DECIGI UFPR

Projeto FACEL/FANAC

Projeto Tratamento, salvaguarda e pesquisa aplicada em acervo acadêmico do Ensino Superior

Apresentação

Em cumprimento ao §8º do Art. 6º da Portaria nº 996, de 17 de novembro de 2022, a Universidade Federal do Paraná (UFPR), como Instituição Federal de Ensino Superior, é responsável pela guarda e manutenção do acervo acadêmico da Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras (FACEL – cód. e-MEC 1257) e da Faculdade Nacional de Curitiba (FANAC – cód. e-MEC 761). Essa responsabilidade limita-se ao acervo físico e digital oficialmente transferido, conforme estabelecido pela Portaria Conjunta SERES/SESU nº 4, de 12 de dezembro de 2023.

 

Objetivos do Projeto

O projeto, realizado pelo Departamento de Ciência e Gestão da Informação (DeCiGI), tem como objetivo geral promover o tratamento, a salvaguarda e a pesquisa aplicada no acervo acadêmico encontrado das faculdades FACEL e FANAC.

Objetivos específicos:

– Realizar o tratamento arquivístico da documentação, aplicando técnicas de gestão documental.

– Assegurar a salvaguarda temporária dos acervos na UFPR em condições adequadas de preservação.

– Digitalizar e disponibilizar documentos acadêmicos em ambiente de busca e recuperação de informações.

– Capacitar estudantes de graduação e pós-graduação, produzir pesquisas científicas, supervisionar pós-doutorandos e promover eventos e cursos de extensão.

– Divulgar o tratamento documental realizado, garantindo transparência pública.

– Produzir e disseminar conhecimentos técnico-científicos na área documental e arquivística.

– Estimular a comunicação e o intercâmbio de experiências entre comunidade acadêmica e externa.

– Desenvolver e aprimorar tecnologias e processos para o tratamento e a salvaguarda de acervos acadêmicos.

– Promover a transferência de know-how e tecnologias desenvolvidas durante o projeto.

 

Cronograma e Atendimento aos Egressos

O projeto prevê atividades até dezembro de 2025, conforme tabela demonstrada abaixo. A partir de 1º de agosto de 2025, a UFPR iniciará o atendimento aos egressos das extintas FACEL e FANAC para emissão de diplomas e disponibilização de documentos acadêmicos.

Para solicitar atendimento, preencha o requerimento (versão .docx versão .pdf), assine pelo site https://www.gov.br/ e envie para o e-mail para diplomas@ufpr.br.

Atenção: O documento deve estar autenticado pelo plataforma gov.br.

Após o recebimento da solicitação, a Unidade de Diplomas da UFPR fará a busca no acervo. O prazo para resposta é de até 60 dias, informando a possibilidade ou não de atendimento.

Atividade Prazo Status
Início do projeto 23/12/2022 Concluído
Planejamento e contratação da equipe Dez/2022 – Mar/2023 Concluído
Palestra de abertura 22/03/2023 Concluído
Curso: Documento Arquivístico 23 e 24/03/2023 Concluído
Curso: Conservação de Documentos 22 a 24/03/2023 Concluído
Transferência da documentação à UFPR abr/23 Concluído
Evento sobre sistemas informatizados jun/23 Concluído
Curso: sistemas informatizados jun/23 Concluído
Relatório parcial ao MEC jun/23 Concluído
Curso: digitalização de acervos ago/23 Concluído
Seminário sobre documentação do ensino superior set/23 Concluído
Divulgação científica Dez/2023 – Abr/2024 Concluído
Audiência pública Dez/2023 – Dez/2025 Aguardando Providências
Publicação de produções científicas Dez/2023 – Dez/2025 Concluído
Início da equipe da Unidade de Diplomas mar/25 Em andamento
Início das solicitações na Unidade de Diplomas ago/25 Em andamento
Fundos FACEL e FANAC tratados dez/25 Em andamento

 

Contato e Informações Finais

As atividades abertas ao público estão sendo divulgadas pelos canais oficiais da UFPR e do DeCiGI.

Dúvidas adicionais devem ser encaminhadas exclusivamente para o e-mail facel.fanac@ufpr.br (prazo médio de resposta: 15 dias úteis).

Por motivos de segurança e privacidade, não serão prestadas informações por outros canais. Os(as) integrantes do projeto assinaram Termos de Sigilo e não estão autorizados(as) a fornecer informações, cópias ou acessos aos documentos antes da conclusão dos trabalhos.

Documentos relevantes:

Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Universidade Federal do Paraná
DECIGI UFPR
Av. Prefeito Lothário Meissner, 632 - 1º andar
Telefone / Whatsapp Departamento: (41) 3360-4420
Telefone / Whatsapp Coordenação: (41) 3360-4389
E-mail: decigi@ufpr.br
CEP: 80210-070 - Jardim Botânico - Curitiba (PR) - Brasil

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Universidade Federal do Paraná
DECIGI UFPR
Av. Prefeito Lothário Meissner, 632 - 1º andar
Telefone / Whatsapp: (41) 3360-4420
E-mail: decigi@ufpr.br
CEP: 80210-070 - Jardim Botânico - Curitiba (PR) - Brasil


©2025 - Universidade Federal do Paraná - DECIGI UFPR

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR