COORDENADORA DO CURSO: PROF.ª DR.ª IOMARA SCANDELARI LEMOS
VICE COORDENADOR DO CURSO: PROF. DR. JOSÉ ROBERTO FREGA
NOME DO CURSO: ADMINISTRAÇÃO
TIPO: Bacharelado
SETOR: Ciências Sociais Aplicadas
SISTEMA: Semestral
DURAÇÃO: 4 anos
TURNO: Manhã e Noite
Nº DE VAGAS: 55 vagas por turno (matutino e noturno) em cada semestre
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No Manual para Estudantes UFPR da PROGRAD estão disponíveis informações essenciais ao discente, dentre essas: estrutura geral da UFPR, papel da coordenação de curso e principais procedimentos e regras acadêmicas.
OBJETIVOS DO CURSO
Formar gestores competentes dos pontos de vista estratégico, operacional, tecnológico, humano e social, capazes de tomar decisões assertivas e liderar pessoas em organizações de diferentes tipos e em ambientes complexos com base em uma sólida formação teórico-prática.
Contribuir com o desenvolvimento e aperfeiçoamento do conhecimento administrativo, com vistas à construção permanente da democracia, da justiça social, da promoção do desenvolvimento e da transformação da sociedade.
Promover o aperfeiçoamento contínuo das práticas didático-pedagógicas, das atividades extracurriculares, do corpo docente e da gestão do curso de Administração.
Fortalecer continuamente a interface do curso de Administração com outras áreas do conhecimento, com a pós-graduação e com organizações públicas, empresas privadas e organizações sem finalidade econômica.
PERFIL DO EGRESSO
De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Administração (CNS, 2021), Capítulo II, Art. 2º, “O perfil do egresso do Curso de Graduação em Administração deve expressar um conjunto coerente e integrado de conteúdos (saber), competências (saber fazer), habilidades (saber fazer bem) e atitudes (querer fazer), que inclua as capacidades fundamentais descritas nestas Diretrizes e que seja coerente com o ambiente profissional para o qual o egresso será preparado, seja ele local, regional, nacional ou global. Parágrafo Único. O conjunto de conteúdos, competências e habilidades que constituem o perfil do egresso deve apresentar um equilíbrio adequado de competências humanas, analíticas e quantitativas.”.
A partir das diretrizes mencionadas acima e também do perfil e dos objetivos do curso de Administração UFPR, definiu-se como perfil do egresso um gestor com visão humana e social, local e global, estratégica e sustentável, sensível às inovações tecnológicas e capaz de tomar decisões assertivas e liderar pessoas em ambientes complexos com base em uma sólida formação teórico-prática.
Definiu-se, ainda, o conjunto de competências humanas, analítico-decisórias e lógico-quantitativas necessárias para a formação do perfil do egresso:
COMPETÊNCIAS HUMANAS (CH): comunicação, liderança, cooperação, adaptação, ética e respeito
Competência de comunicação profissional e interpessoal (CH1)
Competência de liderança de indivíduos e equipes de trabalho (CH2)
Competência de trabalho em equipes multidisciplinares e multiculturais (CH3)
Competência de adaptação e resiliência em organizações e ambientes de atuação com níveis distintos de complexidade (CH4)
Competência de adaptação e resiliência em situações de estabilidade e de mudança (CH5)
Competência de reconhecer e aplicar princípios éticos nas relações pessoais, organizacionais e interorganizacionais (CH6)
Competência de reconhecer e respeitar as necessidades e diferenças individuais e sociais (CH7)
Competência de autoconhecimento, autoavaliação e aprimoramento constante de conhecimentos, habilidades e competências (CH8)
Competência de autonomia de aprendizagem, decisão e ação (CH9)
COMPETÊNCIAS ANALÍTICO-DECISÓRIAS (CAD): gestão de recursos, tomada de decisão, conhecimento teórico e prático, reconhecimento de oportunidades e solução de problemas organizacionais e ambientais, realização de diagnóstico e avaliação de impacto, inovação, pensamento lógico e crítico
Competência na gestão de recursos e integração de tecnologias adequadas a diferentes oportunidades, problemas e contextos organizacionais (CAD1)
Competência de tomar decisões fundamentadas em conhecimento teórico e prático multi e interdisciplinar (CAD2)
Competência de reconhecer e solucionar problemas organizacionais, mercadológicos e sociais (CAD3)
Competência de avaliar o impacto socioeconômico e ambiental das ações e decisões (CAD4)
Competência de reconhecer e considerar a influência positiva e negativa de diferentes tipos de ambientes e contextos regionais, nacionais e internacionais sobre ações e decisões organizacionais (CAD5)
Competência de reconhecer e desenvolver oportunidades de novos negócios, de novos mercados e de inovação de sistemas e processos (CAD6)
Competência de contribuir para o aumento do conhecimento no campo da administração (CAD7)
Competência de analisar lógica e criticamente os contextos, problemas e oportunidades organizacionais, mercadológicos e sociais (CAD8)
Competência de reconhecer e aproveitar oportunidades de atuação organizacional na solução e aperfeiçoamento das condições sociais, econômicas e ambientais (CAD9)
COMPETÊNCIAS LÓGICO-QUANTITATIVAS (CLQ): reconhecimento, coleta, análise e utilização de dados e ferramentas tecnológicas de apoio à tomada de decisão gerencial; desenvolvimento e aplicação de modelos e sistemas de avaliação
Competência de reconhecer, coletar, analisar e utilizar dados qualitativos e quantitativos na tomada de decisão organizacional (CLQ1)
Competência de reconhecer e utilizar tecnologias de coleta e de análise de dados como apoio à tomada de decisão organizacional (CLQ2)
Competência no desenvolvimento e utilização de modelos e sistemas de avaliação individual, de grupos, de processos e de resultados organizacionais (CLQ3)