APRESENTAÇÃO – CURSO
O curso de Administração Pública a Distância surgiu pela parceria entre a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e o Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) por meio do Programa Nacional de Formação em Administração Pública (PNAP).
A graduação em Administração Pública oferece ferramentas multidisciplinares que capacitam o profissional a atuar nas mais diversas áreas das organizações públicas. Com um grupo de tutores e professores experientes, o curso conta com mais um diferencial: a metodologia a distância.
As atividades pedagógicas são realizadas na plataforma Moodle, ambiente virtual de aprendizagem amplamente utilizado para interação entre alunos e professores. Os alunos têm todo o conteúdo disponibilizado on-line e entram em contato com professores e tutores, para envio de atividades, questionamentos e avisos.
Além do meio virtual, são realizadas atividades presenciais, como encontros de discussões, provas e atendimentos, em datas definidas no início de cada semestre. Tais encontros acontecem nos polos de apoio presencial das cidades onde o curso é ofertado.
Objetivo geral do curso: Formar profissionais com amplo conhecimento de Administração Pública, capazes de atuarem no âmbito federal, estadual e municipal, administrando com competência as organizações governamentais e não governamentais, de modo proativo, democrático e ético, visando à transformação e ao desenvolvimento da sociedade e do país.
Perfil do Egresso: O curso de Administração Pública à distância da UFPR está organizado visando formação de profissionais com perfil aderente àquele demandado pelas organizações públicas contemporâneas, permitindo, por meio de disciplinas obrigatórias, da linha de formação específica, dos seminários temáticos e do estágio supervisionado, a formação de competências que preparem o egresso às contingências da gestão pública.
Coordenação (2023 a 2025):
Coordenador: Professor Acyr Seleme
Vice coordenador: Professor Diego Milnitz
Atendimento:
E-mail: ead.adm.ufpr@ufpr.br
Clique aqui para acessar o Projeto Pedagógico do Curso (2009)
Clique aqui para acessar o Plano de Ação da Coordenação do Curso – Gestão 2021-2023
Clique aqui para acessar o Plano de Desenvolvimento Institucional UFPR 2022-2026
CARGA HORÁRIA
A carga horária total do curso é de 3000 horas, integralizadas por meio de 48 disciplinas obrigatórias e 1 dentre 3 optativas, as quais são ofertadas ao longo dos 4 anos de curso. Deste total, estão sendo contabilizadas 300 horas de Estágio Curricular Supervisionado e 120 horas de Atividades Formativas Complementares, obtidas por meio de cursos, palestras e eventos relacionados à área de Administração Pública.
Prazo de integralização curricular: mínimo de 4 anos ou 8 períodos; máximo de 6 anos ou 12 semestres.
VAGAS
O curso possui oferta de vagas distribuídas nos polos de apoio presencial, com processos seletivos ocorridos nos anos de 2010 com 300 vagas; 2011 com 240 vagas; 2012 com 240 vagas; 2017 com 130 vagas e 2021 com 100 vagas.
PROFESSORES
Os professores que atuam no curso são professores efetivos da Universidade Federal do Paraná, em sua maioria lotados no Setor de Ciências Sociais Aplicadas, que já possuam experiência em ensino à distância e com formação na área.
Clique aqui para acessar informações sobre o Corpo Docente – Titulação, Tempo na Instituição e Currículo Lattes
Clique aqui para acessar Grade e Corpo Docente do Curso
TUTORES
Semestralmente acontece, por meio de edital específico, seleção de tutores que atuarão nas disciplinas do curso. São os tutores que acompanham de perto a formação do aluno, por isso o cuidado com sua formação e aperfeiçoamento nas práticas didáticas.
ATIVIDADES COMPLEMENTARES E ESTÁGIO
Por meio da plataforma Moodle, os alunos apresentam os comprovantes das atividades complementares realizadas e tem acesso a todos os documentos exigidos para formalização e acompanhamento do estágio.
O curso de Administração Pública da UFPR possui duas modalidades de estágio sendo um obrigatório e um não obrigatório. A COE – Comissão Orientadora de Estágios (ead.adm.ufpr@gmail.com) é um órgão do colegiado do curso e é responsável pela verificação da adequação da documentação apresentada pelos estudantes.
Clique aqui para acessar o Manual do Estudante UFPR
Clique aqui para acessar o Manual de Estágios UFPR
Clique aqui para acessar os Formulários de Estágio UFPR
PROGRAMAS DE APOIO AO ESTUDANTE – PRAE – PROBEM / UFPR
A PRAE – Pró-reitoria de Assuntos Estudantis tem como finalidades o atendimento às demandas estudantis e a elaboração de uma proposta de estrutura administrativa voltada às questões de interesse da comunidade discente da UFPR.
Clique aqui para acessar o site PRAE – UFPR
O PROBEM, criado para apoiar os estudantes com fragilidade socioeconômica que precisam de auxílio financeiro para se manter no curso é constituído pelos seguintes benefícios, isolados ou em composição: Auxílio Permanência, Auxílio Refeição, Auxílio Moradia e Auxílio Creche.
Clique aqui para acessar o site PROBEM – UFPR
Clique aqui para acessar aos Programas PRAE – UFPR
Endereços:
Secretaria de Graduação em Administração Pública