CONCURSO PÚBLICO – CARREIRA DO MAGISTÉRIO SUPERIOR
Departamento de Ciências Contábeis
Área: Contabilidade Geral
Classe A- Adjunto A, com carga horária de 40h Dedicação Exclusiva
Período de Inscrição: 11/02/2024 a 11/03/2024, pelo email decont@ufpr.br
O Edital 389/23-PROGEPE pode ser acessado através do site http://progepe.ufpr.br/progepe/concursos/docente/concursos_publicos/concursos.html
Edital 45/2023-DECONT – Programa das Provas.
Demais informações devem ser consultadas no portal do Departamento de Ciências Contábeis no link
FINALIZADOS
Departamento de Administração Geral e Aplicada
Classe: ADJUNTO A
Regime de trabalho: 40 horas com dedicação exclusiva
Área de Conhecimento: Gestão de Pessoas
Edital 330/23 – PROGEPE (Retificado pelo Edital 331/23) – Processo 23075.044168/2023-53
Período das Inscrições: de 10/10 a 08/11/2023 – das 00h00 do 1º dia de inscrição até às 23h59 do último dia de inscrição.
As inscrições devem ser encaminhadas exclusivamente para o e-mail: daga@ufpr.br, com o título da mensagem “CONCURSO PÚBLICO: PESSOAS”. Todos os documentos exigidos na inscrição do edital deverão ser digitalizados em formato PDF e anexados ao e-mail. O Departamento irá confirmar o recebimento da mensagem em até 48 horas úteis.
Parecer da Comissão de homologação de inscrições: Não houve pedidos de isenção, conforme o Parecer.
Resultado da Comissão de Homologação das Inscrições – Edital 011/2023-SA – O prazo para recurso das inscrições indeferidas encerrará às 15h30 do dia 13/11/2023, e deverá conter em arquivo único a identificação do solicitante, assim como sua justificativa, obrigatoriamente em formato PDF. O comprovante de submissão a data do email encaminhado para: daga@ufpr.br
Classe: ADJUNTO A
Regime de trabalho: 20 horas
Área de Conhecimento: Gestão de Operações
Edital 330/23 – PROGEPE (Retificado pelo Edital 331/23) – Processo 23075.045560/2023-10
Período das Inscrições: de 10/10 a 08/11/2023 – das 00h00 do 1º dia de inscrição até às 23h59 do último dia de inscrição.
As inscrições devem ser encaminhadas exclusivamente para o e-mail: daga@ufpr.br, com o título da mensagem “CONCURSO PÚBLICO: OPERAÇÕES”. Todos os documentos exigidos na inscrição do edital deverão ser digitalizados em formato PDF e anexados ao e-mail. O Departamento irá confirmar o recebimento da mensagem em até 48 horas úteis.
Edital 09/2023-SA – Resultado da análise das solicitações de isenção de taxa de inscrição por doação de medula
Resultado da Comissão de Homologação das Inscrições – Edital 012/2023-SA – O prazo para recurso das inscrições indeferidas encerrará às 15h30 do dia 13/11/2023, e deverá conter em arquivo único a identificação do solicitante, assim como sua justificativa, obrigatoriamente em formato PDF. O comprovante de submissão a data do email encaminhado para: daga@ufpr.br
Classe: ADJUNTO A
Regime de trabalho: 20 horas
Área de Conhecimento: Teoria Econômica – Edital 233/23 – PROGEPE (Processo 23075.027240/2023-88)
Período das Inscrições: de 26/07 a 24/08/2023 – das 00h00 do 1º dia de inscrição até às 23h59 do último dia de inscrição.
Informações adicionais clique Aqui
Homologação da inscrições: Edital 02 – Comissão de homologação
Edital de designação da Banca Julgadora do Concurso: Edital 07/2023-SA (publicado às 14h40 de 12/09/2023): Os recursos de IMPEDIMENTO de candidatos referente à qualquer membro da Banca Julgadora deverá ser informado até às 14h40 do dia 14/09/2023, pelo email sociaisaplicadas@ufpr.br, contendo o nome do Candidato, Nome o Membro e razão do impedimento.
Classe: ADJUNTO A
Regime de trabalho: 20 horas
Área de Conhecimento: Finanças – Edital 301/22 – PROGEPE (Processo 23075.044491/2022-46)
Período das Inscrições: de 16/11/2022 a 15/12/2022 – das 00h00 do 1º dia de inscrição até às 23h59 do último dia de inscrição.
Ata de homologação da inscrições: clique aqui
Edital 01/2023-SA de designação da Banca Julgadora do Concurso*: clique aqui (publicado em 11/01/2023 às 10h30)
Edital 02/2023-SA retificação do edital 01/2023-SA, contendo um novo membro suplente, para a banca julgadora*: clique aqui (publicado em 16/01/2023 às 15h)
Demais informações acesse o portal do Departamento de Economia: clique aqui!
Classe: ADJUNTO A
Regime de trabalho: Dedicação Exclusiva
Área de Conhecimento: Economia Matemática – Edital 274/22 – Progepe (Processo 23075.044490/2022-00)
Edital 20/2022-SA da composição da Banca Examinadora do Concurso Público (promulgado em 16/11/2022 às 17h)
Acompanhamento pelo portal do Departamento de Economia – DEPECON: clique aqui
Classe: ADJUNTO A
Regime de trabalho: Dedicação Exclusiva
Área de Conhecimento: Metodologia em Economia – Edital 249/22 – Progepe (Processo 23075.060226/2021-24)
Período das Inscrições: de 15/07/2022 a 14/08/2022 – Via e-mail depecon@ufpr.br das 00h00 do 1º dia de inscrição até às 23h59 do último dia de inscrição.
Edital 249.2022 – Progepe Concurso Metodologia
Edital nº 4767131 – Resultado Pedido Isenção de Inscrição (publicação em 04/08/2022)
Edital nº 267/2022/Progepe – Resultado Pedido Isenção de Inscrição CadÚnico
Edital nº 2/2022 da Comissão do Concurso – Homologação das Inscrições
Edital nº 017/2022-SA Composição da Banca Examinadora do Concurso Público (Edital promulgado em 16/09/2022 às 09:00)
Edital nº 82/2022 – PROGEPE
Setor: Ciências Sociais Aplicadas
Departamento: Administração Geral e Aplicada
Área de Conhecimento: Gestão de Operações
Período das inscrições: 04/04/2022 a 03/05/2022, exclusivamente de forma online, com envio da documentação descrita no item 4.2 do Edital 82/22-PROGEPE para o e-mail do Setor de Ciências Sociais Aplicadas (sociaisaplicadas@ufpr.br)
Homologação de isenção de taxas de inscrição, conforme item 5.2 82/22-PROGEPE: Edital 04/2022-SA
Resultado da Comissão de Homologação das Inscrições – Edital 06/2022-SA – O prazo para recurso das inscrições indeferidas encerrará às 9h30 do dia 09/05/2022, e deverá conter em arquivo único a identificação do solicitante, assim como sua justificativa, obrigatoriamente em formato PDF. O comprovante de submissão a data do email encaminhado para: sociaisaplicadas@ufpr.br
Resultado Final de Inscrições homologadas inalteradas após apreciação dos recursos em Conselho Setorial. Mantido o resultado publicado no Edital 06/2022-SA.
Homologação da Banca Examinadora, publicado em 10/05/2022 às 17h30: Edital 08/2022-SA.
As atualizações do andamento no portal do Departamento de Administração: clique aqui!
Edital nº 82/2022 – PROGEPE
Setor: Ciências Sociais Aplicadas
Departamento: Ciências Contábeis
Área de Conhecimento: Contabilidade Geral
Período das inscrições: 04/04/2022 a 03/05/2022, exclusivamente de forma online, com envio da documentação para o e-mail do DECONT (decont@ufpr.br)
Homologação de isenção de taxas de inscrição, conforme item 5.2 82/22-PROGEPE: Edital 04/2022-DECONT
As atualizações também podem ser acompanhadas no portal do Departamento de Ciências Contábeis
-Fim-
Edital nº 337/2021
Setor: Ciências Sociais Aplicadas
Departamento: Economia
Área de Conhecimento: Macroeconomia
Número de vagas: 01 (uma)
Número limite de candidatos habilitados: 05
Classe: A
Denominação: Adjunto A
Nível: 1
Regime de Trabalho: Dedicação Exclusiva
Titulação Mínima Exigida: Doutorado em Economia, obtido na forma da lei.
Leia atentamente ao Edital, que contém todas as informações necessárias ao trâmite. O cumprimento dos critérios cabe exclusivamente aos candidatos e candidatas.
Recebimento das inscrições: Via e-mail das 00h00 do 1º dia de inscrição até às 23h59 do último dia de inscrição.
E-mail para recebimento das inscrições: depecon@ufpr.br
Período provável para realização das provas: Primeira quinzena de dezembro de 2021, devendo o respectivo setor divulgar em edital, as datas, locais e horários de realização das provas.
Homologação das inscrições: clique aqui (Publicado em 19/11/2021 às 9h)– Atenção ao prazo para registro de recursos desta fase que deverá ocorrer, impreterivelmente, até às 9h do dia 23/11/2021, presencialmente ou por email da Unidade de Apoio Administrativo do Setor (sociaisaplicadas@ufpr.br), devidamente identificada e contendo a justificativa do(a) candidato(a).
Edital 013/2021-SA: Homologação das inscrições após análise dos recursos apreciados pelo Conselho Setorial. Publicado em 29/11/2021 às 09h20.
Edital 014/2021-SA: Homologação da Banca Examinadora, publicado em 01/12/2021 às 17h30.
– O Concurso iniciará no dia 13 de dezembro de 2021, com a instalação dos trabalhos da Banca Examinadora às 13h, sala 01, no andar térreo do Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Av. Prefeito Lothário Meissner, 632 – Campus III Jardim Botânico – Curitiba – PR.
Resultado final: Edital 07/22 – PROGEPE
Portal para acompanhamento das atualizações do concurso: clique aqui
-Fim-
Edital nº 385/2019
Setor: Ciências Sociais Aplicadas
Departamento: Economia
Área de Conhecimento: Elaboração e Análise de Projetos
Número de vagas: 01 (uma)
Número limite de candidatos habilitados: 05
Classe: A
Denominação: Assistente A
Nível: 1
Regime de Trabalho: 20 (vinte) horas semanais
Titulação Mínima Exigida: Mestrado em Economia, Administração, Contabilidade ou Engenharia de Produção, obtidos na forma da lei;
Leia atentamente ao Edital, que contém todas as informações necessárias ao trâmite. O cumprimento dos critérios cabe exclusivamente aos candidatos e candidatas.
Atualizações
Homologação das Inscrições: clique aqui
Edital nº 12/2020-SA – Homologação da Banca Examinadora, publicado em 29/05/2020: clique aqui
Edital 204/2021-PROGEPE – Atualização dos tipos e meios de aplicação das provas, publicado em 29/06/2021.
Edital 08/2021-SA -Sem efeito (ver Edital 012/2021)
Edital 012/2021-SA – Homologação da Banca Examinadora, publicado em 19/11/2021 às 15h30.
– O Concurso iniciará no dia 29 de novembro de 2021, com a instalação dos trabalhos da Banca Examinadora às 13h, no andar térreo do Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Av. Prefeito Lothário Meissner, 632 – Campus III Jardim Botânico – Curitiba – PR.
Resultado final: Edital 402/21 – PROGEPE
PROGRAMA DO CONCURSO
1. Modelo de negócios: produto, estratégia e mercado;
2. Custos industriais e métodos de custeio;
3. Análise de viabilidade econômico-financeira de projetos;
4. Risco, retorno e teoria de carteiras;
5. Modelos matemáticos e estatísticos de projeções de receitas e despesas;
6. Técnicas de Valuation;
7. Estratégias de funding e Project Finance;
8. Derivativos como estratégia de hedge em projetos;
9. Fusões e Aquisições: fases, riscos e como valorar;
10. Venture Capital e Private Equity em startups;
11. Análise de impacto e de custo-benefício em projetos sociais.
-Fim-
Edital nº 452/2019 – PROGEPE
Setor: Ciências Sociais Aplicadas
Departamento: Administração Geral e Aplicada
Área de Conhecimento: Administração de Marketing
Período das inscrições: 06/01/2020 a 04/02/2020
Número de vagas: 01 (uma)
Número limite de candidatos habilitados: 05
Classe: A; Denominação: Adjunto A; Nível: 1
Regime de Trabalho: 40h – Dedicação Exclusiva
O horário de trabalho será DIURNO de 2ª feira a sábado e NOTURNO de 2ª a 6ª feira.
Titulação Mínima Exigida: Titulação Mínima Exigida: Doutorado em Administração, obtido na forma da lei;
Período provável para realização das provas: Primeira quinzena de abril de 2020;
Atualizações (29/10/2021):
Edital 01/2019 – SA: Resultado da solicitação de isenção de taxa de inscrição para doadores de medula óssea. Publicado em 20/01/2020 às 15h26
Edital 03/2020 – SA: Homologação das inscrições.
Edital 06/2021 – SA: Homologação da Banca Examinadora, publicado em 29/10/2021 às 10h.
Edital 01/2021-Banca: Cronograma do concurso;
Resultado final: Edital 400/21-PROGEPE
PROGRAMA DO CONCURSO
1. Avaliação do papel de marketing no desempenho da organização.
2. Ambiente de marketing.
3. Sistema de Informação de marketing.
4. Análise dos mercados consumidores e comportamento do comprador.
5. Segmentação de mercado e seleção de alvos.
6. Posicionamento e diferenciação de mercado.
7. Administração de produtos e marcas.
8. Marketing de serviços.
9. Estratégias de preços.
10. Administração de canais e logística em marketing.
11. Comunicação integrada de marketing.
12. Controle do esforço de marketing e marketing metrics.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
1. KOTLER, P. A generic concept of marketing. Journal of Marketing, Vol. 36, No. 2, p.46-54, 1972. 2. KOTLER, P.; KELLER, K.L. Administração de marketing. 14.ed. São Paulo: Prentice Hall, 2012.
3. ____________. Marketing essencial: conceitos, estratégias e casos. 5 ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2013.
4. CHURCHILL, G.A.; PETER, J.P. Marketing: criando valor para os clientes. 3 ed. São Paulo: Saraiva, 2012.
5. PRIDE, W.M.; FERRELL, O.C. Fundamentos de marketing. [tradução Lizandra Magon Almeida]. São Paulo: Cengage Learning, 2015.
6. URDAN, F.T., URDAN, A.T. Gestão do composto de marketing. São Paulo: Atlas, 2011.
7. ZEITHAML, V.A.; BITNER, M.J.; GREMLER, D.D. Marketing de serviços: a empresa com foco no cliente. 5 ed. Porto Alegre: Bookman, 2011.
8. HOOLEY, G. J.; SAUNDERS, J. A.; PIERCY, N. F. Estratégia de marketing e posicionamento competitivo. 4 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011.
9. MOORMAN, C., LEHMANN, D.R. (eds) Assessing marketing strategy performance. Marketing Science Institute, Cambridge, MA, 2004, p. 9-28.
-Fim-
Setor: Ciências Sociais Aplicadas
Departamento: Administração Geral e Aplicada
Área de Conhecimento: Administração Geral, Organizações e Estratégia
Período das inscrições: 06/01/2020 a 04/02/2020
Número de vagas: 01 (uma)
Número limite de candidatos habilitados: 05
Classe: A; Denominação: Adjunto A; Nível: 1
Regime de Trabalho: 40h – Dedicação Exclusiva
O horário de trabalho será DIURNO de 2ª feira a sábado e NOTURNO de 2ª a 6ª feira.
Titulação Mínima Exigida: Titulação Mínima Exigida: Doutorado em Administração, obtido na forma da lei;
Período provável para realização das provas: Primeira quinzena de abril de 2020;
Atualizações (29/10/2021):
Edital 02/2019 – SA: Resultado da solicitação de isenção de taxa de inscrição para doadores de medula óssea. Publicado em 20/01/2020 às 17h
Edital 04/2019 – SA: Homologação das inscrições.
Edital 07/2021 – SA: Homologação da Banca Examinadora, publicado em 29/10/2021 às 10h.
Resultado final: Edital nº 401/21 – PROGEPE
PROGRAMA DO CONCURSO
1. Perspectivas Epistemológicas e Teorias Organizacionais;
2. O Fenômeno da Burocracia na Sociedade Moderna;
3. A Abordagem Contingencial na Teoria das Organizações;
4. A Abordagem da Ecologia Organizacional na Teoria das Organizações;
5. A Abordagem da Dependência de Recursos na Teoria das Organizações;
6. A Abordagem do Institucionalismo Organizacional na Teoria das Organizações;
7. A Abordagem dos Custos de Transação na Teoria das Organizações;
8. A Inovação Tecnológica e seu Papel na Estratégia Organizacional;
9. Paradigmas e Trajetórias Tecnológicas no Contexto da Inovação;
10. Arranjos Interinstitucionais: Alianças Cooperativas para Inovação e Transferência Tecnológica.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
BURRELL, G., MORGAN, G. Sociological paradigms and Organisational Analysis, London: Arena, 1994.
CHANDLER, A. Strategy and Structure: chapters in the History of the American Industrial Enterprise. Cambridge: The MIT Press, 1962.
FARIA, J. H. Economia política do poder: Práticas do Controle nas Organizações (vol.3). Curitiba: Editora Juruá, 2004.
GREENWOOD, R.; OLIVER, C.; SAHLIN, K.; SUDDABY, R. The Sage Handbook of Organizational Institutionalism. Great Britain: Sage Publications, 2008.
GUERREIRO-RAMOS, A. A nova ciência das organizações: uma reconceituação da riqueza das nações. Rio de Janeiro: Editora da Fundação Getúlio Vargas, 1989.
HANNAN, M. T. Ecologies of organizations: diversity an identity. Journal of Economic Perspectives, v. 19, n. 1, 2005. p. 51-70.
HASSARD, J.; COX, J. W. Can Sociological Paradigms Still Inform Organizational Analysis? A Paradigm Model for Post-Paradigm Times. Organization Studies, v. 34, n. 11, p. 1701-1728, Aug. 2013.
KALBERG, S. Max Weber’s types of rationality: cornerstones for the analysis of rationalization processes in history. American Journal of Sociology, v. 85, n. 5, p. 1145-1179, 1980.
LAWRENCE, P. R.; LORSCH, J. W. As empresas e o ambiente. Petrópolis: Vozes, 1973.
MAITLIS, S.; CHRISTIANSON, M. Sensemaking in Organizations: Taking Stock and Moving Forward. The Academy of Management Annals, v. 8, n. 1, 2014. pp. 57-125.
MARCH, J. G.; SIMON, H. Teoria das Organizações. São Paulo: FGV Editora, 1967.
PFEFFER, J.; SALANCIK, G.R. The External Control of Organizations: A Resource Dependence Perspective. Palo Alto: Stanford University Press, 1978.
PORTO, G. S. et al. Gestão da Inovação e Empreendedorismo. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.
TIDD, J.; BESSANT, J.; PAVIT, K. Gestão da Inovação. 3. ed. Porto Algre: Bookman, 2008.
SIMON, H. Comportamento Administrativo. São Paulo: FGV Editora, 1965.
WEBER, M. A ética protestante e o espírito do capitalismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
WEICK, K. E. Sensemaking in Organizations: Foundations for Organizational Science. London: Sage Publications, 1995.
WILLIAMSON, O. E. The Economics of Organization: The Transaction Cost Approach. American Journal of Sociology, v. 87, n. 3, 1981. p. 548-577.
WILLIAMSON, Oliver E. Economics and organization: a primer. Califórnia Management Review, v.38, n.2, p.131-146, 1996.
-Fim-
Edital nº 113/2020 – PROGEPE
Setor: Ciências Sociais Aplicadas
Departamento: Gestão da Informação
Área de Conhecimento: Tecnologia da Informação
Período das inscrições: 18/01/2021 a 16/02/2021
Número de vagas: 01 (uma)
Número limite de candidatos habilitados: 05
Classe: A; Denominação: Adjunto A; Nível: 1
Regime de Trabalho: 40h – Dedicação Exclusiva
O horário de trabalho será matutino de segunda-feira a sábado.
Titulação Mínima Exigida: Graduação na área de Tecnologia da Informação (Ciência da Computação, Bacharelado em Informática, Engenharia da Computação, Bacharelado em Sistemas de Informação, Licenciatura em Sistemas de Informação ou Técnico em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) COM Doutorado em qualquer área, obtidos na forma da lei.
Período para o início da aplicação das provas: Dia 02/08/2021 às 08h no Setor de Ciências Sociais Aplicadas;
Cronograma de provas: clique aqui! (atualizado em 16/06/2021)
Perguntas Frequentes – FAQ
Atualizações: (30/07/2021)
Edital 01/2021-SA – Homologação de isenções de inscrições para doadores de medula, em 29/01/2021 – 16h23
Edital 02/2021-SA – alteração do edital nº 01/2021-SA,
referente ao resultado da análise de isenção da taxa de inscrição para doadores de medula.
Edital 03/2021-SA – Homologação das inscrições.
Edital 04/2021-SA – Homologação das inscrições após apreciação de recursos.
Edital 05/2021-SA – Homologação da Banca Examinadora, publicado em 26/03/2021 às 17h.
Atenção: Os candidatos deverão encaminhar manifestação por email (sociaisaplicadas@ufpr.br) até às 17h do dia 30/03/2021, caso haja algum impedimento em relação aos membros da banca, conforme art. 16, parágrafo 4º da Resolução 66-A/16-CEPE.
Edital 176/2021-PROGEPE – Atualização dos tipos e meios de aplicação das provas, publicado em 15/06/2021.
Editais da Banca Examinadora:
Edital 01/2021-Banca – Lista de Pontos para a prova escrita e didática
Edital 02/2021-Banca – Critérios de avaliação da prova escrita
Edital 03/2021-Banca – Orientações gerais e normativas
Edital 04/2021-Banca – Cronograma de provas e outros provimentos
Edital 05/2021-Banca – Lista dos candidatos não eliminados na prova escrita e convocação para o Sorteio de Pontos da Prova Didática – Atualizado em 03/08/2021
Edital 06/2021-Banca – Sorteio de pontos e providências para a prova didática – Atualizado em 04/08/2021 (14h57)
Edital 07/2021-Banca – Resultado da prova didática – Atualizado em 05/08/2021 (16h33)
Edital 08/2021-Banca (RETIFICADO)- Cronograma para Prova de Defesa do Currículo e de Projeto de Pesquisa* – Atualizado em 05/08/2021 (19h30)
*O candidato que não apresentar seu currículo e demais documentações exigidas à Banca, até 18h30 de 05/08/2021, será desclassificado.
Edital 09/2021-Banca – Resultado da análise de currículos – Atualizado em 06/08/2021 (13h56)
Edital 10/2021-Banca – Resultado com a classificação final – Atualizado em 06/08/2021 (17h36)
PROGRAMA DO CONCURSO
1. Modelagem de Sistemas;
2. Mapeamento de Processos;
3. Banco de Dados;
4. Gestão do Conhecimento;
5. Teoria da Informação;
6. Introdução à Gestão da Informação;
7. Gestão de Projetos;
8. Gestão de Tecnologia da Informação;
9. Informação e Estratégia;
10. Ontologias e Taxonomias;
11. Métricas da Informação;
12. Segurança da Informação;
13. Métodos Quantitativos;
14. Políticas e Éticas da Informação; e
15. Gestão de Negócios.
Edital nº 328/2019
Setor: Ciências Sociais Aplicadas
Departamento: Administração Geral e Aplicada
Área de Conhecimento: Direito Empresarial
Número de vagas: 01 (uma)
Número limite de candidatos habilitados: 05
Classe: A
Denominação: Adjunto A
Nível: 1
Regime de Trabalho: 20 (vinte) horas semanais
O horário de trabalho será DIURNO de 2ª feira a sábado e NOTURNO de 2ª a 6ª feira.
Titulação Mínima Exigida: Graduação em Administração, Contabilidade ou Direito COM Doutorado em Administração, Contabilidade ou Direito, obtidos na forma da lei;
Atualizações
Edital 20/2019-SA – Homologação de inscrições: clique aqui
Edital 22/2019-SA – Homologação de inscrições após análise de recursos: clique aqui
Edital 24/2019-SA – Alteração e Homologação da Banca Examinadora e data de instalação dos trabalhos: clique aqui
Resultado final: clique aqui
PROGRAMA DO CONCURSO
1. Sistema Tributário Nacional.
2. Tributos Diretos e Indiretos.
3. Compliance
. 4. Planejamento Tributário.
5. Contratos. 6. Sociedades.
7. Falências e recuperação Judicial.
8. Títulos de Créditos.
9. Teorias do Estado.
10. Direito Internacional.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil.
BRASIL. Código Civil Brasileiro – Lei 10.406/2002.
BERTOLDI, Marcelo; RIBEIRO, Marcia Carla P. Curso Avançado de Direito Comercial. São Paulo: RT. 9 Edição 2015.
CAMPINHO, Sergio. Direito de empresa à luz do novo Código Civil. Editora Renovar. 13 Edição 2014.
ABRAO, Nelson. Curso de Direito Falimentar. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1997.
ALMEIDA, Amador Paes de. Curso de Falências e concordatas. São Paulo: Saraiva, 1999.
ALMEIDA, Amador Paes de. Teoria e prática dos títulos de crédito. São Paulo: Saraiva, 2005.
ARNOLDI, Paulo Roberto Colombo. Ação cambial. São Paulo: Saraiva, 1991.
BERTOLDI, Marcelo M. Curso avançado de direito comercial. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2004.
BEZERRA FILHO, Manoel Justino. Lei de falências comentada. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2005.
BORGES, Humberto Bonavides. Planejamento tributário: IPI, ICMS, e ISS; economia de impostos: racionalização de procedimentos fiscais. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1998.
BULGARELLI, Waldírio. Sociedades comerciais. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1998.
COELHO, Fábio Ulhoa. Manual de direito empresarial. São Paulo: Saraiva. Ed. Recente.
COELHO, Fábio Ulhoa. Curso de direito comercial. São Paulo: Saraiva. Ed. Recente. Volumes 1, 2 e 3.
FAZZIO JÚNIOR, Waldo. Manual de direito comercial. São Paulo: Atlas, 2004.
FAZZIO JÚNIOR, Waldo. Nova lei de falências e recuperação de empresas. São Paulo: Atlas, 2005.
FARIA, Werter. Ações cambiárias. Porto Alegre: Sergio Antonio Fabris, 1987.
FERREIRA, Waldemar. Tratado de direito comercial. São Paulo: Saraiva, 1960.
LEMES JR, A. B.; CHEROBIM, A. P.; RIGO, C. M. Administração financeira: princípios, fundamentos e práticas brasileiras. Rio de Janeiro: Campus. 2001.
LEMES JR. A. B. Gestão financeira nas pequenas empresas. In: Manual de organização para pequenas empresas. Sérgio Bulgacov e outros. São Paulo: Atlas. 1999.
MARTINS, Fran. Títulos de crédito. Rio de Janeiro: Forense, 2001. MARTINS, Fran. Curso de direito comercial. Rio de Janeiro: Forense, 1999.
PACHECO, Silva. Processo de falência e concordata. Rio de Janeiro: Forense, 2001.
REQUIÃO, Rubens. Curso de direito falimentar. São Paulo: Saraiva, 1991.
REQUIÃO, Rubens. Direito comercial. São Paulo: Saraiva. Ed. Recente.
ROCHA, Valdir de Oliveira (Coorden.) et al. Planejamento fiscal: teoria e prática. São Paulo: Dialética, 1995.
ROQUE, Sebastião José. Direito comercial. São Paulo: Ícone, 2004. ROQUE, Sebastião José. Direito de recuperação de empresas. São Paulo: Ícone, 2005. _ . Planejamento fiscal: teoria e prática. v. 2. São Paulo: Dialética, 1998.
Edital 298/19 – PROGEPE
Concurso Público para carreira do magistério superior
Departamento: Ciência e Gestão da Informação
Área de conhecimento: Ciência da Informação
Período de inscrições: 18/07/2019 a 16/08/2019
Isenção de taxa de inscrição aos doadores de medula óssea: Edital 17/2019-SA
Requerimento de inscrição: Clique aqui
Homologação das Inscrições: Edital 18/2019-SA – clique aqui
Homologação das Inscrições após apreciação dos recursos Edital 19/2019-SA – clique aqui
Edital 21/2019-SA Composição da Comissão Julgadora e data de instalação dos trabalhos: clique aqui
Edital 23/2019-SA – Alteração e Homologação da Banca Examinadora e data de instalação dos trabalhos: clique aqui
Edital 449/2019-SA – Resultado final do concurso: clique aqui
Programa:
Modelagem de Sistemas
Mapeamento de Processos
Banco de Dados
Gestão do Conhecimento
Teoria da Informação
Introdução à GI
Gestão de Projetos
Gestão de TI
Informação e Estratégia
Ontologias e Taxonomias
Métricas da Informação
Segurança da Informação
Métodos Quantitativos
Políticas e Éticas da Informação
Gestão de Negócios