Oferta semestral

OFERTA 2º semestre de 2025 

AJUSTE DE MATRÍCULA PELA SECRETARIA DA COORDENAÇÃO:

3º Fase e última – 13 e 14/08/25(23h59) – VAGAS RESMANESCENTES 

Informamos que a 2ª fase do ajuste de matrículas foi encerrada. As solicitações não atendidas ocorreram por falta de vagas.

Solicitamos que TODOS OS ALUNOS verifiquem suas matrículas no Histórico disponível no SIGA, independentemente de terem solicitado ou não o ajuste, lembrando que houve remoções de matrículas solicitadas com código diverso daquele constante no currículo, conforme alerta encaminhado anteriormente por e-mail e disponível no site do curso.

A 3ª e última fase do ajuste de matrículas, com VAGAS REMANSCENTES  está aberta de 13/08/2025 até 14/08/2025, às 23h59. As solicitações devem ser preenchidas exclusivamente para essas disciplinas, tenham atenção para solicitar as disciplinas no código correspondente ao seu currículo. A prioridade de atendimento seguirá o disposto na Portaria nº 003/2025, de 29 de julho de 2025.

Também poderão ser solicitadas remoções de matrícula, as quais serão atendidas somente se o discente mantiver a carga horária mínima exigida.

Atenção, ALUNOS FORMANDOS (aqueles que integralizarão o curso neste semestre): verifiquem suas matrículas e, caso identifiquem divergências, solicitem o ajuste via formulário. Em caso de necessidade, entrem em contato com a secretaria da coordenação.

LISTA DISCIPLINAS COM VAGAS REMANESCENTES 

GRADE DE OFERTA

FORMULÁRIO PARA SOLICITAÇÃO 

Portaria Nº 003/2025, DE 29 DE julho DE 2025 – Critérios para atendimento solicitações

2ª Fase ENCERRADA – SOLICITANTES VERIFIQUEM HISTÓRICO 

1ª Fase ENCERRADA – SOLICITANTES VERIFIQUEM HISTÓRIO E E-MAIL ENCAMINHADO 

Matrículas de veteranos: 24 a 27/07/25 – Via SIGA – CLIQUE AQUI PARA O TUTORIAL 
Obs.: as matrículas dos calouros ingressantes no 2º semestre são automáticas

Obs.: Alertarmos que a falta de matrículas implica no cancelamento do registro acadêmico “por abandono de curso” de acordo com o art. 119 da Resolução 37/97-CEPE
 

Processamento de matrículas: 28 e 29/07/25

Período para solicitação, no SIGA, de AJUSTE ON-LINE de matrícula: 30 e 31/08/25

Início período letivo 2025/2: 04/08/25

Término período letivo 2024/2: 06/12/25

Exames finais: 15 a 20/12/25

Lançamento de notas e frequência: de 01/12 a 31/12/25

Orientações para matrícula de veteranos:

GRADE DE OFERTA TURMAS 2025.2

Prezados(as) Discentes,

Na grade de oferta de disciplinas constam as ofertas para os dois currículos vigentes. Verifiquem a grade correspondente ao seu currículo.

As solicitações de matrícula no SIGA deverão ser feitas exclusivamente para as disciplinas constantes na grade correspondente ao seu currículo.

Ainda que o SIGA apresente outras disciplinas não listadas na sua grade curricular, estas não devem ser solicitadas, sob pena de não serem a integralizadas.

Esse procedimento visa evitar que discentes cursem disciplinas não pertencentes ao seu currículo, garantindo a integralização correta da carga horária.

Caso um discente não siga essa orientação e se matricule em disciplinas não previstas em sua grade curricular será de responsabilidade exclusiva desse discente o não cumprimento da carga horária exigida. A Coordenação do curso não poderá intervir nessas situações.

Demais orientações: 
O aluno deve selecionar as turmas nas quais quer solicitar matrícula e – somente após atingir a carga horária semestral mínima (240 horas para alunos da matriz 2007 ou 300 horas para alunos da matriz 2023) clicar em ‘Solicitar matrícula’.
O sistema não permitirá solicitação de matrícula com carga horária menor que a mínima.
O sistema permitirá a solicitação de matrículas com carga horária total abaixo da mínima exclusivamente na situação de discente em etapa de integralização e com baixa carga a vencer.
O SIGA não leva em consideração horário/data de solicitação para organização da fila de prioridades.

Clique aqui para o tutorial de “Como solicitar matrícula pelo SIGA”


1) Digite https://www.prppg.ufpr.br/siga
2) Digite o seu CPF ou Passaporte
3) Digite sua senha
4) Caso ainda não possua senha, clique no link Esqueceu/Não sabe sua senha.
5) Verifique na sua caixa de e-mail se recebeu um e-mail com instruções para redefinição da senha.
6) Caso não receba o e-mail, solicite correção do e-mail cadastrado no SIGA na sua coordenação de curso.

https://sociaisaplicadas.ufpr.br/administracao/wp-content/uploads/sites/4/2025/07/Grade-2025-2-P1_merged-1.pdf

Outras informações importantes:
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FICHAS 2 – CLIQUE AQUI PARA ACESSO AO ARQUIVO PDF – ATUALIZADO EM 30/07/25

> TODAS AS FICHAS DISPONIBILIZADAS PELOS DOCENTES ESTÃO NESTE ARQUIVO.

> PARA LOCALIZAR A DISCIPLINA/TURMA DESEJADA FAÇA BUSCA UTILIZANDO O COMANDO “Ctrl F”  PREENCHA A JANELA DE BUSCA COM O CÓDIGO OU NOME DA DISCIPLINA.

> AS DISCIPLINAS QUE NÃO CONSTAM AGUARDAM ENVIO PELO DOCENTE. 

 
 

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