Formatura

 
 
 

Para a emissão do Certificado de Conclusão do Curso e do Diploma é necessária a participação do aluno concluinte na colação de grau.

Conforme disposto na Instrução Normativa PROGRAD Nº 01/2024, de 09 de dezembro de 2024, Artigo 1º, Parágrafo Único (anexa), o aluno que concluiu todas as etapas do curso, mas ainda não participou da colação de grau, é considerado “concluinte” ou “provável formando“.
 
Dessa forma, seguindo as orientações da PROGRAD/COPAP/SAAC, não é permitido fornecer declarações que atestem a condição de formando ou de Conclusão do Curso antes da participação do aluno na colação de grau. Nestes casos, é disponibilizada exclusivamente a “Declaração de Provável Formando”, disponível no sistema SIGA e que deve ser solicitada para a Coordenação do Curso de Administração via e-mail. 

ORIENTAÇÕES SOBRE AS MODALIDADES DE COLAÇÃO DE GRAU:

A colação pode ocorrer de duas formas distintas: com solenidade e sem solenidade:
• Colação COM solenidade: organizada por uma comissão de formatura e que ocorrerão em sessão solene do COUN.

• Colação SEM solenidade: opção para os formandos que não desejam ou não podem arcar com os custos de uma cerimônia de formatura. 
 
O formando deve optar por uma das modalidades, a participação em uma das modalidades de colação impede a participação na outra.
 

ATENÇÃO UPLOAD DE DOCUMENTOS NO SIGA

Informamos que com a implantação do SIGA, para que possam participar da colação de grau, é necessário que os formandos realizem o upload dos documentos pessoais no sistema, conforme tutorial disponível clicando aqui

Alertamos que os(as) formandos(as) que não realizarem o referido procedimento estarão automaticamente excluídos da colação de grau.

 
 
EMISSÃO DE DIPLOMAS
AGENDA DE COLAÇÕES: 
 
ALUNOS QUE INTEGRALIZARAM O CURSO NO 1º SEMESTRE/2025
 
Conforme o Edital nº 57/MEC, o curso de Bacharelado em Administração foi selecionado para participação no ENADE 2025.

De acordo com o item 3.1.1, inciso II do referido edital:

II – Concluintes de bacharelados e licenciaturas: aqueles que tenham previsão de integralização de 80% ou mais da carga horária mínima do currículo do curso definido pela IES e não tenham previsão de colação de grau até 31 de agosto de 2025, ou aqueles com previsão de integralização de 100% da carga horária do curso até julho de 2026.

Informamos que, infelizmente, ocorreram problemas técnicos no processo de cadastramento do curso para participação no ENADE 2025.

Estamos em tratativas com a PROGRAP para regularização da situação.

Esclarecemos que a inscrição dos alunos é realizada pela Coordenação do Curso, sendo obrigatório, parte dos alunos, o preenchimento do “Questionário do Estudante”, no período de 14 de julho à 22 de novembro de 2025, conforme disposto no Edital nº 60/2025 e na Portaria nº 359/2025.

Tão logo as pendências sejam resolvidas, encaminharemos novas orientações sobre o processo.

Pedimos que aguardem nosso contato.

> COLAÇÃO COM SOLENIDADE:

Considerando que não houve tempo hábil para a realização da colação de grau com solenidade até o prazo estabelecido, os(as) discentes concluintes que desejarem participar dessa modalidade de colação deverão, obrigatoriamente, realizar a prova do ENADE 2025.

Excepcionalmente, esses discentes poderão se inscrever para a colação de grau com solenidade da turma referente ao 2º semestre de 2025, mediante contato com a Comissão de Formatura responsável.

> COLAÇÃO SEM SOLENIDADE

 
Informamos a confirmação da  COLAÇÃO REMOTA SEM SOLENIDADE  no dia 29/08/2025.
 
No decorrer do dia, encaminharemos os link´s para assinaturas eletrônicas da Ata de Colação e Declaração. Os documentos estarão disponíveis no SEI para assinatura por 10 (dez) dias. 
 
Esclarecemos que não haverá transmissão remota, apenas serão encaminhados os  link´s para o seu e-mail institucional da UFPR para acesso ao SEI, sistema onde você assinará eletronicamente os documentos.
Orientamos para que verifique o acesso ao seu e-mail UFPR antecipadamente para evitar problemas no momento em que for realizar a assinatura dos documentos.
 
Caso tenha problemas de acesso ao seu e-mail busque a recuperação do mesmo via portal de sistemas da UFPR: www.sistemas.ufpr.br:
 
 
 
Caso não receba o e-mail de recuperação da senha > encaminhe e-mail para suporte@ufpr.br informando os dados abaixo para verificação de seu vínculo:
Descreva de forma detalhada qual é a sua solicitação de suporte e informe os dados abaixo:
Nome completo:
Data de nascimento:
CPF (somente nrs):
GRR (aluno/aluna):
E-mail alternativo para recuperação de senha:
 
Caso ainda, persista o problema fazer contato pelo telefone: (41) 3361-3333 (das 8h às 12h e das 14h às 18h)
 
 
OBSERVAÇÕES
 
1. Após a assinatura nos referidos documentos acima elencados, o concluinte terá direito ao Certificado de Conclusão de curso e ao Histórico Escolar que será fornecido de forma eletrônica.
 
2. O prazo para a emissão do diploma é de 60 dias, prorrogável por mais 60 dias. 
     Lembramos que para as colações a partir de 2023 os diplomas serão emitidos apenas em formato digital.
 
 
Ressaltamos que a participação na colação SEM Solenidade impossibilita a participação posterior na colação com solenidade. 
 
 
Alertamos para que, seja realizado o upload dos documentos exigidos no sistema, conforme as orientações disponíveis no link a seguir:
 
 
 
 

O prazo para emissão dos diplomas é de 60(sessenta) dias podendo ser prorrogado por mais 60(sessenta) dias.

Para as colações ocorridas a partir de 2023 os diplomas serão exclusivamente emitidos de forma digital, acesse o link abaixo para orientações sobre o acompanhamento da emissão.

     
 
 
ALUNOS QUE INTEGRALIZARAM O CURSO NO 2º SEMESTRE/2024
 
> Colação COM Solenidade:
 
DATA: 22/05/2025 – REALIZADA ->  emissão de diplomas liberada – verificar “Tutorial Diploma Digital” abaixo.
 
> Colação Remota SEM Solenidade:
DATA: 27/05/2025 – REALIZADA -> emissão de diplomas liberada – verificar “Tutorial Diploma Digital” abaixo.

Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Universidade Federal do Paraná
Escola de Administração
Av. Prefeito Lothário Meissner, 632 - 2º andar
Telefones: (41) 3360-4366 - E-mail: cursoadm@ufpr.br
CEP: 80210-170 - Jardim Botânico - Curitiba (PR) - Brasil

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Universidade Federal do Paraná
Escola de Administração
Av. Prefeito Lothário Meissner, 632 - 2º andar
Telefones: (41) 3360-4366 - E-mail: cursoadm@ufpr.br
CEP: 80210-170 - Jardim Botânico - Curitiba (PR) - Brasil


©2025 - Universidade Federal do Paraná - Escola de Administração

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR