Chefes do Departamento de Ciência e Gestão da Informação – DECIGI
- Prof. Dr. Elder Lopes Barboza (Titular)
- Prof. Dr. Rodrigo Eduardo Botelho Francisco (Suplente)
Coordenadores do Curso de Gestão da Informação – CCGI
- Prof. Dr. Andre Vieira de Freitas Araujo (Coordenador)
- Prof.ª Dra. Joana Gusmão Lemos (Vice-coordenador)
Colegiado do Curso de Gestão da Informação
Extrato do Regimento Geral: Do Colegiado de Curso e Atribuições de Coordenador(a)
Portaria nº 12/2024 – DECIGI – Membros do Colegiado do Curso de Gestão da Informação
- Prof. Dr. Andre Vieira de Freitas Araujo (Coordenador) – andre.freitas@ufpr.br
- Prof.ª Dra. Joana Gusmão Lemos (Vice-coordenador) – joanalemos@ufpr.br
- Prof. Dr. Celso Yoshikazu Ishida (DECIGI) – celsoishida@ufpr.br
- Prof. Dr. Luciano Heitor Gallegos Marin (DECIGI) – luciano.gallegos@ufpr.br
- Prof. Dr. Elder Lopes Barboza (DECIGI) – elder.barboza@ufpr.br
- Prof. Dr. Edson Ronaldo Guarido Filho (DECIGI) – edson.guarido@ufpr.br
- Prof. Dr. Luiz Carlos de Souza (DECONT) – luizcsouza@ufpr.br
- Prof. Dr. Francisco Adilson Gabardo (DEPECON) – franciscogabardo@ufpr.br
- Prof. Dra. Simone Cristina Ramos (DAGA) – simone.cristina@ufpr.br
- Suplente: Prof.ª Dra. Denise Fukumi Tsunoda (DECIGI) – dtsunoda@ufpr.br
- Suplente: Prof.ª Dra. Taiane Ritta Coelho (DECIGI) – taianecoelho@ufpr.br
Comissão de Acompanhamento das Disciplinas de Pesquisa – CADIP
- Prof.ª Dra. Vera Lúcia Belo Chagas
- Prof.ª Dra. Sônia Maria Breda
Comissão de Orientação de Estágios – COE
Portaria n° 09, de outubro de 2022
- Prof.ª Dra. Vera Lúcia Belo Chagas (Titular)
- Prof.ª Dra. Sônia Maria Breda (Titular)
- Prof. Dr. Andre Vieira de Freitas Araujo (Titular)
- Prof. Dr. Celso Yoshikazu Ishida (Suplente)
- Prof. Dr. José Simão de Paula Pinto (Suplente)
Comissão de Validação de Atividades Formativas e de Extensão – CAFE
Portaria nº 01 CCGI/22 – Comissão de Atividades Formativas e de Extensão
- Prof.ª Dra. Taiane Ritta Coelho (Presidente)
- Prof. Dr. José Marcelo Almeida Prado Cestari
- Prof.ª Dra. Joana Gusmão Lemos (Suplente)
- Prof. Dr. Edson Ronaldo Guarido Filho (Suplente)
Representação no Comitê Setorial de Pesquisa
- Prof. Dr. José Marcelo Almeida Prado Cestari (Titular)
- Prof.ª Dra. Taiane Ritta Coelho (Suplente)
Representação no Comitê Setorial de Extensão
- Prof.ª Dra. Paula Carina de Araújo (Titular)
- Prof.ª Dra. Vera Lúcia Belo Chagas (Suplente)
Representação no Comitê Setorial de Monitoria
- Prof.ª Dra. Taiane Ritta Coelho (Titular)
- Prof. Dr. Celso Yoshikazu Ishida (Suplente)
Representação no Comitê Assessor de Iniciação CientÃfica – CAIC
- Profª. Dra. Taiane Ritta Coelho
Representação no Comitê de Benchmarking para Excelência na Gestão – CBEG
- Prof. Dr. Elder Lopes Barboza
Representação no Comitê Setorial de Afastamento
- Prof. Dr. Andre Vieira de Freitas Araujo (Titular)
- Prof. Dr. José Simão de Paula Pinto (Suplente)
Representação no Comitê Setorial de Relações Internacionais
- Prof. Dr. Luciano Heitor Gallegos Marin (Titular)
Representação no Comitê Permanente de Cultura da UFPR
Portaria nº10 – Pró-reitoria de Extensão e Cultura
Representação na Comissão Permanente de Pessoal Docente – CPPD
- Prof. Dr. Marcos Antonio Tedeschi
Orientação da JR Consultoria
- Prof. Dr. Elder Lopes Barboza
Núcleo Docente Estruturante do Curso de Gestão da Informação
Programa de Orientação Acadêmica (tutores)
Portaria nº 01/2024 CCGI – Nomeação dos tutores
- Turma 2015 – Prof. Dr. Marcos Antonio Tedeschi
- Turma 2016 – Prof.ª Dra. Joana Gusmão Lemos
- Turma 2017 – Prof. Dr. Egon Walter Wildauer
- Turma 2018 – Prof.ª Dra. Vera Lúcia Belo Chagas
- Turma 2019 – Prof.ª Dra. Taiane Ritta Coelho
- Turma 2020 – Prof. Dr. José Marcelo Almeida Prado Cestari
- Turma 2021 – Prof.ª Dra. Paula Carina de Araújo
- Turma 2022 – Prof. Dr. Elder Lopes Barboza
- Turma 2023 – Prof. Dr. Andre Vieira de Freitas Araujo
- Turma 2024 – Prof. Dr. Luciano Heitor Gallegos Marin
Atribuições do Departamento
De acordo com o Manual de Atribuições das Unidades Administrativas dos Setores Acadêmicos da UFPR o Departamento é responsável pela gestão administrativa do curso, relacionado as necessidades dos docentes e técnicos administrativos. Porém, também atende algumas questões relativas ao alunos, como:
1) Analisar pedidos de equivalências
2) Fornecer programas de disciplinas
3) Indicar, quando necessário, banca para revisão de prova
4) Orientar sobre normas e legislação da instituição.
5) Prestar informações acadêmicas
6) Receber e encaminhar requerimento de segunda chamada
7) Receber e encaminhar solicitação de revisões de prova e segunda avaliação final
8) Fornecer documentos referentes à vida acadêmica de ex-alunos
9) Prestar informações sobre análises técnicas e assessorias à comunidade
Atribuições da Coordenação
De acordo com o Manual de Atribuições das Unidades Administrativas dos Setores Acadêmicos da UFPR a Coordenação é responsável pela gestão acadêmica do curso, ou seja, assuntos relativos a interesses dos alunos, como:
1) Realizar atividades administrativas:
a) Apoiar a semana de calouro, semana dos cursos, feira de profissões, entre outros eventos
b) Arquivar documentos administrativos e acadêmicos
c) Assessorar as atividades de ensino e extensão
d) Atender ao público
f) Divulgar cursos de extensão, estágios obrigatórios e voluntários
3) Aplicar questões curriculares:
a) Fornecer conteúdos programáticos aos acadêmicos
b) Verificar situação acadêmica no sistema
4) Efetuar matrÃcula:
a) Elaborar e divulgar a grade horária do curso
b) Divulgar data de matrÃcula e perÃodo de correção de matrÃcula
c) Ajustar matrÃculas
d) Realizar confirmação de matrÃculas de calouros
f) Orientar sobre disciplinas isoladas e eletivas
g) Divulgar o calendário escolar
h) Orientar sobre trancamento de curso
i) Orientar sobre solicitação de permanência em curso
j) Matricular alunos oriundos do Processo de Ocupação de Vagas Remanescentes – PROVAR
5) Efetuar processos de equivalência:
a) Analisar as equivalências de disciplinas dos alunos regulares e oriundos do PROVAR
b) Informar aos alunos sobre as equivalências concedidas
6) Assessorar processos de estágio
7) Acompanhar processo de formatura
8) Coordenar e elaboração do processo de diploma