Formulários importantes

Formulários para solicitações a serem realizadas diretamente na Coordenação de Curso (CCAD), por meio do email da secretaria (cursoadm@ufpr.br):

EXERCÍCIOS DOMICILIARES (CCAD) Para casos em que as condições de saúde não permitem freqüência do educando à escola, na proporção mínima exigida em lei, embora se encontrando o aluno em condições de aprendizagem. Inclui alunos amparados por atestado médico comum e em caso de gestação. Antes de solicitar exercícios domiciliares, consulte as condições previstas na legislação:
DECRETO-LEI Nº 1.044, DE 21 DE OUTUBRO DE 1969
LEI No 6.202, DE 17 DE ABRIL DE 1975
Seção III da Resolução 37/97 CEPE/UFPR
REQUERIMENTO GERAL (CCAD) Para casos que não se enquadram nos outros tipos de solicitações.
CANCELAMENTO DE REGISTRO (CCAD) Utilizado para cancelar o registro acadêmico na UFPR. É necessário preencher, imprimir, assinar o formulário e posteriormente enviar a cópia digitalizada para a Coordenação de seu Curso junto com uma cópia digitalizada do documento de identificação com foto. 

OUTROS PROCEDIMENTOS (para solicitações diretamente no SIGA ou em instâncias externas à Coordenação de Curso)

Alteração de Cadastro (PROGRAD) Para alunos que precisam alterar informações referentes ao cadastro na UFPR. É necessário preencher, imprimir e assinar o formulário, posteriormente enviar a cópia digitalizada para a Unidade de Atendimento da PROGRAD via email (atendimento@ufpr.br) junto com a cópia digitalizada do documento oficial e, se for o caso, decisão judicial.
Cancelamento de Disciplina (SIGA) Para cancelar uma disciplina do período letivo de acordo com a Resolução nº 37/97 – CEPE, Art. 60. O aluno solicita via sistema SIGA, no prazo estabelecido em calendário acadêmico. Seguir tutorial da página UFPR Aberta – Apoio ao Usuário – Conheça o SIGA – Bloco 1 – Alunos e Alunas – Como solicitar cancelamento.
Declaração de presença em prova (DAGA) Requerimento online enviado ao DAGA. Para alunos que precisam apresentar declaração de prova nas empresas em que trabalham; deve ser solicitado com 5 dias úteis de antecedência, mediante preenchimento online
Destrancamento de Curso (SIGA) Para alunos que desejam destrancar o curso (Res. nº 97-A/15 – CEPE e I.N. 01/16 – PROGRAD). Aluno solicita via sistema SIGA, no prazo estabelecido em calendário acadêmico. Seguir tutorial da página UFPR Aberta – Apoio ao Usuário – Conheça o SIGA – Bloco 1 – Alunos e Alunas – Como solicitar destrancamento. 
Disciplina Eletiva  verificar procedimentos novos
Disciplina Isolada Para não integrantes do corpo discente regular da UFPR, com Ensino Médio concluído. Preencher o requerimento constando carimbo de assinatura do Chefe do Departamento, após entregar na Unidade de Atendimento da PROGRAD com cópia do RG, CPF e comprovante de conclusão do ensino médio. Solicitação máxima de três disciplinas. Atenção ao prazo no calendário acadêmico vigente.
Equivalência de Disciplina (SIGA) Solicitação efetuada por alunos ingressantes na UFPR ou para créditos obtidos por meio de convênio (mobilidade acadêmica). O aluno solicita via sistema SIGA, no prazo estabelecido em calendário acadêmico. Seguir tutorial da página UFPR Aberta – Apoio ao Usuário – Conheça o SIGA – Bloco 1 – Alunos e Alunas – Processo de Equivalência.
Exame de Adiantamento de Conhecimento (SIGA) Para alunos que não cursaram a disciplina, mas aleguem possuir domínio de conhecimento do conteúdo (Res. nº 92/13 – CEPE e IN nº 01/14 – PROGRAD). Aluno solicita via sistema SIGA, no prazo estabelecido em calendário acadêmico. Seguir tutorial da página UFPR Aberta – Apoio ao Usuário – Conheça o SIGA – Bloco 1 – Alunos e Alunas – Processo de Exame de Adiantamento.
Exame de Aproveitamento de Conhecimento (SIGA) Para alunos que reprovaram na disciplina por nota e obtiveram frequência igual ou superior a 75%. Permitido solicitar o exame uma única vez na mesma disciplina. Aluno poderá solicitar no máximo dois exames por período acadêmico (semestre/ano) – (Res. nº 92/13 – CEPE e IN nº 01/14 – PROGRAD). Aluno solicita via sistema SIGA, no prazo estabelecido em calendário acadêmico. Seguir tutorial da página UFPR Aberta – Apoio ao Usuário – Conheça o SIGA – Bloco 1 – Alunos e Alunas – Processo de Exame de Aproveitamento.
Solicitação de segunda chamada (DAGA) Requerimento online enviado ao DAGA. Utilizado para aqueles casos que se encaixam nas condições previstas na Resolução 37/97-CEPE, artigo 106, para solicitação de 2ª chamada de prova. 
Trancamento de curso (SIGA) Para alunos que desejam trancar o curso (Res. nº 97-A/15 – CEPE e I.N. 01/16 – PROGRAD). Aluno solicita via sistema SIGA, no prazo estabelecido em calendário acadêmico. Seguir tutorial da página UFPR Aberta – Apoio ao Usuário – Conheça o SIGA – Bloco 1 – Alunos e Alunas – Como solicitar trancamento. 
Solicitação de revisão de prova (DAGA) Requerimento online enviado ao DAGA. Após obter a vista de prova, o aluno poderá solicitar, de forma fundamentada, a revisão de questões que considere indevidamente corrigidas.
Solicitação de vista de prova (DAGA) Requerimento online enviado ao DAGA. Em até 3 dias úteis após a divulgação das notas, os alunos podem solicitar vista da prova diretamente com o professor da disciplina e/ou enviar o requerimento online ao departamento.

No Manual para Estudantes UFPR da PROGRAD estão disponíveis informações essenciais ao discente, dentre essas: estrutura geral da UFPR, papel da coordenação de curso e principais procedimentos e regras acadêmicas.

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