Prezados(as) alunos (as),
Divulgamos abaixo as datas previstas para o próximo semestre letivo 2022/1, de acordo com a Resolução 31/22-CEPE/UFPR.
De 21 a 25 de maio – Período de SOLICITAÇÃO DE MATRÍCULAS – exclusivamente pela tela da/o aluna/o no SIGA! Será exigida a carga horária mínima para que as matrículas sejam solicitadas: você deve selecionar as turmas nas quais quer solicitar matrícula e só depois que atingir a carga horária semestral mínima 240 horas– clicar em ‘Solicitar matrícula’. O sistema não permitirá solicitação de matrícula com carga horária menor que a mínima mencionada. O sistema só permitirá a solicitação de matrículas com carga horária total abaixo da mínima mencionada apenas e somente na situação de o/a aluno/a estar na reta final do curso e faltar pouca carga horária para concluir o curso. O SIGA não leva em consideração horário/data de solicitação para organização da fila de prioridades.
Grade de Oferta de Disciplinas disponível em https://sociaisaplicadas.ufpr.br/administracao/matriculas/
26 e 27 de maio – PROCESSAMENTO DAS MATRÍCULAS – procedimento automático do SIGA. Apenas depois disso, as turmas em que você foi efetivamente matriculada/o aparecerão em sua tela como tal.
30 e 31 de maio – Período para solicitar AJUSTE DE SUA MATRÍCULA NO SIGA. IMPORTANTE: Esta é uma funcionalidade nova no sistema. Não haverá interferência da Secretaria neste ajuste. Toda solicitação de ajuste, neste momento, deverá ser realizada no SIGA. Você poderá solicitar remoção ou inclusão de matrícula em disciplina, respeitando sempre a carga horária mínima exigida (para remoção) e a existência de vagas na turma (para inclusão).
1º de junho – PROCESSAMENTO DO AJUSTE DAS MATRÍCULAS – procedimento automático do SIGA. Apenas depois disso, as turmas que você eventualmente tenha cancelado e aquelas em que você foi efetivamente matriculada/o após o ajuste aparecerão em sua tela como tal.
02 a 17 de junho – CORREÇÃO RESIDUAL DE MATRÍCULAS PELA COORDENAÇÃO: A Secretaria divulgará, em seu tempo, o método de realização desta correção, para eventuais sobras de vagas.
06 de junho – INÍCIO DO PERÍODO LETIVO – Todas as turmas ofertadas serão ministradas normalmente, na modalidade de ensino presencial. Diferentemente dos períodos especiais realizados no auge da pandemia, este período que se inicia – o Primeiro Semestre de 2022 (2022/1) – é de natureza obrigatória para todos/as os/as estudantes.
ATÉ 15 de junho– Período para a/o aluna/o em situação de trancamento solicitar o DESTRANCAMENTO diretamente em sua tela no SIGA. Recomendamos que se antecipe a este prazo para garantir a possibilidade de solicitar matrícula em disciplina (ver datas acima). Se ainda não sabe como realizar este procedimento acesse a guia ‘Bloco 1 – alunos e alunas’ e tire todas as suas dúvidas no tutorial do SIGA neste link.
ATÉ 1º de julho – período para a/o aluna/o sem matrícula em disciplina do semestre 2022.1 solicitar TRANCAMENTO diretamente em sua tela no SIGA. Se ainda não sabe como realizar este procedimento acesse a guia ‘Bloco 1 – alunos e alunas’ e tire todas as suas dúvidas no tutorial do SIGA neste link. Caso não queira ou não possa cursar o semestre, deverá solicitar trancamento do curso – CUIDADO: se não estiver cursando nenhuma disciplina e também não tiver solicitado o trancamento, será caracterizado o abandono de curso!
De 06 ATÉ 17 de junho – período para a/o aluna/o solicitar, se houver, exames de ADIANTAMENTO de conhecimento diretamente em sua tela no SIGA. Se ainda não sabe como realizar este procedimento acesse a guia ‘Bloco 1 – alunos e alunas’ e tire todas as suas dúvidas no tutorial do SIGA neste link. Para entender o que é o ADIANTAMENTO e quais são os critérios para solicitar, leia a Seção IV, Artigos 13-19, da Resolução 92/13-CEPE/UFPR que trata do tema, neste link.
De 06 de junho ATÉ 1º de julho – período para a/o aluna/o caloura/o solicitar EQUIVALÊNCIA de disciplinas diretamente em sua tela no SIGA. Se ainda não sabe como realizar este procedimento acesse a guia ‘Bloco 1 – alunos e alunas’ e tire todas as suas dúvidas no tutorial do SIGA neste link.
De 20 ATÉ 29 de julho – período para a/o aluna/o que esteve matriculado em disciplinas do semestre letivo 2022.1 solicitar TRANCAMENTO diretamente em sua tela no SIGA. Se ainda não sabe como realizar este procedimento acesse a guia ‘Bloco 1 – alunos e alunas’ e tire todas as suas dúvidas no tutorial do SIGA neste link.
De 20 ATÉ 29 de julho – período para a/o aluna/o solicitar CANCELAMENTO de disciplina em que está matriculada/o neste semestre letivo 2022.1, diretamente em sua tela no SIGA. Se ainda não sabe como realizar este procedimento acesse a guia ‘Bloco 1 – alunos e alunas’ e tire todas as suas dúvidas no tutorial do SIGA neste link.
ATÉ 29 de julho – período para a/o aluna/o solicitar, se houver, exames de APROVEITAMENTO de conhecimento diretamente em sua tela no SIGA. Se ainda não sabe como realizar este procedimento acesse a guia ‘Bloco 1 – alunos e alunas’ e tire todas as suas dúvidas no tutorial do SIGA neste link. Para entender o que é o APROVEITAMENTO e quais são os critérios para solicitar, leia a Seção V, Artigos 20-31, da Resolução 92/13-CEPE/UFPR que trata do tema, neste link.
De 25 de julho ATÉ 27 de setembro: Período para lançamento de ATIVIDADES COMPLEMENTARES FORMATIVAS no semestre letivo 2022.1. Para solicitar a validação das Atividades Complementares favor consultar o site do curso de Administração > aba Graduação > Atividades Complementares. Leia atentamente a Regulamento, preencha o formulário e encaminhe a documentação para o e-mail indicado no Regulamento. O documento deve vir, necessariamente, no formato .pdf e em arquivo único!
17 de setembro: Término do semestre letivo 2022/1.
19 a 24 de setembro: Exames finais.
27 de setembro: data limite para lançamento de notas pelos/as docentes. Após essa data a Secretaria listará as/os estudantes aptas/os a colarem o grau e entrará em contato para os informar procedimentos necessários.
Data de publicação: 20 de maio de 2022