Professor Vicente Pacheco é homenageado em solenidade do CRC-PR

29 junho, 2026
13:06
Por Gustavo Gomes

O professor Vicente Pacheco, docente do Departamento de Ciências Contábeis (DECONT) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), foi o primeiro homenageado da iniciativa “Ao Mestre, com Carinho”, promovida pelo Conselho Regional de Contabilidade do Paraná. A solenidade reconhece profissionais que marcaram gerações de estudantes e contribuíram de forma significativa para o fortalecimento da formação contábil no estado.

Professor Pacheco recebendo homenagem no CRC-PR. Foto: CRC-PR

Criada para valorizar educadores que dedicaram suas carreiras ao ensino e ao desenvolvimento da profissão contábil, a homenagem teve sua primeira edição dedicada ao professor Pacheco, em reconhecimento à sua trajetória de mais de quatro décadas na docência, na gestão universitária e na pesquisa.

A história do professor, no entanto, começou longe das salas de aula. Aos 14 anos, ingressou no antigo Banco Bamerindus como ascensorista e construiu uma sólida carreira na instituição ao longo de 22 anos, chegando ao cargo de diretor-adjunto e tornando-se responsável pela contabilidade do banco e de cerca de vinte empresas do grupo. Foi durante a graduação em Ciências Contábeis, na FAE, que recebeu o convite de um professor para atuar como monitor. O que seria uma experiência temporária acabou despertando uma vocação que mudaria definitivamente sua trajetória. “Eu nunca pensei em ser professor. Eu era bancário e tinha uma carreira muito boa. Foi o convite de um professor que me propiciou isso”, comenta Pacheco.

Após nove anos como professor e coordenador na FAE, Pacheco ingressou na UFPR em 1989, por meio de concurso público para a área de Auditoria. Nos primeiros anos da carreira na Universidade, percebeu que a consolidação de sua atuação acadêmica exigia uma formação ainda mais robusta. Buscou o mestrado na Universidade de São Paulo, referência nacional em Contabilidade, onde também realizou pesquisas nos Estados Unidos. Posteriormente, concluiu o doutorado na Universidade Federal de Santa Catarina, sempre com o objetivo de fortalecer a pesquisa e a pós-graduação em Contabilidade na UFPR. “Na época nós não tínhamos mestrado em Contabilidade. O meu sonho era esse: fazer o doutorado e começar o nosso programa”, relembra o docente.

Seu trabalho foi decisivo para a criação do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade da Universidade. Ao lado de outros docentes, participou da implantação do mestrado e, posteriormente, do doutorado, contribuindo para a consolidação da pesquisa na área. Além da atuação como docente e pesquisador, Pacheco exerceu importantes funções administrativas na Universidade. Foi chefe do Departamento de Ciências Contábeis, vice-diretor e diretor do Setor de Ciências Sociais Aplicadas, de 2009 a 2013, período em que acompanhou obras de expansão da infraestrutura do Setor e participou de importantes iniciativas para a comunidade acadêmica.

Professores Flaviano Costa, Vicente Pacheco e Rodrigo Botelho, atual diretor do SA. Foto: CRC-PR

Ao comentar a homenagem recebida do CRC-PR, o professor revelou ter sido surpreendido pela escolha. Segundo ele, a iniciativa foi inspirada no clássico filme Ao Mestre, com Carinho e busca reconhecer docentes que transformaram a formação de profissionais da contabilidade. “Por surpresa minha, o primeiro professor a ser homenageado fui eu. Fiquei muito contente”, afirma.

Próximo da aposentadoria, Pacheco afirma olhar para sua trajetória com satisfação. O que começou como uma carreira promissora no setor bancário transformou-se em uma vida dedicada ao ensino superior, à formação de milhares de contadores e ao desenvolvimento institucional da UFPR. Para ele, o legado construído ao longo de quase quatro décadas vai além dos cargos ocupados e das obras realizadas. “A gente passa por algum lugar e tem que deixar a sua marca”, conclui Pacheco.

 

Homenagem ao professor Pacheco. Foto: CRC-PR