Disponibilizamos abaixo alguns dos principais formulários acadêmicos
| Para estudantes que precisam alterar informações referentes ao cadastro na UFPR. É necessário solicitar via e-mail (coorcont@ufpr.br) junto com a cópia digitalizada do documento oficial e, se for o caso, decisão judicial. |
| Encaminhar para a Unidade de Atendimento da PROGRAD (atendimento@ufpr.br) ou para a Secretaria da Coordenação do Curso (coorcont@ufpr.br), de acordo o assunto |
| Para cancelar o registro acadêmico na UFPR é necessário preencher, imprimir e assinar o formulário, posteriormente enviar a cópia digitalizada para a Secretaria da Coordenação do Curso (coorcont@ufpr.br) juntamente com uma cópia digitalizada do documento de identificação com foto. |
|
O estudante ingressante no curso de Ciências Contábeis, calouro ou caloura, dentro do prazo previsto em calendário, pode fazer solicitações de equivalência para que disciplinas cursadas anteriormente ao ingresso na UFPR possam ser utilizadas para a integralização do seu currÃculo. Para isso, o estudante deve acessar o SIGA e solicitar (Res. nº 92/13 – CEPE e IN nº 01/14 – PROGRAD). Tutorial: https://ufpraberta.ufpr.br/course/view.php?id=9 |
|
Para estudantes que reprovaram na disciplina por nota e obtiveram frequência igual ou superior a 75%. Permitido solicitar o exame uma única vez na mesma disciplina. O estudante poderá solicitar, no máximo, dois exames por perÃodo acadêmico (semestre/ano).
|
|
Para alunos que não cursaram a disciplina, mas aleguem possuir domÃnio de conhecimento do conteúdo.
|
|
A solicitação de quebra de pré-requisito deverá ser protocolada na Secretaria da Coordenação do Curso de Ciências Contábeis via e-mail (coorcont@ufpr.br), mediante preenchimento de formulário em PDF , respeitando o prazo previsto em calendário acadêmico.
|
|
Para estudantes que desejam trancar o curso (Res. nº 97-A/15 – CEPE e I.N. 01/16 – PROGRAD). O estudante solicita, via sistema SIGA, no prazo estabelecido em calendário acadêmico. Seguir tutorial da página UFPR Aberta – Apoio ao Usuário – Conheça o SIGA – Bloco 1 – Alunos e Alunas – Como solicitar trancamento.  Orientações Trancamento de Curso. |
|
Para estudantes que desejam destrancar o curso (Res. nº 97-A/15 – CEPE e I.N. 01/16 – PROGRAD). O estudante solicita via sistema SIGA, no prazo estabelecido em calendário acadêmico. Seguir tutorial da página UFPR Aberta – Apoio ao Usuário – Conheça o SIGA – Bloco 1 – Alunos e Alunas – Como solicitar destrancamento. Orientações Destrancamento de Curso |
|
Requerimento para estudantes que desejam requerer ao Coordenador (a), tratamento excepcional, em virtude de escusa de consciência, por meio de prestações alternativas à aplicação de provas e à frequência a aulas realizadas em dia de guarda religiosa (Lei Nº 13.796, de 3 de janeiro de 2019) |
|
Requerimento para estudantes solicitarem, no prazo de até cinco 5 (cinco) dias úteis contados do inÃcio do impedimento, o regime especial de ExercÃcios Domiciliares, nas disciplinas em que está matriculado, mediante apresentação de atestado emitido por profissional da área de saúde, conforme Decreto Lei nº 1.044 de 21/10/69 e artigos 84 e 85 da Resolução nº 37/97-CEPE. O Curso de Ciências Contábeis da UFPR emitiu a Portaria n. 3 de 2023 que estabelece o prazo mÃnimo e o prazo máximo permitido para a solicitação do Regime de ExercÃcios Domiciliares. Recomenda-se a leitura e o devido encaminhando da solicitação para o e-mail da Secretaria da Coordenação de Curso (coorcont@ufpr.br). Obs.: Estudantes com atestados superiores ao prazo máximo disposto na Portaria n.3/2023 devem solicitar o trancamento administrativo do semestre letivo junto à Secretaria da Coordenação. O estudante solicitante deve encaminhar:Â
Portaria n. 3 de 2023 – Colegiado do curso de Ciências Contábeis: Clique Aqui |
|
Para solicitar segunda chamada, o estudante deve seguir os passos descritos na Resolução 37/97-CEPE, que estabelece que o estudante deve requerer ao docente ou departamento responsável, com a devida justificativa e documentação comprovatória, no prazo de 5 dias úteis após a avaliação original. |
| Os estudantes do CurrÃculo 2013 que desejarem migrar para o CurrÃculo 2023 deverão assinar o “Formulário de Termo de Opção de CurrÃculo” e encaminhar para o e-mail da Secretria da Coordenação do curso de Ciências Contábeis: coorcont@ufpr.br |
|
Requisitar por email (decont@ufpr.br) ao DECONT. Em até 3 dias úteis após a divulgação das notas, os estudantes podem solicitar vista da prova diretamente com o professor da disciplina e/ou enviar o requerimento online ao departamento. |
|
Requisitar por email (decont@ufpr.br) ao DECONT. Após obter a vista de prova, o estudante poderá solicitar, de forma fundamentada, a revisão de questões que considere indevidamente corrigidas. |
|
Os cursos de graduação da UFPR devem ser constituÃdos por projetos pedagógicos que visam a formação cidadã dos estudantes por meio da indissociabilidade entre o Ensino, a Pesquisa e a Extensão. Esse é o tripé que forma cidadãos que dispõem do raciocÃnio crÃtico e acesso à informação (ensino) necessários para produzir mais conhecimento (pesquisa) e aplicar a ciência em prol da sociedade, aumentando a qualidade de vida da comunidade a que pertence (extensão). É a que os regimenta. |
|
Requisitar por email (decont@ufpr.br) ao DECONT. Em até 3 dias úteis antes da prova, os estudantes podem solicitar declaração da prova diretamente com o professor da disciplina e/ou enviar a solicitação ao departamento. |
| Â | Â |
DisponÃvel em: http://www.prograd.ufpr.br/copap/formularios/