DECIGI UFPR

Funções e Atribuições

Chefes do Departamento de Ciência e Gestão da Informação – DECIGI
  • Prof. Dr. Elder Lopes Barboza (Titular)
  • Prof. Dr. Rodrigo Eduardo Botelho Francisco (Suplente)
Coordenadores do Curso de Gestão da Informação – CCGI
  • Prof. Dr. Andre Vieira de Freitas Araujo (Coordenador)
  • Prof.ª Dra. Joana Gusmão Lemos (Vice-coordenador)
Colegiado do Curso de Gestão da Informação

Extrato do Regimento Geral: Do Colegiado de Curso e Atribuições de Coordenador(a)

Portaria nº 12/2024 – DECIGI – Membros do Colegiado do Curso de Gestão da Informação

  • Prof. Dr. Andre Vieira de Freitas Araujo (Coordenador) – andre.freitas@ufpr.br
  • Prof.ª Dra. Joana Gusmão Lemos (Vice-coordenador) – joanalemos@ufpr.br
  • Prof. Dr. Celso Yoshikazu Ishida (DECIGI) – celsoishida@ufpr.br
  • Prof. Dr. Luciano Heitor Gallegos Marin (DECIGI) – luciano.gallegos@ufpr.br
  • Prof. Dr. Elder Lopes Barboza (DECIGI) – elder.barboza@ufpr.br
  • Prof. Dr. Edson Ronaldo Guarido Filho (DECIGI) – edson.guarido@ufpr.br
  • Prof. Dr. Luiz Carlos de Souza (DECONT) – luizcsouza@ufpr.br
  • Prof. Dr. Francisco Adilson Gabardo (DEPECON) – franciscogabardo@ufpr.br
  • Prof. Dra. Simone Cristina Ramos (DAGA) – simone.cristina@ufpr.br
  • Suplente: Prof.ª Dra. Denise Fukumi Tsunoda (DECIGI) – dtsunoda@ufpr.br
  • Suplente: Prof.ª Dra. Taiane Ritta Coelho (DECIGI) – taianecoelho@ufpr.br
Comissão de Acompanhamento das Disciplinas de Pesquisa – CADIP
  • Prof.ª Dra. Vera Lúcia Belo Chagas
  • Prof.ª Dra. Sônia Maria Breda
Comissão de Orientação de Estágios – COE

Portaria n° 09, de outubro de 2022

  • Prof.ª Dra. Vera Lúcia Belo Chagas (Titular)
  • Prof.ª Dra. Sônia Maria Breda (Titular)
  • Prof. Dr. Andre Vieira de Freitas Araujo (Titular)
  • Prof. Dr. Celso Yoshikazu Ishida (Suplente)
  • Prof. Dr. José Simão de Paula Pinto (Suplente)
Comissão de Validação de Atividades Formativas e de Extensão – CAFE

Portaria nº 01 CCGI/22 – Comissão de Atividades Formativas e de Extensão

  • Prof.ª Dra. Taiane Ritta Coelho (Presidente)
  • Prof. Dr. José Marcelo Almeida Prado Cestari
  • Prof.ª Dra. Joana Gusmão Lemos (Suplente)
  • Prof. Dr. Edson Ronaldo Guarido Filho (Suplente)
Representação no Comitê Setorial de Pesquisa
  • Prof. Dr. José Marcelo Almeida Prado Cestari (Titular)
  • Prof.ª Dra. Taiane Ritta Coelho (Suplente)
Representação no Comitê Setorial de Extensão
  • Prof.ª Dra. Paula Carina de Araújo (Titular)
  • Prof.ª Dra. Vera Lúcia Belo Chagas (Suplente)
Representação no Comitê Setorial de Monitoria
  • Prof.ª Dra. Taiane Ritta Coelho (Titular)
  • Prof. Dr. Celso Yoshikazu Ishida (Suplente)
Representação no Comitê Assessor de Iniciação Científica – CAIC
  • Profª. Dra. Taiane Ritta Coelho
Representação no Comitê de Benchmarking para Excelência na Gestão – CBEG
  • Prof. Dr. Elder Lopes Barboza
Representação no Comitê Setorial de Afastamento
  • Prof. Dr. Andre Vieira de Freitas Araujo (Titular)
  • Prof. Dr. José Simão de Paula Pinto (Suplente)
Representação no Comitê Setorial de Relações Internacionais
  • Prof. Dr. Luciano Heitor Gallegos Marin (Titular)
Representação no Comitê Permanente de Cultura da UFPR

Portaria nº10 – Pró-reitoria de Extensão e Cultura

Representação na Comissão Permanente de Pessoal Docente – CPPD
  • Prof. Dr. Marcos Antonio Tedeschi
Orientação da JR Consultoria
  • Prof. Dr. Elder Lopes Barboza
Núcleo Docente Estruturante do Curso de Gestão da Informação
  • EM TRAMITAÇÃO
Programa de Orientação Acadêmica (tutores)

Portaria nº 01/2024 CCGI – Nomeação dos tutores

  • Turma 2015 – Prof. Dr. Marcos Antonio Tedeschi
  • Turma 2016 – Prof.ª Dra. Joana Gusmão Lemos
  • Turma 2017 – Prof. Dr. Egon Walter Wildauer
  • Turma 2018 – Prof.ª Dra. Vera Lúcia Belo Chagas
  • Turma 2019 – Prof.ª Dra. Taiane Ritta Coelho
  • Turma 2020 – Prof. Dr. José Marcelo Almeida Prado Cestari
  • Turma 2021 – Prof.ª Dra. Paula Carina de Araújo
  • Turma 2022 – Prof. Dr. Elder Lopes Barboza
  • Turma 2023 – Prof. Dr. Andre Vieira de Freitas Araujo
  • Turma 2024 – Prof. Dr. Luciano Heitor Gallegos Marin
Atribuições do Departamento

De acordo com o Manual de Atribuições das Unidades Administrativas dos Setores Acadêmicos da UFPR o Departamento é responsável pela gestão administrativa do curso, relacionado as necessidades dos docentes e técnicos administrativos. Porém, também atende algumas questões relativas ao alunos, como:

1) Analisar pedidos de equivalências
2) Fornecer programas de disciplinas
3) Indicar, quando necessário, banca para revisão de prova
4) Orientar sobre normas e legislação da instituição.
5) Prestar informações acadêmicas
6) Receber e encaminhar requerimento de segunda chamada
7) Receber e encaminhar solicitação de revisões de prova e segunda avaliação final
8) Fornecer documentos referentes à vida acadêmica de ex-alunos
9) Prestar informações sobre análises técnicas e assessorias à comunidade

Atribuições da Coordenação

De acordo com o Manual de Atribuições das Unidades Administrativas dos Setores Acadêmicos da UFPR a Coordenação é responsável pela gestão acadêmica do curso, ou seja, assuntos relativos a interesses dos alunos, como:

1) Realizar atividades administrativas:
a) Apoiar a semana de calouro, semana dos cursos, feira de profissões, entre outros eventos
b) Arquivar documentos administrativos e acadêmicos
c) Assessorar as atividades de ensino e extensão
d) Atender ao público
f) Divulgar cursos de extensão, estágios obrigatórios e voluntários

3) Aplicar questões curriculares:
a) Fornecer conteúdos programáticos aos acadêmicos
b) Verificar situação acadêmica no sistema

4) Efetuar matrícula:
a) Elaborar e divulgar a grade horária do curso
b) Divulgar data de matrícula e período de correção de matrícula
c) Ajustar matrículas
d) Realizar confirmação de matrículas de calouros
f) Orientar sobre disciplinas isoladas e eletivas
g) Divulgar o calendário escolar
h) Orientar sobre trancamento de curso
i) Orientar sobre solicitação de permanência em curso
j) Matricular alunos oriundos do Processo de Ocupação de Vagas Remanescentes – PROVAR

5) Efetuar processos de equivalência:
a) Analisar as equivalências de disciplinas dos alunos regulares e oriundos do PROVAR
b) Informar aos alunos sobre as equivalências concedidas

6) Assessorar processos de estágio

7) Acompanhar processo de formatura

8) Coordenar e elaboração do processo de diploma

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