DECIGI UFPR

FAQ – Perguntas Frequentes

Caso tenha sugestões de perguntas e respostas para a nossa FAQ, entre em contato pelo e-mail decigi@ufpr.br ou pelo WhatsApp (41) 3360-4420

Gerais

P: O que é o SIGA e como posso acessá-lo?

R: O SIGA é o Sistema de Gestão Acadêmica da UFPR, a partir de 2020 as matrículas do curso de graduação passaram a ser realizadas no sistema. Para acessar é necessário utilizar seu CPF e senha, caso seja estrangeiro, utilize o número do seu passaporte. Caso ainda não tenha senha ou tenha esquecido, clique na opção “Esqueceu/Não sabe seu login e senha”. Será redirecionado para a tela de definição/recuperação de senha, informe seu e-mail para receber o link de definição/recuperação de senha. Se não receber o e-mail com o link, entre em contato com a coordenação do curso para atualizar o seu cadastro.

P: O que é a UFPR Virtual e como posso acessá-la?

R: Espaço virtual para ofertar cursos de extensão e capacitação na modalidade EaD e/ou híbrida. Seu login na UFPR VIRTUAL é seu CPF e sua senha é a data de nascimento, sem barras. Mais informações clique aqui.

P: O que é a UFPR Aberta?

R: A UFPR Aberta disponibiliza cursos abertos, cursos de extensão, cursos para docentes, material educativo e instrucional como instruções de acesso ao SIGA e UFPR Virtual para discentes e docentes, entre outros. Para mais informações acesse>> UFPR Aberta

P: O que é o PROBEM?

R: Foi criado para apoiar os estudantes com fragilidade socioeconômica que precisam de auxílio financeiro para se manter no curso é constituído pelos seguintes benefícios, isolados ou em composição: Auxílio Permanência, Auxílio Refeição, Auxílio Moradia e Auxílio Creche. Mais informações clique aqui.

P: Quero acessar o wi-fi, como faço?

R: Para conectar-se a rede wi-fi EDUROAM é necessário configurar sua conexão. Veja como no Manual Eduroam – Android. Para visualizar o manual de outros dispositivos acesse aqui.

P: O que são Atividades Formativas Complementares e como apresentá-las?

R: Acesse a aba Atividades Formativas para informações.

P: Como obter Histórico Escolar, Relatório de Integralização, Declaração e Comprovante de Matrícula?

R: Por meio do portal SIGA, veja as instruções aqui.

P: Não sou mais aluno do curso, onde consigo meu Histórico Escolar?

R: Acesse a aba Alunos Egressos para informações.

Biblioteca

P: Como faço para utilizar a biblioteca?

R: Para alunos de graduação e pós-graduação, é necessário comparecer na biblioteca do curso levando documento de identificação (RG ou CNH) e comprovante de matrícula atual. O cadastro deverá ser atualizado a cada dois anos. Mais informações clique aqui.

P: Quantos livros posso pegar emprestado e quanto tempo posso ficar?

R: Para conferir tipos de materiais, prazos e categorias para empréstimo clique aqui.

P: Posso pegar um livro em qualquer biblioteca da UFPR?

R: Sim, se já estiver cadastrado é possível emprestar obras em qualquer uma das bibliotecas da UFPR.

P: Qual é o horário de funcionamento da biblioteca de Ciências Sociais Aplicadas (SA)?

R: Período letivo: de segunda-feira a sexta-feira das 08h às 22h
Período de férias: de segunda-feira a sexta-feira das 08h às 20h

P: O que é o Minha Biblioteca?

R: É a coleção de e-books do Sistema de Bibliotecas da UFPR (SiBi). Para saber como acessar o Minha Biblioteca clique aqui. Mais informações >> SiBi

CAGI

P: O que é o CAGI?

R: Centros ou diretórios acadêmicos representam os cursos das universidades, atendendo aos problemas gerais e desafios no seu interior. O CAGI tem por missão ser referência no movimento estudantil da UFPR por meio de uma gestão participativa e colaborativa, atuando de forma efetiva na solução das demandas dos discentes.

P: Como faço para participar?

R: Todos os discentes do Departamento de Ciência e Gestão da Informação podem participar. A Diretoria se elege com eleições por chapas, para um mandato de um ano. Para concorrer à Diretoria, as chapas candidatas devem conter o mínimo de 8 (oito) membros e no máximo (16) dezesseis membros, com um programa mínimo de gestão e com indicação de representação discente para reuniões do Colegiado, Departamento e Setor. Para conferir o Estatuto do CAGI clique aqui.

Disciplinas

P: O que é Exame de Adiantamento e como solicitar?

R: Atribuição de nota em disciplina da UFPR em que o aluno comprove domínio de conhecimento de conteúdo através da aprovação em exame, com nota igual ou superior a 50 (cinquenta). A solicitação deverá ser acompanhada de documentos comprobatórios ou constituir-se de uma solicitação circunstanciada que indique o domínio de conhecimento de conteúdo. Dentro do prazo para solicitação, o aluno pode solicitar o exame de aproveitamento pelo SIGA, veja as instruções aqui. Mais informações >> Resolução Nº 92/13 CEPE

P: O que é Exame de Aproveitamento e como solicitar?

R: Atribuição de nota em disciplina da UFPR em que o aluno comprove domínio de conhecimento de conteúdo através da aprovação em exame, com nota igual ou superior a 50 (cinquenta). Terá direito a exames de aproveitamento de conhecimento o aluno que tenha sido reprovado na disciplina, pelo menos uma vez, somente por nota, mas com frequência igual ou superior a 75%. Dentro do prazo para solicitação, o aluno pode solicitar o exame de aproveitamento pelo SIGA, veja as instruções aqui. Mais informações >> Resolução Nº 92/13 CEPE

P: O que é Equivalência de Disciplinas e como solicitar?

R: O aluno calouro, dentro do prazo previsto em calendário, pode fazer solicitações de equivalência para que disciplinas cursadas anteriormente ao ingresso na UFPR possam ser utilizadas para a integralização do seu currículo. Para isso, o aluno deve acessar o SIGA, veja as instruções aqui. Mais informações >> Resolução Nº 92/13 CEPE

P: Como funciona a Dispensa de Frequência e como fazer solicitação?

R: Não haverá abono de faltas, qualquer que tenha sido a razão da ausência. De comum acordo com o professor e coordenador do curso, o aluno poderá ser dispensado de cursos intensivos, simpósios, seminários, congressos, aulas extraordinárias, e outras atividades similares, sempre que houver correlação com o seu curso. (Artigos 80 e 81 da Resolução N° 37/97 CEPE)

P: Como solicito afastamento para Exercício Domiciliar?

R: Será permitido aos(às) alunos(as) amparados(as) pelo Decreto-Lei nº 1044/69 e às alunas em estado de gravidez, nos termos da Lei nº 6202/75, substituir a frequência às aulas por exercícios domiciliares (Artigo 84 e 85 da Resolução N° 37/97 CEPE). Acesse a aba Solicitações no menu principal para fazer o download do formulário.

P: Como obter ementas e planos de ensino de disciplinas (Fichas 2)?

R: Para os alunos ativos, basta fazer o download no SIGA, para alunos egressos ou que não estão conseguindo obter através do sistema, basta seguir as instruções contidas na aba Alunos Egressos.

Estágio

P: Qual o período ideal para fazer estágio?

R: Para realizar o Estágio Não Obrigatório o aluno deverá estar cumprindo o programa curricular e ter vencido as disciplinas previstas no primeiro semestre do Curso, podendo ter no máximo 1 (uma) reprovação por nota. Para o Estágio Obrigatório o aluno deverá ter concluído todas as disciplinas até o 5º período e estar matriculado nas respectivas disciplinas (Estágio Supervisionado I ou Estágio Supervisionado II). Acesse a aba Estágios e TCCs para mais informações. 

P: Como funciona o procedimento do Estágio Não-Obrigatório?

R: Para informações sobre procedimento acesse a aba Estágios e TCC no menu principal.

P: Como faço para encerrar o Estágio Não-Obrigatório antes do prazo?

R: É necessário apresentar um Termo de Rescisão junto à unidade concedente e, posteriormente, na coordenação do curso e na UE/COAFE.

Intercampi

P: Como usar o intercampi?

R: O intercampi é o serviço de transporte aos alunos e servidores que necessitam se deslocar entre os campi da universidade. No Setor de Ciências Sociais Aplicadas a parada é em frente a FEPE, e para embarcar é necessário apresentar comprovante de matrícula atualizado, junto com documento oficial com foto ou crachá funcional.

P: Quais são os horários?

R: Para informações sobre horários e trajetos do intercampi clique aqui.

Matrícula

P: O que são Disciplinas Eletivas e como solicitar matrícula?

R: São disciplinas para alunos matriculados em cursos de graduação da UFPR. A matrícula pode ser realizada se estiver dentro do período previsto no calendário acadêmico, com a solicitação máxima de 3 (três) disciplinas. Para solicitar, o aluno deve acessar o SIGA, veja as instruções aqui. Mais informações >> Resolução N° 37/97 CEPE

P: O que são Disciplinas Isoladas e como solicitar matrícula?

R: São disciplinas para pessoas não integrantes do corpo discente regular da UFPR, com Ensino Médio concluído. Com a solicitação máxima de 3 (três) disciplinas, solicitar a matrícula no Departamento do curso dentro do prazo do calendário acadêmico vigente. Mais informações você encontra na aba “Para alunos” e “Solicitações”. Ainda é possível encontrar também na>> Resolução N° 37/97 CEPE

P: Como solicitar o cancelamento de uma disciplina?

R: O cancelamento pode ser solicitado pelo aluno dentro do período previsto no calendário acadêmico. Para isso, o aluno deve acessar o SIGA, veja as instruções aqui. 

P: A partir de quando posso trancar o curso?

R: O trancamento pode ser solicitado se estiver dentro do período previsto no calendário acadêmico. O aluno deve ter pelo menos uma disciplina vencida em seu histórico por aprovação, e ter tempo hábil para integralizar o curso. Para solicitar o trancamento do curso, o aluno deve acessar o SIGA, veja as instruções aqui.

R. U.

P: Como faço para ter acesso ao Restaurante Universitário?

R: Os restaurantes universitários atendem toda a comunidade universitária, servidores técnico administrativos, docentes e terceirizados com vínculo na UFPR. A identificação para acesso aos RUs é feita via CPF e seus acessos ficam registrados no sistema de identificação utilizado pela portaria. Caso você não tenha foto no sistema deverá apresentar sempre um documento com foto para que seja liberado. Mais informações clique aqui.

Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Universidade Federal do Paraná
DECIGI UFPR
Av. Prefeito Lothário Meissner, 632 - 1º andar
Telefone / Whatsapp Departamento: (41) 3360-4420
Telefone / Whatsapp Coordenação: (41) 3360-4389
E-mail: decigi@ufpr.br
CEP: 80210-070 - Jardim Botânico - Curitiba (PR) - Brasil

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Universidade Federal do Paraná
DECIGI UFPR
Av. Prefeito Lothário Meissner, 632 - 1º andar
Telefone / Whatsapp: (41) 3360-4420
E-mail: decigi@ufpr.br
CEP: 80210-070 - Jardim Botânico - Curitiba (PR) - Brasil


©2024 - Universidade Federal do Paraná - DECIGI UFPR

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR