais em geral.

Os participantes poderão formar equipes de no mínimo 02 (dois) e no máximo 05 (cinco) integrantes. Um mesmo integrante não poderá fazer parte de mais de uma empresa na mesma edição do Torneio de Gestão UFPR.

3.  DAS INSCRIÇÕES

 As inscrições serão realizadas pela internet através do site: https://is.gd/RVKxjY no período de 18 de maio de 2020 a 23de maio de 2020.

No formulário eletrônico de inscrição deverão ser informados os dados de todos os integrantes da equipe (nomes, CPF, e-mail, entre outros).

No ato da inscrição as equipes nomearão um representante para comunicação com o professor. Este representante será o responsável pelo recebimento dos e-mails de confirmação e envio de senhas.

Não há distinção entre os membros da equipe, sendo todos responsáveis pelo envio das decisões, bem como pelo acompanhamento de toda a comunicação veiculada no Facebook.

O processo de inscrição compreende duas etapas:

1° – Preenchimento

2° – Recebimento do e-mail com o

Caso a equipe não receba o e-mail de confirmação, verificar na pasta de Spam e posteriormente entrar em contato com abib@ufpr.br.

4.  DA OPERACIONALIZAÇÃO E O CRONOGRAMA

 Todas as equipes que participarem da simulação iniciam com as mesmas informações, mesma estrutura e mesma condição econômica, mercadológica e operacional. As decisões mais acertadas conduzirão aos melhores resultados.

A competição do Torneio de Gestão da UFPR será realizada em uma etapa. Serão simulados um total de sete períodos e não há decisão de teste.

Os mercados serão compostos por até 15 equipes, que competirão entre si pelo mesmo mercado. Esses grupos serão formados pelo coordenador do Torneio.

A classificação será disponibilizada pelo Facebook da OGG Simulação Empresarial (@simulacaoempresarial). Os critérios de classificação serão apresentados no item 6.

 

O cronograma da competição será:

ETAPA Única

ATIVIDADE
Input das decisões 29/05

22:00h

02/06

22:00h

05/06

22:00h

09/06

22:00h

12/06

22:00h

16/06

22:00h

19/06

22:00h

Disponibilização

dos resultados

30/05 23/06 06/06 10/06 13/06 17/06 20/06

 5. DA DESCLASSIFICAÇÃO

 A desclassificação pode ocorrer por dois motivos:

  1. Caso a equipe não envie suas decisões no prazo estipulado. A equipe está automaticamente desclassificada e excluída da competição.
  2. Uso de informações falsas para inscrição.

6.  DOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

 Para a constituição do ranking, os fatores avaliados serão:

  • Market share acumulado em todas as regiões com peso 4.
  • ROA (rentabilidade sobre o ativo) com peso 4;
  • Menor endividamento total com peso
  • Satisfação da Equipe com peso

Em caso de empate, a nota do fator ROA será utilizada para desempate e ainda sim persistindo o empate o valor do lucro líquido será utilizado para desempate.

O ranking divulgado a cada período (fase) será o final, contemplando todas as empresas do torneio.

7.  DA CERTIFICAÇÃO

 O resultado final será divulgado no Facebook da OGG Simulação Empresarial (@simulacaoempresarial), no dia 20/06/2020.

Todos os participantes que concluírem o torneio farão jus a um certificado de participação que constará uma carga horária de 15 horas. Os certificados poderão ser retirados no Departamento de Administração da UFPR (prédio de Sociais Aplicadas) após 45 dias do retorno das atividades presenciais.

 8.  DA ESTRUTURA NECESSÁRIA

 Para acesso ao simulador é necessário apenas um computador ou tablete com acesso a internet. Não há a necessidade de instalação de nenhum software adicional, bastando apenas acessar do site (www.ogg.com.br/startup/app) com um navegador padrão.

9.  DA COMUNICAÇÃO

 O input das decisões no sistema é de responsabilidade dos participantes. O prazo para encerramento das decisões é as 22:00h (horário de Brasília) do dia apresentado no cronograma da competição.

O não envio das decisões por parte da equipe ensejará em desclassificação da mesma.

A divulgação dos resultados acontecerá no próximo dia até as 21:00h. (horário de Brasília), sempre com as informações divulgadas pelo Facebook da OGG e os resultados diretamente no simulador.

O professor Gustavo Abib e a UFPR não se responsabilizam por falhas técnicas, como por exemplo indisponibilidade da internet, falta de luz, entre outros. Recomenda-se que as empresas tomem as decisões durante o tempo disponibilizado para tal. Desaconselhamos o envio de decisões nas últimas horas para evitar contratempos.

Recomenda-se que os participantes verifiquem as decisões tomadas através da tela de decisões e do relatório projetado. Após o encerramento do prazo não se pode alterar decisões.

A coordenação do evento não aceitará decisões em papel, tampouco cópias das telas para comprovação de input das decisões.

A comunicação com a coordenação se dará somente por e-mail e serão respondidas somente questões técnicas de operação. Em hipótese alguma serão respondidas questões referentes ao mercado simulado. O prazo para resposta é de até 48 horas.

10.  DA COORDENAÇÃO

 A coordenação fica a cargo do professor Gustavo Abib, docente da UFPR no departamento de Administração Geral e Aplicada.

11.  DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

 A coordenação do Torneio de Gestão da UFPR reserva o direito de alterar as datas e horários das decisões, de processamento da rodada, de início e fim do prazo de inscrições, bem como da realização da competição, em caso de problemas operacionais, como internet, comunicação, energia, entre outros.

A inscrição no Torneio de Gestão da UFPR implica no aceite incondicional de todas as cláusulas presentes neste regulamento. Qualquer caso omisso será resolvido pela coordenação, sendo suas decisões soberanas e irrevogáveis.

Data de publicação: 18 de maio de 2020

Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Universidade Federal do Paraná
Escola de Administração
Av. Prefeito Lothário Meissner, 632 - 2º andar
Telefones: (41) 3360-4366 - E-mail: cursoadm@ufpr.br
CEP: 80210-170 - Jardim Botânico - Curitiba (PR) - Brasil

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Universidade Federal do Paraná
Escola de Administração
Av. Prefeito Lothário Meissner, 632 - 2º andar
Telefones: (41) 3360-4366 - E-mail: cursoadm@ufpr.br
CEP: 80210-170 - Jardim Botânico - Curitiba (PR) - Brasil


©2025 - Universidade Federal do Paraná - Escola de Administração

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR