No intuito de promover maior controle do desenvolvimento da matriz currícular pelo estudante, a Coordenação disponibilizou as matrizes curriculares para o currículo 2023, bem como estruturou uma matriz de transição que identifica as disciplinas equivalentes do Currículo 2023 ao Currículo 2013. Estas planilhas em Excel podem ser acessadas abaixo:
Clique Aqui para acessar a Matriz Curricular 2023, em Excel, para elaboração do Plano de Estudos para ingressantes a partir de 2023
A partir da Matriz Curricular disponibilizada, o estudante poderá identificar as disciplinas cursadas; a cursar; bem como identificar a possível grade de horário das disciplinas a serem cursadas em 2025/01, ou em períodos subsequentes.
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Clique Aqui para acessar a Matriz de Transição, em Excel, para elaboração do Plano de Estudos para ingressantes até 2022
A Matriz de Transição permite a compatibilidade entre as disciplinas do Currículo 2013 com as disciplinas equivalentes no Currículo 2023. Recomenda-se a análise e controle das disciplinas cursadas, bem como a identificação das disciplinas equivalentes. A Matriz de Transição NÃO substitui o Plano de Disciplinas Equivalentes das disciplinas dispostas na página de apresentação do Projeto Pedagógico: Clique Aqui
Recomenda-se a análise conjunta da matriz de transição com o Plano de Disciplinas Equivalentes.
Solicitação de E-mail UFPR – https://intranet.ufpr.br/intranet/public/principal.action
Acesso à UFPR Virtual – https://ufprvirtual.ufpr.br/
Suporte à UFPR Virtual – https://ufprvirtual.ufpr.br/course/view.php?id=8742
Suporte Acesso ao TEAMS – https://www.agtic.ufpr.br/wp-content/uploads/2020/03/guia-teams-1-1.pdf
Acesso ao SIGA
1) Digite https://www.prppg.ufpr.br/siga
2) Digite o seu CPF ou Passaporte
3) Digite sua senha
4) Caso ainda não possua senha, clique no link Esqueceu/Não sabe sua senha.
5) Verifique na sua caixa de e-mail se recebeu um e-mail com instruções para redefinição da senha.
6) Caso não receba o e-mail, solicite correção do e-mail cadastrado no SIGA na sua coordenação de curso
O calendário acadêmico completo pode ser consultado em: clique aqui
31- Prazo final para LANÇAMENTO DE NOTAS e encerramento das turmas de cursos de 15 semanas.
06 a 14/mar – Período para solicitação de DISPENSA DE PRÉ-REQUISITO e CORREQUISITO na Coordenação de Curso. (preencher o formulário https://sociaisaplicadas.ufpr.br/contabeis/formularios-2/ e enviar para coorcont@ufpr.br)
06 a 17/mar – Período de solicitação de DESTRANCAMENTO ANTECIPADO de curso para o primeiro semestre.
06 a 21/mar – Período para os Colegiados deliberarem sobre DISPENSA DE PRÉ-REQUISITO e
CORREQUISITO (Res. 63/10-CEPE).
21 a 25 – Período para SOLICITAÇÃO DE MATRÍCULA.
21 a 21/mar – Período para solicitação de TRANCAMENTO DE CURSO para discentes sem matrícula (Res. 97-A/15-CEPE; IN 01/16-PROGRAD, art. 4º).
26 e 27 – Processamento de matrículas.
28 a 05/mar – AJUSTE ON-LINE de matrícula.
03 a 05 – Feriado: Carnaval.
07 a 19 – Período de solicitação de AJUSTE DE MATRÍCULA na Coordenação (Res.37/97-CEPE, art. 46).
10 – Início do período letivo 2025/1.
10 a 12 -Período para confirmação da matrícula e efetiva OCUPAÇÃO DA VAGA, para ingressantes em cursos anuais e do primeiro semestre (Res. 37/97-CEPE, art. 32).
10 a 21 – Período de solicitação de exame de ADIANTAMENTO DE CONHECIMENTO (Res.
92/13-CEPE e IN 01/14-PROGRAD).
10 a 26 – Período para solicitação de EQUIVALÊNCIA DE DISCIPLINAS (Res. 92/13-CEPE, art. 4º a 12, IN 01/14-PROGRAD, art. 3º a 11).
17 e 18 – Período para solicitação de matrícula em DISCIPLINA ELETIVA e DISCIPLINA ISOLADA (Res. 37/97, art. 55 a 59; art. 26 a 28).
19 – Prazo final para solicitação de AJUSTE DE MATRÍCULA na Coordenação.
24 a 11/abr – Período para o Colegiado deliberar sobre ADIANTAMENTO DE CONHECIMENTO.
24 a 06/mai – Período de solicitação de TRANCAMENTO DE CURSO SEMESTRAL para discentes com matrícula (Res. 97-A/15-CEPE; IN 01/16-PROGRAD, art. 4º).
24 a 06/mai – Período para solicitação de CANCELAMENTO DE MATRÍCULA em disciplina semestral (Res. 37/97-CEPE, art. 60).
24 a 08/ago – Período para solicitação de CANCELAMENTO DE MATRÍCULA em disciplina anual (Res.37/97-CEPE, art. 60).
24 a 08/ago – Período de solicitação de TRANCAMENTO DE CURSO ANUAL para discentes com
matrícula (Res. 97-A/15-CEPE; IN 01/16-PROGRAD, art. 4º).
14 a 16/mai – ADIANTAMENTO DE CONHECIMENTO.
22 – Prazo final para os discentes solicitarem CORREÇÕES NO HISTÓRICO ESCOLAR relativas ao ano letivo de 2024 para cursos anuais e 2024/2 para cursos semestrais (Res. nº 37/97, art. 108).
MAIO 2025
06 – Prazo final para solicitação de CANCELAMENTO DE MATRÍCULA em disciplina semestral.
06 – Prazo final para solicitação de TRANCAMENTO DE CURSO semestral para discentes com matrícula.
16 -Prazo final para os Departamentos lançarem os resultados dos exames de ADIANTAMENTO DE CONHECIMENTO.
26 a 06/jun – Período para solicitação de exame de APROVEITAMENTO DE CONHECIMENTO em disciplinas semestrais ou anuais (Res. 92/13-CEPE, art. 20 a 31; IN 01/14PROGRAD, art. 20 a 28).
05 a 08 – Feira de Cursos e Profissões.
09 a 02/jul – Período de realização dos exames de APROVEITAMENTO DE CONHECIMENTO
em disciplinas semestrais ou anuais.
09 a 15/jul – Período de lançamento de notas de APROVEITAMENTO DE CONHECIMENTO.
23 a 19/jul – Período de LANÇAMENTO DE NOTAS e frequência.
02 – Término do período letivo 2025/1 para disciplinas de 15 semanas.
07 – Destrancamento automático de curso de discentes que completaram um ano de trancamento.
07 a 12 – Período de EXAMES FINAIS para disciplinas de 15 semanas.
07 a 11/ago – Período de solicitação de DESTRANCAMENTO ANTECIPADO de curso para o segundo semestre.
16 a 08/ago – Período para solicitação de DISPENSA DE PRÉ-REQUISITO e CORREQUISITO na Coordenação de Curso.
16 a 15/ago – Período para os Colegiados deliberarem sobre DISPENSA DE PRÉ-REQUISITO e CORREQUISITO (Res. 63/10-CEPE).
19 – Prazo final para LANÇAMENTO DE NOTAS e frequência e encerramento das turmas.
21 a 23 – Processamento da oferta de turmas.
24 a 15/ago – Período para solicitação de TRANCAMENTO DE CURSO para discentes sem matrícula (Res. 97-A/15-CEPE; IN 01/16-PROGRAD, art. 4º).
24 a 27 – Período para SOLICITAÇÃO DEMATRÍCULAS em disciplinas do segundo semestre.
28 e 29 -Processamento de matrículas.
30 e 31 – Solicitação de AJUSTE ON-LINE de matrícula.
02 a 13 – Período de solicitação de AJUSTE DE MATRÍCULA na Coordenação (Res. 37/97-CEPE, art. 46).
04 – Início do período letivo 2025/2.
04 a 15 – Período de solicitação de exame de ADIANTAMENTO DE CONHECIMENTO (Res. 92/13-CEPE e IN 01/14-PROGRAD).
08 – Prazo final para solicitação de CANCELAMENTO DE MATRÍCULA em disciplina anual.
08 – Prazo final para solicitação de TRANCAMENTO DE CURSO anual para discentes com matrícula.
11 Prazo final para solicitação de DESTRANCAMENTO ANTECIPADO de curso para o segundo semestre.
11 e 12 – Período para solicitação de matrícula em DISCIPLINA ELETIVA e DISCIPLINA ISOLADA (Res. 37/97-CEPE, art. 55 a 59; art. 26 a 28).
13 – Prazo final para solicitação de AJUSTE DE MATRÍCULA na Coordenação.
15 – Prazo final para solicitação de exames de ADIANTAMENTO DE CONHECIMENTO.
15 – Prazo final para solicitação de TRANCAMENTO DE CURSO para discentes sem matrícula.
18 a 05/set – Período para o Colegiado deliberar sobre ADIANTAMENTO DE CONHECIMENTO.
18 a 06/out – Período de solicitação de TRANCAMENTO DE CURSO semestral para discentes com
matrícula (Res. 97-A/15-CEPE; IN 01/16-PROGRAD, art. 4º).
18 a 06/out – Período para solicitação de CANCELAMENTO DE MATRÍCULA em disciplina semestral (Res. 37/97-CEPE, art. 60).
08 a 27 – Período de realização dos exames de ADIANTAMENTO DE CONHECIMENTO.
08 a 10/out – Período para lançamento de notas de ADIANTAMENTO DE CONHECIMENTO.
22 – Prazo final para cadastramento de matrícula em MOBILIDADE ACADÊMICA para discentes com previsão de saída para 2025/2.
06 – Prazo final para solicitação de CANCELAMENTO DE MATRÍCULA em disciplina semestral.
06 – Prazo final para solicitação de TRANCAMENTO DE CURSO semestral para discentes com matrícula.
10 – Prazo final para os Departamentos lançarem os resultados dos exames de ADIANTAMENTO DE CONHECIMENTO.
20 a 24 – Festival da UFPR da Ciência, Cultura e Inovação/Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE).
20 a 31- Período para solicitação de exame de APROVEITAMENTO DE CONHECIMENTO em disciplinas semestrais (Res. 92/13-CEPE, art. 20 a 31; IN 01/14-PROGRAD, art. 20 a 28).
31- Prazo final para solicitação de exame de APROVEITAMENTO DE CONHECIMENTO em disciplinas semestrais.
10 a 06/dez -Período de realização dos exames de APROVEITAMENTO DE CONHECIMENTO
em disciplinas semestrais.
10 a 31/dez -Período de lançamento de notas de APROVEITAMENTO DE CONHECIMENTO.
01 a 31 – Período de LANÇAMENTO DE NOTAS e frequências.
06 – Término do período letivo de 2025/2.
11 – Prazo final para as Coordenações comunicarem à COPAP a MUDANÇA DE HABILITAÇÃO.
15 a 20 – Período de EXAMES FINAIS.
22 a 02/jan – Período para solicitação de SEGUNDA AVALIAÇÃO FINAL para disciplinas anuais (Res. 37/97-CEPE, art. 101 a 104).
12 a 17 – Período para realização da SEGUNDA AVALIAÇÃO FINAL para disciplinas anuais.
12 a 27 – Período para lançamento de notas da SEGUNDA AVALIAÇÃO FINAL.
16 a 18 – Carnaval.
02 – Provável início do período letivo do primeiro semestre de 2026.