ACEs

Atividades Curriculares de Extensão (ACEs) são componentes obrigatórios da matriz curricular no Projeto Pedagógico de Curso a a partir de 2023, totalizando 10% do total da carga horária do curso, tendo por finalidade ressaltar o valor das atividades de extensão que contribuem para a efetiva indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão na Universidade.
Os discentes do curso de administração poderão desenvolver ACEs em uma ou mais das modalidades listadas abaixo, desde que a soma da carga horária corresponda aos 10% do total de horas estabelecidas no Projeto Pedagógico do Curso (ou seja, 300 horas) e necessárias à integralização curricular.

ACE I – disciplina introdutória de fundamentação da Extensão (limitada a 30h);
ACE II – disciplinas com previsão de uma parte ou da totalidade da carga horária destinada à participação em ações de programas ou projetos de extensão. No curso de Administração, as ACE II são disciplinas optativas com 60h de carga horária extensionista e estão descritas no Anexo I deste regimento.
ACE III – participação estudantil em programas ou projetos de extensão da UFPR.
ACE IV – participação estudantil como integrante de equipe organizadora ou ministrante de cursos e eventos ou participante de ações de prestação de serviço, que estejam vinculados a programas ou projetos de extensão.
ACE V – participação estudantil em programas ou projetos de extensão em outras instituições de Ensino Superior com parceria conforme as modalidades normalizadas pela Pró Reitoria de Planejamento e Finanças.

Para mais informações, acesse:
Regulamento de Atividades Curriculares Extensionistas

DAS ROTINAS ADMINISTRATIVAS DE ENVIO E VALIDAÇÃO DE ATIVIDADES CURRICULARES DE EXTENSÃO DAS MODALIDADES ACE III, ACE IV e ACE V
Obs.: as ACEs I e II constarão automaticamente no histórico escolar do aluno a partir da aprovação na(s) disciplina(s)

Cabe ao discente:
preencher o
 FORMULARIO_1 e enviar para a secretaria da Coordenação do Curso de Administração (cursoadm@ufpr.br), juntamente com os documentos comprobatórios da modalidade a ser validada (ACE III, ACE IV ou ACE V).
Obs.: Os anexos e os documentos comprobatórios das ACEs devem ser enviados em formato pdf.

Cabe à secretaria da Coordenação do Curso de Administração:

criar um processo SEI a partir da documentação enviada pelo discente e ao Coordenador do Coordenação do Curso de Administração encaminhar o processo SEI à Comissão Orientadora e Avaliadora de Atividades de Extensão (COAEx).

Cabe à COAEx do Curso de Administração:
devolver o processo SEI à secretaria da Coordenação do Curso de Administração com despacho decisório a respeito da validação ou não da ACE solicitada.

Cabe à secretaria da Coordenação do Curso de Administração:
lançar as ACEs validadas pela COAEx do Curso de Administração no histórico escolar do discente.