Departamento de Ciências Contábeis

Matrículas

Matriz Curricular para elaboração do Plano de Estudos

No intuito de promover maior controle do desenvolvimento da matriz currícular pelo estudante, a Coordenação disponibilizou as matrizes curriculares para o currículo 2023, bem como estruturou uma matriz de transição que identifica as disciplinas equivalentes do Currículo 2023 ao Currículo 2013. Estas planilhas em Excel podem ser acessadas abaixo:

Matriz curricular para Currículo 2023 (Ingressantes a partir de 2023)

Clique Aqui para acessar a Matriz Curricular 2023, em Excel, para elaboração do Plano de Estudos para ingressantes a partir de 2023

A partir da Matriz Curricular disponibilizada, o estudante poderá identificar as disciplinas cursadas; a cursar; bem como identificar a possível grade de horário das disciplinas a serem cursadas em 2025/01, ou em períodos subsequentes.

.

Matriz curricular de transição para Currículo 2013 (Ingressantes até 2022)

Clique Aqui para acessar a Matriz de Transição, em Excel, para elaboração do Plano de Estudos para ingressantes até 2022

A Matriz de Transição permite a compatibilidade entre as disciplinas do Currículo 2013 com as disciplinas equivalentes no Currículo 2023. Recomenda-se a análise e controle das disciplinas cursadas, bem como a identificação das disciplinas equivalentes. A Matriz de Transição NÃO substitui o Plano de Disciplinas Equivalentes das disciplinas dispostas na página de apresentação do Projeto Pedagógico: Clique Aqui

Recomenda-se a análise conjunta da matriz de transição com o Plano de Disciplinas Equivalentes.

Outras Informações Importantes

Solicitação de E-mail UFPR https://intranet.ufpr.br/intranet/public/principal.action

Acesso à UFPR Virtual – https://ufprvirtual.ufpr.br/

Suporte à UFPR Virtual https://ufprvirtual.ufpr.br/course/view.php?id=8742

Suporte Acesso ao TEAMShttps://www.agtic.ufpr.br/wp-content/uploads/2020/03/guia-teams-1-1.pdf

Acesso ao SIGA

1) Digite https://www.prppg.ufpr.br/siga

2) Digite o seu CPF ou Passaporte

3) Digite sua senha

4) Caso ainda não possua senha, clique no link Esqueceu/Não sabe sua senha.

5) Verifique na sua caixa de e-mail se recebeu um e-mail com instruções para redefinição da senha.

6) Caso não receba o e-mail, solicite correção do e-mail cadastrado no SIGA na sua coordenação de curso

Calendário Acadêmico para 2025 – Datas importantes

O calendário acadêmico completo pode ser consultado em: clique aqui

DEZEMBRO 2024

31- Prazo final para LANÇAMENTO DE NOTAS e encerramento das turmas de cursos de 15 semanas.

JANEIRO 2025

06 a 14/mar – Período para solicitação de DISPENSA DE PRÉ-REQUISITO e CORREQUISITO na Coordenação de Curso. (preencher o formulário https://sociaisaplicadas.ufpr.br/contabeis/formularios-2/ e enviar para coorcont@ufpr.br)

06 a 17/mar – Período de solicitação de DESTRANCAMENTO ANTECIPADO de curso para o primeiro semestre.

06 a 21/mar – Período para os Colegiados deliberarem sobre DISPENSA DE PRÉ-REQUISITO e

CORREQUISITO (Res. 63/10-CEPE).

FEVEREIRO 2025

21 a 25 – Período para SOLICITAÇÃO DE MATRÍCULA.

21 a 21/mar – Período para solicitação de TRANCAMENTO DE CURSO para discentes sem matrícula (Res. 97-A/15-CEPE; IN 01/16-PROGRAD, art. 4º).

26 e 27                 – Processamento de matrículas.

28 a 05/mar – AJUSTE ON-LINE de matrícula.

MARÇO 2025

03 a 05  – Feriado: Carnaval.

07 a 19 – Período de solicitação de AJUSTE DE MATRÍCULA na Coordenação (Res.37/97-CEPE, art. 46).

10 – Início do período letivo 2025/1.

10 a 12 -Período para confirmação da matrícula e efetiva OCUPAÇÃO DA VAGA, para ingressantes em cursos anuais e do primeiro semestre (Res. 37/97-CEPE, art. 32).

10 a 21 – Período de solicitação de exame de ADIANTAMENTO DE CONHECIMENTO (Res.

92/13-CEPE e IN 01/14-PROGRAD).

10 a 26 – Período para solicitação de EQUIVALÊNCIA DE DISCIPLINAS (Res. 92/13-CEPE, art. 4º a 12, IN 01/14-PROGRAD, art. 3º a 11).

17 e 18 – Período para solicitação de matrícula em DISCIPLINA ELETIVA e DISCIPLINA ISOLADA (Res. 37/97, art. 55 a 59; art. 26 a 28).

19 – Prazo final para solicitação de AJUSTE DE MATRÍCULA na Coordenação.

24 a 11/abr – Período para o Colegiado deliberar sobre ADIANTAMENTO DE CONHECIMENTO.

24 a 06/mai – Período de solicitação de TRANCAMENTO DE CURSO SEMESTRAL para discentes com matrícula (Res. 97-A/15-CEPE; IN 01/16-PROGRAD, art. 4º).

24 a 06/mai – Período para solicitação de CANCELAMENTO DE MATRÍCULA em disciplina semestral (Res. 37/97-CEPE, art. 60).

24 a 08/ago – Período para solicitação de CANCELAMENTO DE MATRÍCULA em disciplina anual (Res.37/97-CEPE, art. 60).

24 a 08/ago – Período de solicitação de TRANCAMENTO DE CURSO ANUAL para discentes com

matrícula (Res. 97-A/15-CEPE; IN 01/16-PROGRAD, art. 4º).

ABRIL 2025

14 a 16/mai – ADIANTAMENTO DE CONHECIMENTO.

22 – Prazo final para os discentes solicitarem CORREÇÕES NO HISTÓRICO ESCOLAR relativas ao ano letivo de 2024 para cursos anuais e 2024/2 para cursos semestrais (Res. nº 37/97, art. 108).

MAIO 2025

06 – Prazo final para solicitação de CANCELAMENTO DE MATRÍCULA em disciplina semestral.

06 – Prazo final para solicitação de TRANCAMENTO DE CURSO semestral para discentes com matrícula.

16 -Prazo final para os Departamentos lançarem os resultados dos exames de ADIANTAMENTO DE CONHECIMENTO.

26 a 06/jun – Período para solicitação de exame de APROVEITAMENTO DE CONHECIMENTO em disciplinas semestrais ou anuais (Res. 92/13-CEPE, art. 20 a 31; IN 01/14PROGRAD, art. 20 a 28).

JUNHO 2025

05 a 08 – Feira de Cursos e Profissões.

09 a 02/jul – Período de realização dos exames de APROVEITAMENTO DE CONHECIMENTO

em disciplinas semestrais ou anuais.

09 a 15/jul – Período de lançamento de notas de APROVEITAMENTO DE CONHECIMENTO.

23 a 19/jul  – Período de LANÇAMENTO DE NOTAS e frequência.

JULHO 2025

02 – Término do período letivo 2025/1 para disciplinas de 15 semanas.

07 – Destrancamento automático de curso de discentes que completaram um ano de trancamento.

07 a 12 – Período de EXAMES FINAIS para disciplinas de 15 semanas.

07 a 11/ago – Período de solicitação de DESTRANCAMENTO ANTECIPADO de curso para o segundo semestre.

16 a 08/ago – Período para solicitação de DISPENSA DE PRÉ-REQUISITO e CORREQUISITO na Coordenação de Curso.

16 a 15/ago – Período para os Colegiados deliberarem sobre DISPENSA DE PRÉ-REQUISITO e CORREQUISITO (Res. 63/10-CEPE).

19 – Prazo final para LANÇAMENTO DE NOTAS e frequência e encerramento das turmas.

21 a 23 – Processamento da oferta de turmas.

24 a 15/ago – Período para solicitação de TRANCAMENTO DE CURSO para discentes sem matrícula (Res. 97-A/15-CEPE; IN 01/16-PROGRAD, art. 4º).

24 a 27 – Período para SOLICITAÇÃO DEMATRÍCULAS em disciplinas do segundo semestre.

28 e 29                 -Processamento de matrículas.

30 e 31                 – Solicitação de AJUSTE ON-LINE de matrícula.

AGOSTO 2025

02 a 13 – Período de solicitação de AJUSTE DE MATRÍCULA na Coordenação (Res. 37/97-CEPE, art. 46).

04 – Início do período letivo 2025/2.

04 a 15 – Período de solicitação de exame de ADIANTAMENTO DE CONHECIMENTO (Res. 92/13-CEPE e IN 01/14-PROGRAD).

08 – Prazo final para solicitação de CANCELAMENTO DE MATRÍCULA em disciplina anual.

08 – Prazo final para solicitação de TRANCAMENTO DE CURSO anual para discentes com matrícula.

11 Prazo final para solicitação de DESTRANCAMENTO ANTECIPADO de curso para o segundo semestre.

11 e 12 – Período para solicitação de matrícula em DISCIPLINA ELETIVA e DISCIPLINA ISOLADA (Res. 37/97-CEPE, art. 55 a 59; art. 26 a 28).

13 – Prazo final para solicitação de AJUSTE DE MATRÍCULA na Coordenação.

15 – Prazo final para solicitação de exames de ADIANTAMENTO DE CONHECIMENTO.

15 – Prazo final para solicitação de TRANCAMENTO DE CURSO para discentes sem matrícula.

18 a 05/set – Período para o Colegiado deliberar sobre ADIANTAMENTO DE CONHECIMENTO.

18 a 06/out – Período de solicitação de TRANCAMENTO DE CURSO semestral para discentes com

matrícula (Res. 97-A/15-CEPE; IN 01/16-PROGRAD, art. 4º).

18 a 06/out – Período para solicitação de CANCELAMENTO DE MATRÍCULA em disciplina semestral (Res. 37/97-CEPE, art. 60).

SETEMBRO 2025

08 a 27 – Período de realização dos exames de ADIANTAMENTO DE CONHECIMENTO.

08 a 10/out – Período para lançamento de notas de ADIANTAMENTO DE CONHECIMENTO.

22 – Prazo final para cadastramento de matrícula em MOBILIDADE ACADÊMICA para discentes com previsão de saída para 2025/2.

OUTUBRO 2025

06 – Prazo final para solicitação de CANCELAMENTO DE MATRÍCULA em disciplina semestral.

06 – Prazo final para solicitação de TRANCAMENTO DE CURSO semestral para discentes com matrícula.

10 – Prazo final para os Departamentos lançarem os resultados dos exames de ADIANTAMENTO DE CONHECIMENTO.

20 a 24 – Festival da UFPR da Ciência, Cultura e Inovação/Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE).

20 a 31- Período para solicitação de exame de APROVEITAMENTO DE CONHECIMENTO em disciplinas semestrais (Res. 92/13-CEPE, art. 20 a 31; IN 01/14-PROGRAD, art. 20 a 28).

31- Prazo final para solicitação de exame de APROVEITAMENTO DE CONHECIMENTO em disciplinas semestrais.

NOVEMBRO 2025

10 a 06/dez -Período de realização dos exames de APROVEITAMENTO DE CONHECIMENTO

em disciplinas semestrais.

10 a 31/dez -Período de lançamento de notas de APROVEITAMENTO DE CONHECIMENTO.

DEZEMBRO 2025

01 a 31 – Período de LANÇAMENTO DE NOTAS e frequências.

06 – Término do período letivo de 2025/2.

11 – Prazo final para as Coordenações comunicarem à COPAP a MUDANÇA DE HABILITAÇÃO.

15 a 20 – Período de EXAMES FINAIS.

22 a 02/jan  – Período para solicitação de SEGUNDA AVALIAÇÃO FINAL para disciplinas anuais (Res. 37/97-CEPE, art. 101 a 104).

JANEIRO 2026

12 a 17 – Período para realização da SEGUNDA AVALIAÇÃO FINAL para disciplinas anuais.

12 a 27 – Período para lançamento de notas da SEGUNDA AVALIAÇÃO FINAL.

FEVEREIRO 2026

16 a 18 – Carnaval.

MARÇO 2026

02 – Provável início do período letivo do primeiro semestre de 2026.

Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Universidade Federal do Paraná
Departamento de Ciências Contábeis
Av. Prefeito Lothário Meissner, 632 - primeiro andar
Telefones: Departamento - (41) 3360-4362 | Graduação - (41) 3360-4363
| Especialização - (41) 3360-4192 | Mestrado e Doutorado - (41) 3360-4193
CEP: 80210-170 - Jardim Botânico - Curitiba (PR) - Brasil

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Departamento de Ciências Contábeis
Av. Prefeito Lothário Meissner, 632 - primeiro andar
Telefones: Departamento - (41) 3360-4362 | Graduação - (41) 3360-4363
| especialização - (41) 3360-4192 | Mestrado e Doutorado - (41) 3360-4193
CEP: 80210-170 - Jardim Botânico - Curitiba (PR) - Brasil

Imagem logomarca da UFPR

©2025 - Universidade Federal do Paraná - Departamento de Ciências Contábeis

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR