Seguem instruções a respeito de matrículas em Disciplinas Eletivas e Isoladas:
A partir do dia 13 de março, o Departamento de Ciências Contábeis estará recebendo os requerimentos para matrículas em Disciplinas Isoladas e Eletivas.
Nos dias 14 e 15 de Março, das 08h às 11h45m e das 13h às 16h45m, o Núcleo de Assuntos Acadêmicos – NAA estará recebendo os formulários de matrículas em disciplinas isoladas e eletivas na COPAP.
Caso seja necessária a quebra de pré-requisito, a mesma deverá ser subsidiada mediante comprovação que demonstre que o interessado já tenha tido contato prévio com o conteúdo das Disciplinas que são pré-requisito para a Disciplina a qual será solicitada matrícula. Podem subsidiar a quebra de pré-requisito, por exemplo, a comprovação de frequência e aproveitamento em Disciplinas com conteúdo análogo ao pré-requisito, outras formações, dentre outros. Para consultar os pré-requisitos das Disciplinas, clique aqui.
Disciplina Eletiva – Para alunos da UFPR.
Disciplina Isolada – Pessoas não integrantes do corpo discente regular da
UFPR, com Ensino Médio concluído.
Para o bom andamento do processo, pedimos atenção às informações a seguir:
1 – Reforçamos que os Departamentos e as Coordenações utilizem apenas os requerimentos atualizados que estamos disponibilizando no endereço www.prograd.ufpr/copap (formulários). Favor descartar os requerimentos antigos, pois não serão mais aceitos.
2 – Os requerimentos de matrícula de isoladas/eletivas devem ser devidamente preenchidos, carimbados e assinados, com atenção especial aos códigos das disciplinas e a indicação das turmas, informações fundamentais para a realização da matrícula. Infelizmente, é comum que os formulários não sejam preenchidos corretamente, o que nos causa sérios problemas para a realização das matrículas.
3 – Para disciplinas isolada, o interessado pode cursar até 3 disciplinas por semestre/ano.
4 – Os Departamentos não podem conceder vagas de disciplinas isoladas ou eletivas às disciplinas de Estágio, Monografia e Trabalho de Conclusão de Curso, bem como outras disciplinas estabelecidas pelo Colegiado de curso e constantes no Projeto Pedagógico do Curso.
5 – A verificação de pré-requisitos e condições de acompanhamento da disciplina por parte do interessado é de responsabilidade da Chefia dos Departamentos.
6 – Para as disciplinas eletivas, cursadas por alunos da UFPR, são necessários assinatura e carimbo do chefe/secretário do Departamento e do Coordenador do Curso nos requerimentos. Julgamos imprescindível o acompanhamento dos Coordenadores com relação à vida acadêmica dos discentes nos seus respectivos cursos, pois o aluno deve focar em cursar disciplinas do próprio curso. Ou seja, a disciplina eletiva é apenas um complemento.
7 – Solicitamos também que as coordenações reforcem, no ato da liberação do formulário assinado, que disciplinas eletivas servirão apenas para o enriquecimento do histórico do aluno e que, de forma alguma, servirá para equivalência ou integralização curricular e que o aluno não poderá alegar desconhecimento dessa regra.
8 – Para as disciplinas isoladas, cursadas por interessados com ensino médio concluído/superior, somente o chefe/secretário do
Departamento (autorizando a vaga) deve preencher e assinar os requerimentos.
9 – Pedimos a gentileza aos Departamentos para que deixem de forma visível seus horários de atendimento para informações necessárias e entrega dos formulários aos interessados.
10 – Orientamos que não é permitido entregar ao interessado em cursar disciplina isolada comprovante de matrícula e/ou histórico escolar. Qualquer documento que o mesmo precise, favor encaminhá-lo à COPAP para solicitação.
11 – Para informações sobre disciplina isolada e eletiva, consultar os artigos 26 a 28 e 55 a 59 da Resolução nº 37/97-CEPE.
Aproveitamos e orientamos que os interessados em isoladas devem levar à COPAP, além do formulário devidamente preenchido, assinado e carimbado, cópia do documento de identificação, cópia do CPF e comprovante de conclusão do ensino médio/superior.
Considerando que as matrículas ocorrerão na quinta e sexta-feira, reforçamos que, sob hipótese nenhuma, será prorrogado o recebimento dos documentos para a efetivação das matrículas.
Data de publicação: 13 de março de 2019